O domingo de boa parte dos trabalhadores brasileiros é considerado, em termos de remuneração, o dia de descanso, onde o trabalhador receberá a DSR ou Descanso Semanal Remunerado.

De acordo com a legislação (art, 11 do Decreto  nº 27.048/1949), o trabalhador perderá a remuneração do dia de repouso quando não justificar ausências ou atrasos que o impeçam de cumprir integralmente seu horário de trabalho da semana. Caso estes atrasos sejam frequentes mas o trabalhadora não é educado pelo empregador através de advertências e/ou suspensões, um juiz pode interpretar que a empresa aceita tal comportamento e o desconto não pode ser feito.

Vamos aprofundar um pouco nesse assunto.

A semana de trabalho é compreendida durante a segunda-feira e o domingo, tempo durante o qual uma devida carga horária deve ser cumprida. Durante tal período, se o funcionário não cumprir com suas obrigações ele não terá direito ao valor em seu salário do descanso semanal remunerado, apesar de ter o direito de “folgar” no domingo. Só que a perda desse direito só irá ocorrer quando um dia inteiro de falta injustificada ocorrer. Atrasos ou um dia parcial de falta podem até serem descontados proporcionalmente, mas, dependendo da interpretação do juiz, podem não ser aceitos.

Há diferenças para quem recebe por mês, quinzena, semana ou horas, sendo nesse último caso a DSR proporcionalmente cortada das horas em que o funcionário não compareceu.

Dinheiro do salário

O desconto do domingo não é impossível de acontecer e é um direito do empregador, caso o empregado não cumpra sua parte. (Foto: http://www.aplbsindicato.org.br)

O mais importante a se fazer aqui, como empregador, é buscar a ajuda de um advogado de sua região que entenderá melhor como a lei está sendo interpretada pelos juízes trabalhistas de sua cidade. Além disso, recomendamos também manter sempre o registro de todos os atrasos e faltas dos funcionários, além da utilização de advertências com o propósito de educá-los na importância da pontualidade e na presença no trabalho.

Para, vale também uma consulta ao acordo de sua categoria e à convenção de sua categoria com seu sindicato, afim de esclarecer dúvidas sobre o valor do DSR. Os sindicatos normalmente também tem um advogado disponível para o esclarecimento de dúvidas legais que o trabalhador possa ter.

Tome muito cuidado com isso. O mais correto a se fazer aqui, quando você for faltar uma sexta ou segunda feira, é comunicar ao seu patrão com antecedência. Deixe claro os motivos e negocie compensar essas horas de alguma forma. Assim, você cria um melhor ambiente de trabalho e uma boa relação com seu empregador.

103 comentários para “Quando a empresa pode descontar seu domingo?”

  1. Silvana

    Bom trabalho a 8 anos na empresa de segunda a sábado e agora tive uma filha, ela tem 1 ano, na semana fica na escola então posso trabalhar tranquila só que no sábado ñ tenho com quem deixar ela para trabalhar. Então conversei com a dona da empresa expliquei minha situação, achei que fosse me dispensar mas até agora nada isso já vai fazer 1ano e 3 meses, hoje ela veio me falar que eu tenho que arrumar com quem deixar minha filha ou ela iria me aplicar advertências e que na terceira pode me mandar embora por justa causa, mas eu deixei bem claro que o meu cargo está a disposição dela, mas ela ñ me manda embora. O que posso fazer?

    • Equipe Ponto RH

      Legalmente falando, você pode pedir demissão ou encontrar alguém para cuidar de sua filha nos fins de semana.
      Entendo que sua situação é delicada e realmente é difícil não ter com quem deixar a criança.
      Por outro lado a empresa não pode ser obrigada a se responsabilizar por isto, entende?

  2. Gabriele

    Onde trabalho as folgas são somente sábado ou domingo…acho que tem algo errado porque no meu ponto de vista se eu trabalho no domingo tenho o direito de folgar no meio da semana e no domingo. Estou errada? Então nesse caso não tem o que ser descontado não tenho folga semanal quando trabalho domingo, só folgo no sábado e no domingo volto ao trabalho.

