Como ser despedido? Bom, isso é algo fácil de resolver, mas difícil de responder. Ser demitido só vai exigir de você menos esforço no trabalho, não conversar com ninguém no ambiente de trabalho, entre outras coisas “deselegantes”, mas que não resultam uma demissão sem justa causa. Fazer acordo para ser demitido, inclusive, é uma opção que muitos empregadores e empregados acabam optando, ao invés de passar pelo sofrimento de ficar em um emprego insatisfeito e menos produtivo.

Mas, repetimos: a questão vai mais além. Por que você segue esse pensamento? Quer garantir uma grana a mais de direitos trabalhistas? Não gosta do seu emprego? Acha que sua carreira está indo mal, e precisa mudar agora?

Para mostrar onde essa mentalidade pode te levar, reunimos abaixo tudo que você não deve fazer em qualquer carreira ou emprego. Ou seja: tudo que você deve fazer para ser demitido.

Não se desculpe com os outros

É como oferecer o seu pescoço para um vampiro e dizendo que ele só pode colocar as pontas dos dentes. Ver homens e mulheres adultos chorar para pedir desculpas não nos fazem sentir melhor. Faz-nos sentirmos doentes. Com certeza, você sente nojo quando alguém faz algo errado e vem, da forma mais sincera possível, mudar a atitude e pedir desculpas. Nojo disso.

Não converse e nem chore com sua família depois do trabalho

Família é uma empresa, não um suporte. Se você quer chorar ou conversar sobre o estresse no trabalho, vá fazer no chuveiro. Sua família precisa saber que você é um forte aliado imperturbável e continuará a fornecer para família tudo que eles precisam. Se você pode esconder todo seu trabalho e vida fora de casa da família, é uma dica infalível para ser demitido.

Deixe a barba e as unhas crescerem. Tome menos banhos também

Como garantia 100% da demissão, passe a usar roupas velhas, preferencialmente desbotadas e rasgadas. O perfume natural das axilas, misturado ao cheiro de uma roupa não lavada é, com certeza, a essência para uma demissão.

Deixe o ódio fluir e seja preconceituoso

Jesus e Deus ensinaram que devemos amar a todos? Deixemos isso de lado, e pratique todo tipo de preconceito no ambiente de trabalho. Mas faça isso só com seu olhar, porque se você falar, a demissão é por justa causa.

Demissão e sua seriedade

Ser demitido é algo que ninguém deve querer. Mas é compreensível quando alguém acha a demissão uma possibilidade. (Foto: divulgação)

Culpe seus colegas, amigos, superiores, inferiores. Culpe a todos, menos você mesmo.

Já estava assim quando você chegou e vai continuar, porque você não é o responsável. Você fez sua parte e pronto, não precisa fazer mais nada. Qualquer coisa que deu errado, a culpa foi dos outros. Trabalho em equipe só serve pra atrapalhar o seu trabalho.

Dedure todo mundo

Seu colega fez algo que você não gostou? Não converse com ele: vá para seu superior e dedure os erros dele. Depois que você dedurou, avise que você contou pro chefe sem conversar com ele primeiro, pra garantir que você não está fazendo fofoca, outra coisa que é demissão garantida.

Mantenha-se sempre longe da internet, telefone e qualquer tecnologia

E não responda nenhuma mensagem profissional por esses meios, por mais urgente que seja. Pra quê trabalhar na internet quando você pode passar horas e horas nas redes sociais, não é?

Faça piadas de mau gosto todos os dias

Gordo, magro, homossexuais, argentinos, portugueses, franceses, ingleses, perneta, maneta, anão. Tudo que puder denegrir alguém é motivo de piada. Mas use livros antigos para citar as piadas, pois literatura de piadas contadas não é motivo pra demissão por justa causa.

Não se arrependa

Você fez tudo errado pra dar tudo certo. Isso mesmo. Agora, desempregado, é hora de manter o orgulho pra cima. Afinal, quem perdeu você foi a empresa, não o contrário.

