Justa causa aparece na carteira? Não. Essa é a resposta simples para uma situação trabalhista um pouco mais complicada do que aparecer ou não na carteira de trabalho. A demissão por justa causa é uma forma de demissão em que o trabalhador perde o acesso a direitos como seguro desemprego e saque do FGTS. Além disso, a justa causa é uma demissão que carrega consigo um grande peso, pois é uma demissão justificável, para a a qual o trabalhador contribuiu, direta ou indiretamente, para sua própria demissão.

Quais motivos levam a demissão por justa causa?

A legislação brasileira envolve muitos motivos para a demissão por justa causa. Roubo na empresa, brigas, faltas injustificadas, insubordinação, são apenas alguns dos motivos. A justa causa é legislada pelo artigo número 482 da Consolidação das Leis de Trabalho. Ela é uma forma de proteger o empregador de empregados que possam prejudicar o andamento normal de uma empresa. Assim, quando algum empregado “não se encaixa” nas regras, ele pode ser mandado embora com um impacto menor no caixa do negócio. O empregador então, se protege de futuros prejuízos que poderiam ser causados pelo mau funcionário, e dos prejuízos que são causados por uma demissão sem justa causa.

Justa causa e registro na carteira

A justa causa pode prejudicar seu currículo, mas não fica registrada na carteira de trabalho. (Foto: bolsablindada.com.br)

Justa causa suja a carteira de trabalho?

Qualquer demissão na sua carteira é registrada pela data de desligamento. Sem anotações, sem mais detalhes. Vai constar a data em que você entrou na empresa, e a data na qual o empregado foi desligado da empresa. Em partes, sua carteira não ficará suja, mas isso não significa que seu currículo não será prejudicado.

Por exemplo, o empregador não deve divulgar o motivo da demissão para os outros funcionários da empresa em público, mas pode (e deve) comunicar seu desligamento da empresa. Em alguns casos, como roubos e venda de de segredos industriais, o empregador pode solicitar aos empregados o corte de comunicações com o empregado demitido, explicando o contexto da demissão. Porém, em hipótese alguma, poderá denegrir ou ofender o empregado. É ideal que o empregador só fale do empregador aos outros funcionários com o acompanhamento de um advogado.
Além disso, se algum futuro empregador ligar ou conhecer os donos de seu antigo emprego, eles podem buscar por referências. O antigo empregador não poderá te ofender, mas pode revelar o contexto da sua demissão.Se a justa causa constar na sua carteira de trabalho, entre em contato com seu sindicato ou advogado trabalhista para comunicar o problema. Pode até acabar em processo contra o empregador que fez a anotação.

O que fazer quando fui demitido por justa causa?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Analise os motivos que levaram a sua demissão, e converse com seu ex empregador sobre seu erro, por pior que ele tenha sido. Preferencialmente, faça essa reunião com o acompanhamento de um advogado trabalhista. Esse tipo de reconhecimento de culpa e diálogo pode ser a diferença entre um currículo manchado e um currículo limpo, que impressionará futuros empregadores pela sua capacidade de reconhecer e corrigir seus erros.

Você já teve algum caso de demissão por justa causa? Como lidou com a situação? Ficou complicado arrumar emprego depois?

44 comentários para “Justa causa aparece na carteira de trabalho?”

  1. Moises Galvao

    Caso falte da segunda feira, ligue e diga o motivo da falta, na terça feira levo uma suspensão ou seja demitido por justa causa, como faço para provar essa “falta injustificada” porém avisei que ia faltar, mas o empregador aplicou-o assim mesmo.

    Responder
    • José

      Não é porque você avisou que iria faltar que simplesmente sua falta está justificada. As faltas justificadas são aquelas amparadas por lei. Se não tem amparo legal, sua falta é considerada injustificada e é passível de punição.

      Responder
    • Josy

      Lembrando que você não pode se demitida por uma falta, só pode se demitida por três suspensão.

      Responder
  2. Jandira

    Eu faltei sem justificar e ganhei uma advertência se eu ganhar mais advertências e não querer assinar ganho a conta por justa causa

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Jandira, mesmo você não assinando a advertência, ela tem validade. Portanto, se você receber mais advertências, pode receber justa causa sim.

      Responder
  3. Willames

    Fui demitido por justa causa, e o empregador não anotou a data do meu desligamento da empresa, e só percebi alguns dias depois eu posso exigir que ele faça essa anotação?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Pode sim, Willames.