    • Equipe Ponto RH

      Depende do cargo, da convenção sindical, do seu contrato de trabalho, das horas extras acumuladas ou banco de horas, etc…
      Não há como lhe dar esta resposta de forma simples e direta assim.

  3. Silvana

    Bom Dia!

    Trabalho em uma empresa a 8 anos e estou gravida de 6 meses estes dias acabei passando mal na empresa pressão muito baixa e ninguem fez nada por mim pedi para me levar pro hospital me falaram que não tem ninguem responsavel por este setor na empresa e que eu tinha que me virar sozinha, ai liguei pra casa e vieram me buscar, no outro dia acabei faltando o serviço pelo mesmo motivo da pressão e no final do mês me descontaram o sabado e o domingo pela falta que cometi na quarta feira, eles podem fazer isso? Ou só me descontar o dia que faltei e não apresentei atestado? Desde já agradeço.

    • Equipe Ponto RH

      Somente podem descontar o dia não trabalhado total ou parcialmente e que não houve justificativa com atestado.

  4. Shopping

    Uma funcionaria esta escalada para trabalhar aos domingos e ela falta.Posso descontar o domingo? Ou qual medida legal poderia tomar?

    • Equipe Ponto RH

      Em geral sim. Mas é necessário saber mais detalhes sobre os horários de trabalho.

  5. Silvania

    Eu faltei em uma quarta feira.a empresa descontou meu domingo isso e certo?

    • Equipe Ponto RH

      Silvania,
      O desconto do descanso semanal remunerado é previsto em lei.

  6. Bruna

    Bom dia.
    Trabalho numa clinica, e estou no periodo de experiencia. Porém descobri que estou gravida, e engravidei depois que entrei na empresa, Poderia esperar o periodo de experiencia para contar para meu patrão, porém fui sincera e contei essa semana, mais ele me disse que pode me mandar embora no final do periodo de experiencia, gostaria de saber se tenho algum direito em relação a isso.

    OBRIGADA BRUNA!

    • Equipe Ponto Rh

      Olá Bruna! Se a justifica para não contratação ao fim do contrato de experiência for a gravidez, o empregador está fazendo discriminação, o que é um crime. Você deve comprovar isso, no entanto. Em qualquer outro caso, a estabilidade para a grávida não é garantida no período de experiência.

  7. Marcelo

    Boa tarde…A empresa que trabalho parou de pagar o repouso remunerado…Isso e legal a empresa pode fazer isso…

    • Equipe Ponto Rh

      Qual sua empresa e qual seu emprego?

  8. Lucas Leone

    Eu gostaria de saber se isso também vale pra estagiário.

    • Equipe Ponto Rh

      Sim, vale para qualquer empregado ou funcionário, desde o estagiário até o presidente.

  9. Igor Barboza

    Olá,
    Em minha empresa, eu trabalho no estoque, quando o estoque não bate, minha chefe ela faz com que eu pague, os produtos que esta em falta no estoque

    • Equipe Ponto Rh

      Se a empresa não comprovar que foi você quem sumiu com o estoque, eles não podem descontar ou fazer com que você pague pelos produtos. Isso é crime.

  10. Jianne

    Oi, gostaria de saber se eu falto no dia da semana sem justificativa eles podem descontar o meu outro dia, sendo que outras pessoas faltam e eles não descontam, e se eu trago justificativa eles não pagam mais de outra pessoa eles pagam isso está certo?

    • Equipe Ponto Rh

      A outra pessoa faltou? O que a Convenção Trabalhalista da sua categoria diz sobre faltas justificadas?

  11. Juliana

    Boa tarde!

    Uma funcionária, faltou dia 09/07, 22/07 e 28/07 posso descontar alem destes dias o domingo referente a cada semana? Ela trabalha de seg à sex.

    • Equipe Ponto Rh

      Qual foi a justificativa para as faltas? Proporcionalmente, você deve seguir as instruções do artigo para o desconto no DSR, seguindo também as normas da Convenção trabalhista para a categoria da funcionária.

