Os currículos modernos são melhor apresentados em um estilo limpo, conciso e uniforme, que representa claramente as principais habilidades, capacidades e realizações de um candidato. Às vezes, porém, você fica um pouco curto. As dicas abaixo ajudarão você a preencher um breve currículo em algo mais polido e bem arredondado.

Como baixa um currículo em branco para preencher?

Para encontrar um bom modelo, basta ir no Google e pesquisar “currículo para preencher”, “currículo preenchível”, “currículo em branco”, ou “modelo de currículo”. Depois de baixar alguns modelos, as orientações abaixo vão servir para te orientar na escolha do melhor modelo para suas necessidades e para sue propósito profissional.

O formulário de curriculum vitae deve ter a formatação correta

Este é o componente chave para tornar seu currículo visualmente atraente e uniforme. Fique atento a coisas como fonte, tamanho, espaçamento, posicionamento etc., para garantir que tudo seja consistente.

Para preencher seu currículo, use fontes como Palatino Linotype ou Arial com um tamanho de 10,5 a 12, dependendo da quantidade de conteúdo em seu currículo. Você também pode expandir os espaços entre as linhas em 1,15, mas não vá além disso, caso contrário, o currículo parecerá muito jovem.

O currículo modelo deve seguir essas regras ou ser editado para atender a esses requisitos.

Escolha o layout de conteúdo certo

Combine um bom layout do seu conteúdo com formatação precisa e você terá um currículo vencedor. De cima para baixo, você desejará uma declaração de valor clara que destaque seus atributos mais fortes, seguida por uma seção de competências essenciais, que geralmente inclui algumas colunas de palavras que refletem seus principais pontos fortes.

Além disso, você pode incorporar sua seção de principais realizações e, em seguida, o restante do seu currículo é dedicado às informações e designações baseadas em tarefas.

Currículos para preencher devem ter diferentes campos, bem separados.

Preenchimento de currículo

Preencha seu currículo corretamente para obter mais chances de ter um emprego. (Foto: Freepik)

Use conquistas para dar valor ao seu currículo

Dependendo da sua experiência, o layout pode ser apresentado de algumas maneiras diferentes. No entanto, o que geralmente é mais bem-sucedido é a criação de uma seção dedicada exclusivamente às suas “Principais realizações” ou “Destaques da carreira”. Se você é iniciante em sua carreira, provavelmente terá uma manchete de realizações chave que descreve o seu principal trabalho de projeto. da escola, estágios ou grandes conquistas, se você já entrou em campo.

Normalmente, quatro ou cinco marcadores para essa seção são adequados, pois você não deseja que seu currículo pareça apenas uma lista de marcadores. As realizações podem ser qualquer coisa, desde projetos relevantes que você realizou na escola até assistência em desenvolvimentos em seus estágios ou em sua posição atual. Certifique-se de ilustrar o valor da conquista.

Certifique-se de ter a resposta para as perguntas básicas no modelo de currículo

Parte do motivo pelo qual seu currículo pode ser insuficiente é porque você possui muitas habilidades sociais em seu currículo. O que entendemos por habilidades são frases ou palavras como: “Eu tenho ótimas habilidades em software” ou “Eu tenho uma ética de trabalho duro”. Essas qualidades são certamente valiosas, mas você precisa de provas ou exemplos para mostrar verdadeiramente ao empregador que é capaz do que você diz.

Se você possui excelentes habilidades de atendimento ao cliente, forneça exemplos de como ajudou os clientes a obter o que eles precisam. Se você é mecanicamente inclinado, forneça exemplos de projetos complicados nos quais trabalhou onde conseguiu resolver os problemas com sucesso.

Bons currículos preenchíveis vão, inclusive, ter orientações para o preenchimento de cada área. As perguntas básicas são

Quando as coisas aconteceram na sua vida profissional

Por que você fez essas coisas ou chegou às soluções? Por que é um bom candidato?

Onde você realizou as ações que descreve no currículo?

Como as ações foram implementadas?

Quem foi o responsável pelas ações?

Use palavras-chave no currículo

Como a maioria das solicitações de emprego é feita online, o seu currículo provavelmente será processado por meio de um Sistema de rastreamento de aplicações, que verificará o documento em busca de palavras-chave e frases incorporadas ao posto de trabalho para determinar se você corresponde às qualificações.

Penteie com cuidado essas postagens de trabalho para capturar quaisquer palavras-chave importantes que você possa incorporar ao seu currículo, o que também contribuirá para o preenchimento do documento. Mas não invente nada apenas para corresponder ao cargo.

Verifique se você está familiarizado com as qualificações e os principais termos. Se os empregadores não descobrirem que você está mentindo sobre seu currículo em primeira mão, eles certamente o farão durante a entrevista quando perguntarem sobre ele.

Você ficará surpreso ao saber como esses pequenos truques podem ajudar você a criar um currículo que pareça repleto de conteúdo substancial. Não fique muito louco com a formatação, mas ajustar o espaçamento e a fonte aqui e ali ajudará a expandir um pouco as coisas.

Verifique também se o layout é limpo e uniforme, para que o conteúdo baseado em conquistas seja fácil para os olhos seguirem, incluindo as perguntas básicas. Finalmente, as palavras-chave fazem toda a diferença quando seu currículo passa pelo sistema de verificação automático – possivelmente o fator determinante entre você e outro candidato a uma entrevista. Lembre-se que muitos contratantes fornecem modelos próprios de currículo para você seguir.

Leitores, o que você faz para tornar um currículo curto mais robusto? Conhece bons modelos em branco para preencher? Compartilhe suas dicas conosco na seção de comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)