Não pare para pensar nas suas atitudes

Isso é coisa de maricas! O lugar onde você está hoje é onde você está mais perfeito, e quem disser diferente está completamente errado! E não há como melhorar, você está onde está e feliz. Desempregado, mas, feliz.

O que tudo isso significa?

Todas essas “dicas” acima foram tirados de relatórios de grandes empresas e livros de RH, contando como as melhores empresas do mundo lidavam com seus empregados. Todos os empregados que adotaram uma ou mais dessas dicas foram demitidos. Em alguns casos, inclusive, esses “empregados” eram co-fundadores de empresas bilionárias, e hoje, ninguém mais sabe onde estão ou o que estão fazendo. Deixemos claro então, se ainda não ficou: nada que faça você ser demitido deve ser feito no ambiente de trabalho, por pior que seja.

O diálogo é sempre o caminho a seguir. Isso significa conversar com seu superior e colegas quando há problemas, conversar com a família, fazer um plano de carreira. Tudo isso para você entender as causas possíveis para você querer sair do emprego. Motivos financeiros são aceitáveis, em alguns casos, mas podem ser conversados com o empregador para uma saída tranquila. Mesmo quando há uma oferta de emprego melhor em jogo, você pode conversar com o empregador para ter um aumento salarial ou melhoria nas condições de trabalho.

Ambientes viciosos, onde o clima e a cultura organizacional são nocivos à saúde de todos ali envolvidos, também podem ter espaço ao diálogo. Inclusive, expressar sua opinião usando dados da empresa pode ajudar a te mandar embora, se é esse o seu desejo. Porém, você vai sair sabendo que fez o certo, mostrou o que é errado, fez seu trabalho. Faça de dados, comprovantes, relatórios e mensagens seu meio de trabalho sempre, pra você manter provas de tudo que falou e fez, principalmente em um emprego nocivo, para conseguir seus direitos.

Demissão pesa muito no currículo de hoje em dia, e você tem de garantir que é a última opção para não atrapalhar sua carreira.

Aprenda também: muitas vezes, querer sair ou pedir pra sair de um emprego é sintoma de estafa/burnout. Já foi no médico ver como está sua saúde, antes de optar pela demissão como opção?

O mais importante a pensar, com isso tudo: o emprego é que está ruim ou é você que não está se esforçando para algo melhor? Responda nos comentários e vamos construir um ambiente de trabalho melhor, onde a demissão não seja uma opção.

 

32 comentários para “Como fazer para ser demitido?”

  1. Rosikelly

    Oi bom dia gostaria de saber trabalho numa empresa há a 8 anos faz dois meses que estou com o meu salário atrasado posso pedir demissão sem perder meus tempos de serviço

    • Equipe Ponto Rh

      Converse com um advogado trabalhista ou seu sindicato para saber qual o procedimento correto a tomar nesse caso.

  2. Livia

    Olá, eu trabalho em uma lanchonete, fui contratada como chapeira, só que com mas ou menos 3 meses de trabalho meu patrão me colocou de gerente só que n colocou na minha carteira. E qndo eu comecei a insistir ora que ele colocasse na minha carteira ele começou a fazer coisas para implicar comigo até que eu pedisse demissão. Só que n pedi, eu já estou querendo que ele me mande embora pois n aguento mas as implicâncias estou passando tdo o tempo estressada por perseguições dele… Ele disse a pessoas que trabalham comigo que ele vai fazer de tdo pra me mandar embora por justa causa. Que n vai me dar uma demissão sem justa causa… E está me perseguindo com implicâncias. Além disso me trocou de loja pra me forçar pedir uma demissão. O que devo fazer? Me ajude por favor

    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato com o sindicato da sua categoria e um advogado trabalhista. Leve todas as provas.

    • Clicia

      Acho que você pode mover uma ação trabalhista mesmo estando trabalhando. Tente obter provas que você é gerente e na carteira está como chapeira e também tente obter provas da perseguição dele. Não sou profissional é só uma sugestão.