  12. Bianca

    Bom, eu trabalho em um Shopping e aqui trabalhamos domingos altermados (um sim, um não.). Esse mês eu faltei um domingo e não justifiquei. Eles devem apenas não me pagar pelo Domingo, ou eles podem descontar um dia meu?

    • Equipe Ponto Rh

      Eles vão descontar o dia de trabalho que você faltou, você não receberá pelo domingo que não foi trabalhado.

  13. Cida

    Trabalho em shopping, se estou escalada para trabalhar no domingo e falto, posso ser descontada e não ter o direito da folga referente ao domingo que faltei?

    • Equipe Ponto Rh

      O que a Convenção trabalhista do seu sindicato diz? Procure se informar com o Sindicato da sua categoria para saber o funcionamento dos descontos e doa dias de trabalho no Domingo.

  14. Jorge

    Trabalho em uma empresa e não vem descriminado em meu contracheque o dsr porém, meu patrão me descontou o dsr. Isso é correto?

    • Equipe Ponto Rh

      Ele descontou ou pagou o DSR?

  15. Thiago

    Trabalho de terça a domingo em uma pizzaria, não recebo o domingo 100% e só folgo na segunda feira isso esta errado?

    • Equipe Ponto Rh

      Recebe adicional? Quantas folgas por semana? Quantas horas de trabalho? É Carteira assinada?

  16. Suelen

    Gostaria de saber, trabalho no mercado de segunda a domingo, se eu faltar no domingo eu perco o sabado? Ou seja desconta os dois dias?

    • Equipe Ponto Rh

      Suelen, depende muito da Convenção trabalhista da sua categoria, que dia é sua folga semanal, se a falta pode ou não ser abonada. O ideal é conversar com o sindicato da sua profissão para saber detalhes. O departamento pessoal ou de RH do mercado também podem te informar sobre isso. Geralmente, toda falta justificada pode ser descontada do DSR sim, mas isso varia muito.

  17. Anne Fátima

    Trabalho no comércio que funciona de domingo a domingo temos só a folga da semana minhas funcionários me questionam se o domingo tem que ser remunerado. E um domingo de folga

    • Equipe Ponto Rh

      Você tem que consultar a Convenção Trabalhista para as profissões dentro de sua empresa. Assim, você terá as informações exatas sobre como funciona a remuneração e folga das suas funcionárias.

  18. Priscila Almeida da Silva

    Boa tarde… Gostaria de saber se o empregado que trabalha no sábado e falta na sexta, também tem o DSR descontado?

    Obrigada
    Priscila

  19. Paulo Eduardo

    Trabalho numa empresa que quere descontra uma hora do nosso dia trabalhado se chegamos atrasado a um minuto da tolerância isso e certo

    • Equipe Ponto Rh

      Não é certo Paulo, e pode caracterizar abuso, pois isso vai além do limite da boa fé. Converse com seu sindicato sobre o que está acontecendo e denuncie ao Ministério do Trabalho, pois o que você está relatando é muito grave.

  20. Carla

    Boa tarde, trabalho numa empresa onde faço 6 horas por dia de domingo a domingo, porém quando folgo no domingo não tenho folga na semana e os domingos não são cem porcento está certo isso?

    • Equipe Ponto Rh

      Carla, verifique com seu sindicato com funciona o descanso semanal da sua categoria. Varia muito entre as profissões as regras específicas.

  21. Marcela

    Olá. Trabalho de segunda a sexta-feira das 7:00 as 17:00hs. Faltei em uma quarta-feira porque minha filha estava doente. Liguei e avisei na empresa. Fui ao
    Ama e não tinha médico, fui ao hospital público e também não tinha médico. Acabei passando somente na farmácia e fui atendida por um farmaceutico o qual a medicou. Tudo isso falei na empresa.
    Agora chegou meu holerite e veio descontando o dia que eu faltei mais o domingo! Isso é correto?