      Responder
  4. Isabel

    Minha filha foi demitida por justa causa por um motivo enquanto ainda era estagiária isso pode?

    Responder
  5. Saldivar

    Fui chamado por um colega de trabalho para ser testemunha de um processo trabalhista, isso pode me prejudicar no futuro? O rh consegue ver se existe esse processo?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Saldivar, a empresa não pode te perseguir por isso. Se o fizer, você pode processá-la.

      Responder
  6. José Luiz

    Ofendi indiretamente e verbalmente alguns dos funcionários da minha empresa (nenhum superior) fora do ambiente ou de qualquer outro tipo de contexto de trabalho. Posso ser demitido por justa causa?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Não, mas é melhor tentar dialogar para que o problema não cresça.

      Responder
  7. Ivonete

    Após ter engravidado a empresa me tirou do setor onde trabalhava como supervisora me colocou em outro setor sem exercer minha função, me deixaram durante 6 meses sem fazer nada, parada sem função em um setor. Hoje retornei de licença e me encontro na mesma situação sem função e pior não tenho mesa nem computador, fico do lado de uma outra pessoa o dia todo sentada observando ele trabalhar, estou angustiada sem vontade de ir trabalhar e só choro, faltei uma semana e não sei o que fazer neste caso, pedi para me mandarem embora me falaram que me mandarão quando terminar minha licença, isso não é um asédio moral? O que posos fazer neste caso?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Ivonete, esse tipo de situação é complicado. Você tem que registrar a reclamação por escrito, ter testemunhas. Consultar um advogado trabalhista. Nosso artigo//www.pontorh.com.br/o-que-e-assedio-moral/ pode te dar mais informações.

      Responder
  8. Camila Pereira da Costa

    Fui demitida por justa causa, sei que na carteira de trabalho não consta o motivo do desligamento, porém queria saber se existe algum outro meio que um novo empregador consiga ver o motivo da demissão. A justa causa foi por falsificar um atestado e sei que ainda que eu tenha minhas razões nada justifica a atitude, mas gostaria de saber se tirando uma nova carteira de trabalho consigo “esconder” esse ato para não me prejudicar futuramente?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Não, o empregador novo só vai saber da justa causa se entrar em contato com o antigo empregador.

      Responder
  9. Fernanda

    Já recebi cinco advertências escritas por atraso e uma suspensão…achei que com três o funcionário era demitido por justa causa. Será que atraso não justifica esse tipo de demissão ou eles simplesmente estão com “dó” de mim?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Não necessariamente. Não é obrigatória a demissão, mas eles podem te demitir sim.

      Responder
  10. Amanda

    Fui dispensada por justa causa, justificaram que eu não apresentei a conduta esperada mas nunca briguei com ninguém, e que prejudiquei perdas financeiras a empresa por uma atividade que não era de minha responsabilidade, no momento do nervoso acabei assinando, posso recorrer, mesmo que tenha assinado?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Amanda, você tem que conversar com um advogado trabalhista, para saber como proceder. Nosso artigo//www.pontorh.com.br/como-conseguir-advogado-trabalhista/ pode ser um bom ponto de partida

      Responder
  11. Anderson Santos

    Fui demitido por abandono de Emprego pois o encarregado me mandou embora, mas para me prejudicar não acionou o RH da empresa, como posso contornar essa situação, já que eles estão a mais de 5 meses com o tick alimentação sem pagar, a folha de ponto ele quem coloca a hora de entrada e saida, nos só assinamos

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Acione seu sindicato e um advogado trabalhista.

      Responder
  12. Luciano

    Tarabalho em posto de combustivel, ralei um carro de um cliente, eles tem imagens minhas ralando o carro, fui demitido por justa causa a empresa agiu correto ou não?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Sim Luciano. Você poderia ter avisado, ter arcado com os custos do reparo. Aí eles teriam agido errado ao te demitir, mas não podemos dizer como foi que você lidou com a situação.

      Responder
  13. Rafael

    Sabem dizer quanto tempo leva para sumir advertências ou não some nunca? É Preciso assinar advertência verbal?

    Responder
  14. Tamires

    Eu faltei no trabalho, mas avisei que iria me consultar porém não levei atestado porque acabei esquecendo de pedir ao médico.o empregador pode me despedir por justa causa?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Seria um exagero Tamires. Você pode faltar um dia ao trabalho por ano sem se justificar.