  3. Evelyn

    Quero ser demitida não aguento mas minha empresa e estou com problema na cioluna posso fazer um acordo?

    • Equipe Ponto Rh

      Pode, Evelyn, mas você tem que conversar com seus superiores. O diálogo é sempre a melhor opção.

  4. Marlucia

    Faz oito meses que trabalho em uma empresa e tenho três filhos que moram na bahia com meus pais, posso tirar 5 dias para ir vê-los, sem que a empresa desconte no meu salario?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, Marlucia. É Interessante negociar isso diretamente com seu superior, explicando sua situação atípica.

  5. William Avelino dos Santos

    Olá Boa noite

    Eu trabalho a 2 anos e 3 meses num hipermercado, trabalho no caixa porém no decorrer desses anos eu fiz praticamente várias outras funções ganhando o mesmo salário, eles se aproveitam que no nosso registro esta como operador de hipermercado, hoje em dia com a crise esta cada vez mais difícil de trabalhar nesse lugar, eles não contratam funcionários para não obter gastos com a empresa, e os poucos funcionários acabam ficando sobrecarregados fazendo horas a mais de expediente, sem hora certa para almoçar. Eu não estou aguentando tanta pressão, esses dias eu pedi para que eles me mandassem embora para eu receber os meus direitos, mais me falaram que a empresa não esta liberando e me recomendaram a pedir as contas. Não tenho mais expectativas para trabalhar nesse lugar, já estou ficando estressado, com problemas de saúde não sei mais que fazer, eu gostaria de saber como posso resolver essa minha situação, tenho planos para novos caminhos contanto com todos os meus direitos que tenho para receber.

    • Daiane

      Estou quase na mesma situação que a sua, trabalho em hiper a 1 e 5 meses, eles não mandam embora já falaram só mandam por justa causa, não aguento mais aquele lugar vivo doente de tanto estresse mas não tenho condições de sair sem meus direitos.

      • Equipe Ponto Rh

        Daiane, eles não podem te mandar embora sem justa causa só porque você quer. Você tem a escolha de garantir a sua saúde física e mental por pedir suas contas. Tem que pesar as coisas, e ver se vale mesmo a pena continuar.

  6. Luiz

    Trabalho numa clinica e fui registrado como recepcionista, alem de trabalhar na recepção faço trabalho externo e ajudo em outros setores posso processar a empresa? Pra aumentar meu salario? Estou querendo sair mais não sei como, faz 3 anos em registro em carteira me ajuda?

  7. Deli

    Estou há três nos em uma empresa de call center, porém estou passando por uma momento difícil no meu trabalho, durante esse tempo adquirir depressão, estou fazendo tratamento, porém estou muito estressada devido a medicação. Estar difícil continuar trabalhando, não quero entra de INSS (como meu médico recomenda) quero que a operadora me manda embora sem justa causa.
    O que fazer?

  8. Deyvisom

    Minha chefe mim chamou para conversar e mim disse que eu estaria agindo com criancisse no emprego e mim falou que estava sendo sangue quente, só porque eu falei que não queria ficar em um cargo e gostaria de ir para outro, devo colocar ela na justiça por isso, por mim defamar?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, Deyvison. Isso não é difamação. Talvez ela não soube se expressar, mas ela te deu foi um conselho para que você melhore profissionalmente.

  9. Cris

    Entrei na empresa como recepcionista e a mais de um ano trabalho no setor de faturamento, só que não foi alterada na minha carteira profissional e nem no meu salário foi equiparado aos das outras o que devo fazer?

    • Equipe Ponto Rh

      Tem que verificar seu contrato de trabalho e ver com o sindicato. Se há alguma incoerência, deve ser corrigida, seja no aumento salarial ou na alteração contratual.