    • Equipe Ponto Rh

      Marcela, a justificativa é apenas para você não receber uma advertência. Porém, no caso do pagamento, você deve consultar a Convenção da sua categoria para verificar se há alguma exceção na sua profissão.

  22. Paulo

    Boa noite! Queria saber se falta um dia de serviço desconta quantos de dinheiro

    • Equipe Ponto Rh

      É descontado proporcionalmente ao valor de um dia de trabalho, além do desconto semanal remunerado. Porém, de acordo com a Convenção de Trabalho da sua categoria, podem existir regras diferentes. Entre em contato com seu sindicato para mais informações.

  23. Andrécm

    Boa tarde
    Moro em uma área de risco no RJ e na sexta-f dia 4-9 (véspera do feriadão) não consegui sair de casa para trabalhar por conta de confrontos de traficantes-policiais que penduraram o dia quase inteiro.
    Serei descontado por essa falta e os dias do feriado?
    Ou existe alguma norma que abone ou justifique essa falta?

    • Equipe Ponto Rh

      Consulte o sindicato da sua categoria e procure um advogado. Não há legislação específica sobre isso, mas pode ser um ato de boa fé do empregador não descontar o dia de trabalho.

  24. Marcos Castor

    Sou assistente financeiro, tirei 10 dias de ferias que terminaram em uma quarta feira, eu deveria regressar ao trabalho na quinta, porém entrei em contato com meu chefe e pedi a quinta e a sexta. Ele concordou pois nesses dias a pessoa que estava em meu lugar ainda estaria na função. Hoje ao conversar com o RH, eles me falaram que serei terei apenas 16 dias ao invés do 20, por causa desses 2 dias que faltei. Segundo eles iriam descontar os dias corridos, que seriam (quinta, sexta, SABADO E DOMINGO) isso está correto? Pode ser feito isso? Qual a lei que fala sobre férias?

  25. Rosikelly

    Olá boa tarde.
    Eu gostaria de saber qual são os dias da semana que se o trabalhador falta e descontado o domingo.

    Eu também gostaria de saber se quando tem um feriado que cai na semana. Agente tem que paga uma hora desse feriado na sexta isso e certo.

  26. Amanda

    Trabalho em uma empresa especializada em fazer cartões e pagamento d contas e tal…sou promotora d venda (faço cartões) em julho faltei em uma terca feira e agora eles m descontam o dia e o domingo…Isso é correto?

    • Equipe Ponto Rh

      Você precisa conversar com o sindicato da sua categoria para saber as regras específicas sobre seu tipo de trabalho.

  27. Rosikelly

    Bom dia! Gostaria de saber qual são os dias da semana que se falta desconta o domingo.

    • Equipe Ponto Rh

      Qualquer dia que você faltar pode ser descontado da DSR. Algumas categorias tem uma legislação específica para isso. Confira na Convenção Trabalhista de sua categoria, junto ao seu sindicato.

  28. Fabio

    Boa noite… Sou plantonista em um hospital, trabalho numa escala 12 por 60. Estou pra tirar minhas férias agora, só que a empresa querendo me dar apenas 24 dias de férias. Eu tenho três faltas sem justificativa, e eles alegam que pra cada uma falta minha, eles podem contar como três dia. Pois sou plantonista e tenho dois dias de folga. Eles podem fazer isso? Contarem minhas três faltas como 9…

    • Equipe Ponto Rh

      Converse com o sindicato da sua categoria sobre o assunto. Há regras específicas sobre isso na Convenção Trabalhista da sua categoria.

  29. Rosikelly

    Boa noite eu queria que você me tirasse uma duvida trabalho numa empresa éo meu patrão está atrasando o salário pagando pela metade só que nessa historia di paga de duas vezes ele atraso dois meses já pensei em ate perdi demissão mas eles diz que não tem dinheiro pra paga.
    E com esses atrasos estou tamando muito prejuízos de juros e as contas atrasadas.
    Queria saber que direitos eu tenho.

