Sites como o Twitter e o Facebook podem ser divertidos e bem fúteis, mas eles também são oportunidades viáveis para encontrar uma vaga de emprego. Vasculhando páginas, hashtags e grupos de discussão podem ajudar a lançar você para a próxima carreira em potencial.

Quer encontrar uma oportunidade de escrever em uma cidade perto de você? Basta olhar para uma hashtag no Twitter. Quer manter-se atualizado com aberturas de carreira de uma empresa? Curta a página da emprega no Facebook. Quer criar um belo currículo que vai encantar um recrutador ou gerente? Utilize o Pinterest.

Cada uma das redes sociais disponíveis terá formas diferentes para você conseguir seu próximo emprego. E seu trabalho perfeito pode ser conquistado pelas redes sociais seguindo dicas bem simples.

Como conseguir um emprego pelo Twitter?

Em 140 caracteres ou menos, o Twitter pode ajudá-lo a encontrar o seu trabalho dos sonhos. É repleto de pedidos de emprego e páginas de redes profissionais, se você sabe onde encontrá-los.

Buscas: use a barra de busca do Twitter para procurar por termos que se aplicam ao trabalho que você deseja. Para melhores resultados, digite palavras como “postos de trabalho”, “contratação” e outros detalhes que se aplicam ao seu campo e local desejado; por exemplo, “escritor” e “São Paulo”.

Hashtags: digitar #empregos e #contratação resultarão em uma infinidade de tuítes de quem busca funcionários. Os empregadores que querem lançar uma ampla rede para prospectos, muitas vezes tuitam ofertas de emprego, com hashtags que as acompanham.

Tuíte frequentemente: apesar de depender da sua escolha de carreira, tuitar é uma ótima maneira de interagir com pessoas que pensam como você em sua profissão. Siga as empresas e as pessoas nas quais você está interessado e não tenha medo de lhes enviar o tweet ocasional. Certifique-se também de manter uma conta no Twitter sempre formal e educada.

Siga os ofertadores de empregos: há dezenas e dezenas de contas no Twitter dedicadas a postar ofertas de emprego. Vá para a barra de busca e digite “empregos”, clique em “Pessoas” no lado esquerdo. Em breve você vai ver todas as contas de Twitter com “trabalhos” ou “vagas de emprego” no nome de usuário e pode alegremente pressionar o botão “Seguir”.

Como conseguir um emprego pelo Facebook?

Facebook é um rolo compressor da mídia social. E estas são as principais dicas para tentar conseguir um emprego através do Facebook:

“Curta” algumas páginas: a maioria das empresas se esforçam para dinâmicas presenças de mídia social, e Páginas do Facebook são uma ótima forma de engajamento do público, por onde você pode receber atualizações diárias sobre sua atividade. Além disso, eles provavelmente irão postar links para ofertas de emprego disponíveis.

Privado/Público: tome um profundo olhar para suas configurações de privacidade no Facebook, e certifique-se que você sabe exatamente como os outros vêem o seu cronograma. No entanto, você deve considerar a criação o seu trabalho e informações de educação públicas, permitindo que os outros vejam o seu histórico profissional.

Fique atualizado: certifique-se de todo o seu trabalho e informações de educação estão atualizados e refletem sua posição atual e experiência passada.

Adicione “Competências profissionais”: o Facebook adicionou uma parte de “Competências Profissionais” para a seção “Sobre mim”. Abaixo da seção trabalho e educação, adicione habilidades que você adquiriu, otimizando o seu apelo profissional.

Como conseguir um emprego pelo LinkedIn?

Talvez a mais óbvia de sites de busca de emprego, o LinkedIn é a rede feita para os profissionais.

Conecte-se: ao contrário do Facebook, é um pouco menos assustador se conectar com desconhecidos no LinkedIn, porque todo mundo lá está à procura de oportunidades de networking. Conecte-se a pessoas que têm carreiras nas quais você está interessado, e procure por aqueles que estão mais próximos de você. Para se inspirar, confira a parte de histórias dos membros no blog do LinkedIn, onde os usuários compartilham suas histórias de sucesso com o networking através do site.

Quadro de Empregos/Mural de empregos: não só o site lhe fornece conselhos e conexões, mas também tem um mural com ofertas de trabalho destacando as oportunidades disponíveis em quase todos os campos.

Avais e recomendações: há uma parte do seu perfil dedicado a brilhantes recomendações e endossos de seus pares. Tente obter quantas mais recomendações você puder, e a simpatia da sua página vai aumentar instantaneamente.

Compartilhe mais: de acordo com especialistas em carreiras do LinkedIn, a partilha de artigos ou o conteúdo com sua rede aumenta suas chances 10 vezes para ser contactado por um recrutador. Quando você compartilha o conteúdo, isso prova o seu conhecimento da indústria.

Liste todas as coisas: seu perfil tem 12 vezes mais chances de ser visto por um gerente de contratação, se você tem uma lista detalhada de experiência de trabalho. Quanto mais robusto o seu perfil, mais experiente e contratável você parece aos olhos do mercado.

Ganhando destaque no mercado de trabalho

Além das redes sociais aqui citadas, você também pode usar o YouTube e fazer vídeos criativos para ganhar um destaque profissional. (Foto: libraryschool.libguidescms.com)

Como conseguir um emprego pelo Tumblr?

Você pode usar o Tumblr, um vasto lugar cheio de imagens e GIFs dos mais variados, para encontrar um emprego.

Tags de busca: na barra de pesquisa, procure por termos marcados como “contratação” e “empregos”. É um pouco mais difícil separar o trigo do joio na comunidade do Tumblr, mas você ainda será capaz de encontrar uma abundância de empresas legais que anunciam vagas abertas via Tumblr.

Comece o “Tumbling”: isto é especialmente importante se você é do tipo criativo. Uma conta Tumblr em sintonia com os seus interesses, e cheia de seu próprio conteúdo original, automaticamente melhora seu único recurso para os empregadores. Além disso, um bom Tumblr pode levar a ofertas de emprego por parte dos empregadores que chegaram até suas postagens.

Como conseguir um emprego pelo Pinterest?

Sim, o Pinterest é mais do que apenas um lugar bonito para encontrar inspiração para seu casamento e deliciosas receitas.

“Pin” seu currículo: cansado do padrão, o formato de uma folha? Use uma placa Pinterest para “Pin” seu currículo. Você pode destacar certos aspectos da sua experiência e adicionar fotos e links, criando até um currículo sobre sua vida de forma extremamente criativa.

Siga páginas relacionadas a empregos: para um poço inesgotável de dicas de empregos e oportunidades, pesquise por algumas páginas e empresas que usam o Pinterest para divulgar mais sobre as vagas e ofertas.

Considerações Finais

Lembre-se que conseguir uma oferta é apenas um primeiro passo. Você ainda terá que se preparar para sua entrevista de emprego e estar pronto também para os vários “não” que irá receber. E se você tem algo a acrescentar a esta história, compartilhe nos comentários sua experiência e dicas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)