Muitas foram as vezes que você, enquanto trabalhador, deve ter dúvidas sobre seus direitos trabalhistas. E não é raro que você acabe descobrindo que coisas que seus antigos chefes costumavam fazer eram mais do que motivos para processos trabalhistas, só que você nunca teve acesso a um advogado trabalhista que pudesse te ajudar nisso. Então, como conseguir um advogado trabalhista para te ajudar a resolver problemas legais?

O caminho mais fácil para começar a procura é através do sindicato de sua categoria. Sabe aquela contribuição que você faz anualmente para o seu sindicato? Pois uma das utilidades deles é te dar assistência jurídica para problemas trabalhistas, assim como encaminhar denúncias para o Ministério do Trabalho quando detectam irregularidades na sua empresa.

A grande maioria dos sindicatos tem essa assistência de forma gratuita e alguns deles, tem inclusive advogados trabalhistas gratuitos para seu caso. Normalmente, você precisa ser filiado ao sindicato para poder ter esse direito, mas podem haver exceções. De qualquer forma, o sindicato tem uma obrigação moral e legal de te dar o suporte e apoio para te encaminhar ao caminho certo para ter seus direitos respeitados.

Advogado trabalhista

Todo brasileiro tem o direito a justiça, mesmo aqueles que não tem recursos para um bom advogado. Eles podem conseguir um gratuitamente através de órgãos públicos. (Foto: http://4.bp.blogspot.com)

Nós sabemos também que muitos são os casos de pessoas que não tem condições de pagar por um advogado trabalhista ou quando o sindicato não tem o suporte legal correto para seu caso. Para isso, basta que você vá até a OAB de sua cidade ou diretamente com a Defensoria Pública de sua região, onde eles irão te encaminhar para um advogado que possa te atender gratuitamente, desde que você atenda aos critérios necessários para a obtenção da gratuidade.

Em último caso, você pode procurar um advogado trabalhista no mercado e que aceite o seu caso. Uma taxa poderá ser cobrada antes do caso ou pode ser cobrada como porcentagem sobre o valor da indenização. Uma dica que damos para você conseguir os melhores valores possíveis é procurar os núcleos d prática e assistência jurídica de faculdades públicas e particulares, onde os valores são mais baratos em relação ao mercado. Alunos recém-formados em cursos de direito também são uma boa opção para quem quer poupar dinheiro. Escritórios de advocacia muito reconhecidos na região podem ser muito caros. Mas faça sua pesquisa corretamente para conseguir as melhores condições possíveis para fazer valer seus direitos.

18 comentários para “Como conseguir um advogado trabalhista?”

  1. Karen

    Oi boa noite, estou com uma duvida cruel, trabalho ah sete anos em uma empresa, sempre saquei dinheiro e levei joias e peças valiosas para clientes, uns dias eu tapei a câmera da Lola pra mim trocar de short pôs estou grávida e troco.
    Minha patroa está desconfiada de mim, posso ser mandada embora por justa causa?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Karen, só se ela comprovar que houve roubo ou furto. Senão, ela não pode te mandar embora.

      Responder
  2. Adriana Cristina Noqueli

    Oi…boa noite fiz um ” acordo”com a empres trabalhei lá por 46 meses…não.peguei nada do acerto da firma…so o fundo e 40% da multa…mas assinei um papel que no final tinha um valor liquido de 2 mil reais…ela.disse que foi desconto…e agora ela quer 40% dela do acordo…eu pensei que os 2 mil do papael já tinha sido os 40%…ela disse que pode me procesar se eu noa dar os 40%…

    Responder
  3. Clicia

    Boa noite. No meu trabalho tem um vazamento de água e minha patroa e a dona do prédio não arrumam a mais de 1 ano e por esse motivo o registro da água do meu trabalho fica fechado. Só quando vamos limpar a loja e quando o vaso sanitário fica muito fedido que abrimos o registro (que fica na calçada) pra dar descarga e lavar as mãos. Como faço pra denunciar? Não tenho como provar. Se eu denunciar o Ministério do trabalho vai lá averiguar?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Pode ser que sim, Clicia. Você deve entrar no portal do Ministério do Trabalho e procurar o telefone para poder fazer sua denúncia anônima.