    • Equipe Ponto Rh

      Converse com o sindicato da sua categoria e um advogado trabalhista. Isso é caso para multa ao empregador e processo trabalhista.

  30. Fabiana

    Trabalho em uma loja do Shopping e trabalho um domingo sim e outro não, mas teve um domingo que não pude ir trabalhar mas avisei na empresa que não iria e o motivo.Mas eles falaram que eu receberia falta do mesmo jeito.Esta’certo isso?

    • Equipe Ponto Rh

      Sim. Porém, converse com o sindicato de sua categoria, pois algumas Convenções tem regras específicas para isso.

  31. Rodrigo

    Trabalho aos domingos porém não recebo dsr.
    Quando falto aos domingos no meu holerite vem descontando o dsr. Se eu não recebo eles podem descontar?

    • Equipe Ponto Rh

      Rodrigo, provavelmente você recebe DSR sim. DSR é Descanso Semanal Remunerado, ou seja, o pagamento pelo seu dia de folga. Se você falta ao trabalho no Domingo, você pode sim, ter o DSR descontado. Existem algumas regras específicas para diferentes categorias, e estas regras podem ser encontradas na Convenção Trabalhista.

  32. Rodrigo

    Me informei com o RH da minha empresa eles falaram que a gente não recebe dsr… Deu um monte de voltas e não soube me explicar e falar porque não recebemos, trabalho 2 domingos e folga um, e nunca veio em meu holerite dsr a não ser quando eu falto e vem descontando

    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato com seu sindicato para se informar se sua categoria recebe ou não DSR

  33. Nadson

    O empregador pode utilizar descanso semanal remunerado, em um feriado.

    • Equipe Ponto Rh

      Não. É Diferente. Mas consulte o sindicato da sua categoria para confirmar essa informação.

  34. Nadson

    O empregador pode utilizar descanso semanal remunerado, em um feriado.o correto não seria 02 dias o feriado mais dsr

    • Equipe Ponto Rh

      Não. Feriado é diferente de DSR. Converse com seu sindicato para ter melhores esclarecimento.s

  35. Jersica Simone

    Trabalho em uma empresa e precisei faltar meio dia p levar minha filha de dois anos ao médico…levei o atestado e mesmo assim descontaram do domingo…disseram que p acompanhar só pode um atestado no ano…e verdade?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, não é só um atestado no ano. Mas converse com seu sindicato para melhores esclarecimentos.

  36. Gabriela

    Boa tarde!

    Faltei no trabalho no dia 07/10/2015- quarta e não tenho justificativa, o feriado é no dia 12/10/2015 – segunda, eu perco esse feriado?
    Obrigado

    • Equipe Ponto Rh

      Depende. Geralmente, feriado não é “perdido”, mas você receberá um desconto proporcional na sua DSR.

  37. Aline

    Boa tarde, queria tirar uma duvida.
    Bom, fui trabalhar e esqueci a calça do meu uniforme, que só e permitido leguin ou social. Ao entanto estava de jeans, fui barada, levei falta. Mas no dia seguinte outra funcionaria trabalhou com jeans normalmente. Como fico nessa situação? Os direitos não são iguais?

    • Equipe Ponto Rh

      Converse com seu superior sobre o caso. Pode ser que o modelo de uniforme seja diferente. Ou reúna provas de que o procedimento padrão foi diferenciado para a outra funcionária, e leve a um advogado trabalhista. Dicas sobre como conseguir um advogado trabalhista, você pode consultar este artigo://www.pontorh.com.br/como-conseguir-advogado-trabalhista/

  38. Sirlene

    Boa noite! Trabalho em um supermercado de segunda a sexta, entro as 7:30hs e saio as 18:00hs, com 1:30hs de almoço, e também aos sábados das 7:30 as 14:00hs sem intervalo. Precisei viajar em uma quinta-feira e retornei na segunda para descontar nas minhas ferias, agora meu patrão quer me cobrar, além da quinta, sexta e sábado, também o DOMINGO. Isso é correto? Obrigada!