  10. Carlos Henrique

    Oi boa tarde…
    Trabalho numa empresa de venda de calçados COMO VENDENDOR faz 3 anos e meio quero ser demitido ofereci meus 40 % e meu aviso previo como acordo mas infelizmente não querem me demitido o que faço?
    A dona da loja ameaçou disse se eu não vendesse ia ser demitido por improdutividade? Pode issow

    • Equipe Ponto Rh

      Carlos, ela pode te demitir por justa causa pelos motivos que especificamos nesse artigo//www.pontorh.com.br/demissao-por-justa-causa-12-motivos-garantidos/ Fora isso, há poucos motivos além que podem resultar na sua demissão.

  11. Joelson

    Olá boa noite
    Trabalho em uma loja como vendedor, porém as diferenças de preço são cobradas e descontadas do nosso salario, isso é certo?
    Já verifiquei no meu contrato e não tem nada falando sobre essa situação.
    Porém no contrato dos auxiliares da loja menciona que eles recebem um valor como seguro das diferenças de caixa.
    Falei com meu superior e ele disse que deve ser descontado pois recebemos comissão de venda.
    Isso está certo?

    • Equipe Ponto Rh

      Joelson, é necessário consultar seu sindicato. Em muitos lugares, isso ainda é uma realidade.

  12. Edimar Pinheiro

    Trabalho numa empresa de segurança a 4 anos como agente de portarias no swiss park
    Estou sendo perseguido e vigiado todo tempo durante meu horário de trabalho
    Estou sendo muito pressionado para eu levar justa causa ou pedir as contas
    Mim coloca em setores que ñ é minha função
    Minha vida é um inferno no trabalho não estou mais aguentando tanta pressão do meu coordenador, ele esta fazendo de tudo pra mim levar justa causa, estão fazendo um estrago na minha saúde estou entrando em depressão, não consigo durmir, estou ficando muito estressado, tenho que tomar uma atitude, quero que mande embora
    Por favor alguém pode me ajudar?

    • Equipe Ponto Rh

      Edimar, consulte um advogado trabalhista. Nosso artigo//www.pontorh.com.br/como-conseguir-advogado-trabalhista/ pode te ajudar.

  13. Liliane

    Oi, primeiramente parabéns pela página que ajuda muito! Gostaria de saber se eu ficar faltando, chegando atrasada e saindo mais cedo da empresa onde trabalho, eles me mandariam embora ou pode gerar justa causa? Acabei de ter bebê, estou de licença maternidade, e a gravidez passei pelo INSS, gostaria de ser dispensada para ter meus direitos e poder ficar com meus bebês. Porém a empresa só dispensa com perda de 50%. Isso é correto? E eu posso tentar ser mandada embora faltando como disse antes, sem risco de justa causa? Obrigada pela ajuda!

    • Equipe Ponto Rh

      Pode gerar justa causa, mesmo você tendo o bebê.

  14. Alessandra

    Olá, trabalho numa empresa, já fazer 2 anos, porém eles desrepeitavam muito os funcionarios, já faz algum tempo que não aconteçe mais, mais eles cobram mais aqueles que querem sair querem dobrar o horario trabalhado, por favor não quero pedir as contas, não quero faltar, pois estou com medo de descontarem em minhas feriasja vencidas,
    Por favor me ajudem

    • Equipe Ponto Rh

      Alessandra, eles não podem descontar férias vencidas. Se você se sente insegura, pode ser o caso de consultar seu sindicato.

  15. Juliana Aparecida Sanches

    Olá eu tenho 1 ano e 6 meses de firma tenho uma bebê de 4 meses e n tenho com quem deixar eu vo trabalhar meio período posso ser mandada embora por justa causa

    • Equipe Ponto Rh

      Não. Consulte seu sindicato, no entando, para saber seus direitos.

  16. Mari

    Quero ser mandada embora, meus superiores não sabem ser profissionais, pois ficam de canto rindo e falando dos outros, tanto cliente como funcionários, além disso estão treinando uma menina que é super ignorante com os outros e é protegida pela gerente, dificil trabalhar em um ambiente assim.

    • Equipe Ponto Rh

      Faz bem, Mari. Recomendamos que você leia nosso artigo//www.pontorh.com.br/coisas-voce-deve-fazer-antes-pedir-demissao/ para se preparar antes desse pedido de demissão.