      Responder
  4. Laura

    Bom eu fui demitida por JC, quero saber se vou ganhar alguma coisa?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Nosso artigo//www.pontorh.com.br/qual-a-diferenca-entre-pedir-demissao-e-ser-demitido-pela-empresa/ tem as informações que você precisa saber.

      Responder
  5. Marcilene

    Boa noite!

    Trabalho em uma empresa há 05 anos e possuo um filho de 02 anos, sempre que preciso levá-lo ao médico apresentando ou não o atestado de acompanhante a empresa debita horas negativas para que eu pague trabalhando à mais, isso é correto? Sendo que meu filho é criança, de menor, e totalmente dependente de mim?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Marcilene, depende. Tem que ver essa situação com o sindicato da sua categoria.

      Responder
  6. Patricia

    Meu marido.foi mandando embora por falar um palavrão…mas o chefe entendeu que ele estava chamando a filha dele que trabalha lá de *p… Mas na realidade ele estava no momento de raiva falando f* d *p a situação…como os funcionários não tinham recebido ainda sendo dia 08…eles não iriam trabalhar…mas meu marido não estava participando desse grupo…dai falou o palavrão…e falaram que vão gerar uma ocorrência…ele vai por justa causa…o que podemos fazer por favor me ajudem

    Responder
  7. Nunes

    Bom dia, eu trabalho a 2 anos numa empresa de segurança e estou tendo problemas acredito que de perseguição, houve uma troca de coordenador eu deletei ele do meu whatsap porque segundo algumas pessoas ele ficava falando mal de mim coisa de um completo coitado, sem nenhum caráter profissional agora ele e uma equipe de supervisores que só na empresa que trabalho para ter esse cargo, vivem me colocando em postos distante de acesso que por vezes tenho que caminhar mais de um km para chegar, porém moro na Zona Sul e me jogaram na Zona Leste contra mão enfim, qual a providência correta que devo tomar e buscar meus direitos de forma inteligente e sensata? Alguém pode me ajudar?

    Agradeço a ajuda!

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Nunes, tente o diálogo com a empresa. É A melhor forma de tentar solucionar o problema. Seu sindicato também pode ser de boa ajuda.

      Responder
  8. Paulo

    Trabalhei em uma empresa em que durante uns 4 anos varias vezes trabalhei fora do ponto. Alguns colegas já manifestaram interesse em depor ao meu favor, isso basta para da entrada no processo?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Paulo, depende do caso, quanto mais provas conseguir reunir, melhor.

      Responder
  9. Renata

    Olá, eu trabalho em uma firma a 6, nunca faltei ou precisei de licenca, acontece que agora eu tratando de uma hernia inguinal e espero na fila para uma operacão, eu sinto muita dor ao levantar peso ou agachar, os remedios ainda baixam a minha pressão, quando vou ao médico ele troca meu remedio de da 2 ou 3 dias de atesado, o meu patrão diz que isso não esta certo, ele quer me descontar os dias, tenho medo que isso acarrete em demissão isso e possivel?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Renata, o seu caso é bem complicado. COmo é algo muito específico, sugerimos que consulte um especialista para te orientar sobre a melhor forma de proceder.

      Responder
  10. Aline

    Tenho dúvida, Vou fazer a homologação sexta agora; e sempre peguei férias sem o devido pagamento antecipado do mesmo; ou seja dois dias d antecedencia… Isso sempre aconteceu; faz 8 anos… Como proceder? Devo falar na hora da homologação?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Deve sim Aline. Tente negociar da melhor forma pra você.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)