    • Equipe Ponto Rh

      Sirlene, ele pode descontar proporcionalmente o valor do DSR. Na próxima vez, converse com seu patrão antes de fazer algo do tipo. Ele poderia até te demitir por justa causa, no caso.

  39. Jefferson Costa

    Bom dia, trabalho em uma empresa que presta serviço na area de telecomunicação.
    Sou tecnico de telecomunicação e sou de uma equipe que atende direto ao cliente.
    A equipe e composta por um supervisor e 3 tecnicos de campo e um tecnico que fica dentro da estação para realizar teste.minha jornada de trabalho e de segunda a sexta de 08:00 as 12:00 e de 14:00 as 18:00, sendo que os tecnicos de campo não segue esse horario devido o cliente esta parado na hora do almoço e o tecnico tem que se deslocar para realizar o atendimento se não a empresa e multada conforme contrato previsto. Pois bem a empresa que eu deveria bater meu cartão de ponto 99% eu não bato devido eu esta em deslocamento a 200km da base, e no final do mes tenho que asinar meu cartão de ponto com os horario todo certinho como se eu tivece meu intervalo e não realiza-se hora extra.

    Hora extra: a empresa não paga hora extra para nem um tecnico isso nos não asinamos nem um contrato informando esse ponto, o patrão faz da seguinte forma el manda o funcionário ficar em casa uma semana para pagar as horas extra que cada um fez e ai que vem outra duvida, a empresa acaba descontando meu tikt de alimentação e meu vale transporte isso esta correto

    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato com o sindicato da sua categoria ou um advogado trabalhista. Você pode seguir as dicas do artigo//www.pontorh.com.br/como-conseguir-advogado-trabalhista/ para encontrar um bom advogado. Como é um caso específico, é melhor ter a ajuda dos profissionais.

  40. Simone

    Olá! Faltei dois dias pois meu filho estava doente, levei comparecimento mas só consta as horas que estava com ele no hospital e não abona o dia, não quis compensar prefirir desconto só que ele me descontou três dias pode?
    Att,
    Simone

    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato com seu sindicato. Geralmente, só pode haver desconto do que não foi trabalhado.

  41. Ângelo

    Se eu falto uma hora a empresa tem o direito de descontar duas? Mesmo que ela nunca tenha feito esse processo.

    • Equipe Ponto Rh

      Angelo, converse com seu sindicato para esclarecimentos sobre como os descontos são realizados no caso de falta.

  42. Lorrayne

    Bom dia! Estou grávida de 6 meses e passo muito mal. Trabalho de segunda a sábado. Eu faltei em uma quarta-feira e não apresentei atestado, me descontaram dois dias. Isso é certo?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, mas converse com seu sindicato para entender melhos seus direitos.

  43. Lais

    Se o Domingo for feriado e é o dia do meu DSR, caso eu falte na semana antes desse domingo ele pode ser descontado mesmo sendo feriado?

    • Equipe Ponto Rh

      Sim.

  44. Renata

    Boa tarde! trabalho de seg. À Sabado, se eu chegar a faltar em qualquer desses dias em que dia da semana ele pode descontar dois dias? Obrig.

    • Equipe Ponto Rh

      Renata, desconta no valor do seu DSR e também no fim do mês, proporcionalmente aos dias não trabalhados.

  45. Regina Maria Mendes Gomes

    Gostaria de saber se um feriado cai no domingo que eu ia trabalhar, tenho direito a folgar na semana

    • Equipe Ponto Rh

      Depende da sua categoria profissional, Regina. Converse com o sindicato da sua categoria.

  46. Patricia Ribeiri

    Olá, gostaria de saber uma informação, na empresa aonde eu trabalho o meu salario ficoi negativo em 1210, 00 aproximadamente, pois voltei de ferias, já soube atraves de outros que por causa disso a empresa não depositara o meu vale de todo dia 20, isso pode acontecer, salario negativo e não deposito de vale por causa do mesmo?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, Patricia, desde que você não tenha solicitado adiantamentos. Mas consulte seu sindicato para eles verificarem a situação com você.