      Responder
  15. Gabriela

    Ouvi falar que justa causa o nome fica sujo no ministério do trabalho e as próximas empresas podem puxar isso. É Verdade?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Não Gabriela, isso é mentira.

      Responder
  16. Alessandra

    Levei uma suspensão de 3 dias porque faltei e só levei uma declaração médica.agora faltei de novo e só tenho uma declaração será que eles podem me dar uma justa causa? E eu entrei com processo de rescisão indireta contra a empresa, será que pode acontecer por isso tbm?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Se tiver um atestado, eles não podem te dar justa causa. Podem te dar justa causa, mas seria um exagero, e na justiça, provavelmente seria uma causa ganha para você. Só não deixe o erro continuar acontecendo.

      Responder
  17. Leticia

    Olá. Eu trabalho em um supermercado na área de frios um dia desses dei baixa em um danone estourado e antes de jogar no lixo tomei um pouco e meu gerente viu isso pode me levar a justa causa?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Leticia, seria um exagero. Provavelmente não.

      Responder
  18. Eliana Matias

    Trabalho em um mercado: e estava na padaria trabalhando sozinha no domingo dia 19/06, assando pães e fazendo A massa (pão do dia seguinte). Queimei 18 pães de forma. No dia seguinte ão explicar o ocorrido meu encarregado não entendeu; eu disse o timer estavá ligado e alguém o desligou…A balconista tirou o corpo fora! Eu fiquei nervosa… Falei coloca na minha conta, me faça pagar! Meu encarregado disse que. Fui debochada com ele por isso vou levar advertência, sem contar no mesmo dia ele me mandou para casa. No dia seguinte eu fui para pedir demissão. Resolvi não perdi, pela conversa que tive uma funcionária de alta escala: pelo que estou sabendo foi pedida uma advertência para mim Ass. Na 5 feira 24/04/16. Eu me achei” constrangida”

    Responder
  19. Gleison

    Fui demitido por justa causa, a empresa mandou eu ir para casa, e pediu para eu aguardar 30 dias em casa, que ia chegar via correio o motivo da minha dispensa, e que não precisava levar a carteira. E que eles não fizeram a minha homoogação. Isto está correto?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato com seu sindicato, Gleison.

      Responder
  20. San

    Fui demitido por justa causa, sei que na carteira de trabalho não consta o motivo do desligamento, porém queria saber se existe algum outro meio que um novo empregador consiga ver o motivo da demissão, inclusive a empresa que eu trabalhava já fechou as portas há alguma possibilidade de meu novo patrão buscar referências mesmo com a empresa já fechada?

    Responder
  21. Joana Guimaraes

    Fui demitida em 2014 por justa causa, sei que não costa na carteira de trabalho, mas quero pegar o seguro desemprego juntando com esse registro porque nunca peguei seguro vai ser meu primeiro, juntando esses três registros na carteira da 18 meses, a pergunta é posso junta esse com o da justa causa ou quando for da entrada no seguro desemprego vai constar a justa causa?
    Estou em duvida nisso.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Joana,

      O nosso artigo//www.pontorh.com.br/como-calcular-seguro-desemprego/ pode orienta-la.

      Responder
  22. Luana

    Minha irmã foi demitida por justa causa, por causa de um atestado, sendo que meses antes ela levou um atestado da mesma médica e a empresa aceitou.
    Fazem 5 meses e a empresa ainda não chamou para dar baixa na carteira dela, o que posso fazer para orienta-lá?
    O que ela poderia fazer para resolver esta situação?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Luana, sugerimos que procure ajuda profissional para resolver. É Complicado orientar por aqui pois tem muitos detalhes que somente um especialista irá conseguir resolver.

      Responder
  23. Leonardo

    Fui demitido por justa causa hoje por conta de atrasos e uma falta injustificada no domingo de eleição. Me deram suspensão na sexta feira passada e hj quando eu cheguei me mandaram ir direto ao rh e me demitiram por justa causa. Porém não assinei nada (nem advertência e nem a junta causa). Eu consigo recorrer dessa Justa causa?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Leonardo, depende de muitas variáveis, mas, recomendamos que procure um advogado trabalhista para te orientar melhor.

      Responder