  47. Shopping

    Bom dia. Trabalho como vendedora em um shopping em Guarulgos/Sp.

    Faltei no domingo que era meu dia de trabalho, escala em um mural exposto, ( que eu não assinei porque era pra eu estar de férias, porém eles prorrogaram e a mesma não me entregou o recibo de aviso de férias) porém era feriado (15/11/2015). A empresa pode descontar esse dia?

    • Equipe Ponto Rh

      Converse com seu sindicato para saber seus direitos. Mudanças desse tipo tem de ser avisadas com 30 dias de antecedência.

  48. Dielson

    Trabalho em um supermercado, fui escalado pra trabalhar no domingo porém cheguei atrasado 35 minutos no trabalho, o gerente então me mandou voltar para casa.Ele pode descontar o domingo mesmo sendo ele quem me mandou voltar?

    • Equipe Ponto Rh

      Geralmente pode Dielson, mas recomendamos que você consulte seu sindicato para esclarecer se há regra específica para o assunto.

  49. Camila

    Gostaria o que a empresa onde trabalho pode descontar do meu decimo terceiro, eles podem descontar faltas plano de saude e entre outras coisas?

  50. Marcelo Melo

    Olá, trabalho em uma empresa do setor papeleiro, foi colocado uma proposta de compensação de quatro dias no final de ano que temos que trabalhar nos domingos e feriados para compensar esses dias.
    Só que por motivo de um tratamento de saúde que estou fazendo e que é de conhecimento da empresa não compensei dois domingos e agora ao ver meu holerite vi que eles descontaram os dois domingos e duas folgas de descanso remunerado.
    Gostaria de saber se é certo isso, a empresa pode fazer isso, já que se não fosse compensação o domingo seria como extra de 100%.
    Eles não teriam que descontar só os dois dias?
    Obrigado.

    • Equipe Ponto Rh

      Marcelo, consulte o sindicato da sua categoria, porque é um caso que depende muito da Convenção Trabalhista.

  51. Jamile

    Boa noite?
    Quem trabalha aos sábados tem direito a 1 domingo do mês…
    Queria saber se e direito a gente ter?

  52. Any

    Bom dia
    Eu faltei em um dia na semana e porém o próximo domingo é o que eu tenho que trabalhar conforme minha escala. Mesmo eu trabalhando no domingo será descontado devido a minha falta esse semana?

    • Equipe Ponto Rh

      O “domingo” descontado Any é o DSR, descanso semanal remunerado. Ou seja, é descontado do pagamento para seu dia de descanso.

  53. Ysabelly Tavares

    Olá, trabalho em um escritório de contabilidade 8:48hrs por dia de seg à sex.

    Porém te dias que fazemos hora extra por motivo de força maior. Ex: Envia alguma obrigação ate o dia em questão se não gera multa de ate 5mil que será descontado do nosso contra-cheque ate quitar tudo ou seremos demitidos por não conseguir envia a tempo.

    Concluindo: Aqui todos tem hora extra (que não são pagas)
    Mas descontam do salario se a gente falta um dia e não trazer atestado médico.

    Como procedo?

    • Equipe Ponto Rh

      Ysabelly, consulte um advogado trabalhista, seguindo às dicas do nosso artigo//www.pontorh.com.br/como-conseguir-advogado-trabalhista/

  54. Maurício Valer

    Trabalho de garçom em uma churrascaria de terça a domingo e faço dois períodos: almoço e janta. Na semana passada, faltei na sexta a noite, apesar de ter trabalhado o almoço. Nisso, o meu pagamento veio descontado o dia inteiro de serviço e mais o domingo (que trabalhamos todos eles no mês). Além do mais, não nos repassam nenhuma hora extra. Eles podem fazer isso? De alguma forma, eu não consigo entender onde eles podem fazer isso. Além do mais, pagamos sindicato.

    • Equipe Ponto Rh

      Não, Maurício. Consulte o sindicato para melhores explicações mas, geralmente, no caso eles só podem descontar o proporcional ao que não foi trabalhado.