Trabalhar no estrangeiro é como ser pago para viajar. Você começa a viver com nativos, mergulhar na cultura local e aguçar suas habilidades linguísticas. Alguns felizardos são enviados no exterior por seus empregadores, enquanto outros usam meios criativos para encontrar postos de trabalho no país de sua escolha. Coloque todos os seus papéis em ordem, já que todos os países requerem autorização especial para os estrangeiros a trabalhar em seus países e mãos à obra para encontrar o trabalho fora do Brasil!

Escolha um país que lhe interessa

Colete informações a partir da embaixada daquele país e de outras pessoas que viveram ou trabalharam lá. Faça uma rede de contatos para encontrar um emprego naquele país. Se você contar para as pessoas que você está interessado em trabalhar no Japão, por exemplo, você ficará surpreso com quantos deles vão ajudá-lo a fazer conexões e contatos de trabalho

Busque opções de carreira dentro de sua empresa

Procure por atribuições de trabalho estrangeiro dentro de sua própria empresa. Esta pode ser a maneira mais fácil de trabalhar no exterior, desde o seu empregador possa garantir o seu visto de trabalho. Principalmente para lugares como os EUA, conseguir um visto pode ser a parte mais complicada de trabalhar no exterior.

Passe por um programa de trabalho no exterior, se você quer um trabalho de curto prazo

Saiba mais sobre posições em com sites de programas de intercâmbio para cargos de trabalho, trabalhos sazonais e outros. Pode não ser permanente, mas pode ser sua primeira oportunidade para fazer uma rede de contatos e assim, conseguir algo melhor mais tarde.

Benefícios de trabalhar no exterior

Trabalhar no exterior além de enriquecer seu currículo, irá enriquecer você mesmo como pessoa. (Foto: careers.maxupdates.tv)

Encontre trabalho ensinando sua língua para estrangeiros

Alguns empregos exigem um diploma de fluência, outros não. Se você tiver uma credencial de ensino, conseguir um emprego em uma escola internacional de línguas, trabalhando no exterior para ensinar sua língua a estrangeiros. Lidar com crianças de uma variedade de diferentes países pode ser divertido e desafiador, assim como adultos.

Solicitar um novo passaporte

Uma vez que normalmente leva algum tempo para um passaporte chegar, adiante seu trabalho e evite que imprevistos atrasem sua viagem.

Solicite um visto no seu consulado ou embaixada mais próxima quando você encontrar um emprego

Traga o seu passaporte, fotos contrato de trabalho ou outros documentos de seu empregador. Você também pode precisar mostrar um atestado médico e uma verificação de antecedentes criminais. Para os alunos, os vistos são bastante fáceis de obter. Se você está à procura de emprego a tempo integral, você precisará de um visto de trabalho, o que normalmente só está disponível através de um pedido colocado pelo empregador, oferecendo-lhe a posição.

Organize seu tempo

Permita tempo suficiente para obter o seu visto e papéis de trabalho. Eles pode levar de alguns dias a seis meses, dependendo do país.

Dicas gerais

Confira os anúncios de emprego em jornais do país onde você procura trabalhar. Muitos expatriados acabam por trabalhar como freelancer, fotógrafos ou jornalistas. Estes trabalhos parecem românticos, mas podem ser um grande desafio.

Não se esqueça de pagar impostos no país onde trabalha. Se você trabalhar no estrangeiro sem o visto adequado, corre o risco de deportação, multas e falta de proteção legal.

Sobre os países que proporcionam as melhores condições, Canadá e Austrália são mais fáceis de conseguir um visto de trabalho. Já EUA, Inglaterra e países da União Europeia podem ser um pouco mais difíceis. Países africanos podem ser uma excelente opção, desde que você esteja disposto a passar pelas dificuldades de trabalhar em países menos desenvolvidos. A experiência pode valer a pena.

7 comentários para “Como conseguir um emprego fora do Brasil?”

  1. Edilson

    Olá gostaria muito de trabalhar fora do Brasil. Um país que gostaria muito de morar e Portugal.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Você já está aprendendo uma segunda língua? Mesmo em países que falam português, o aprendizado de uma língua estrangeira é quase que uma obrigação para conseguir um bom emprego.

      Responder
    • Clea Maria de Lima

      Amo a Holanda, mais também poderia trabalhar em Portugal e em Italia, ou melhor eu quero é trabalhar foro do Brasil, não suporto mais viver aqui passando necessidades…
      Um abraço
      Cléa Maria

      Responder
  2. Thiago Mendes

    Sou engenheiro agrônomo e gostaria de trabalhar fora do Brasil, de preferência nos EUA ou Austrália porque tenho inglês intermediário e por isso gostaria de ganhar a fluência na língua. Apesar de ser engenheiro trabalho na área comercial e estou me especializando para um dia dirigir uma empresa. Qual seria o primeiro passo para conseguir um bom emprego no exterior e morar por lá por um tempo?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      O melhor começo Thiago, é ficando fluente no inglês. Nosso artigohttp://www.palpitedigital.com.br/wp/2015/07/03/qual-melhor-escola-ingles-como-escolher/ pode te ajudar nisso. Depois disso, basta seguir às dicas deste artigo.

      Responder
  3. Fausto Araujo

    Boa tarde,

    Estou planejando buscar uma oportunidade no exterior no próximo ano. Estou pesquisando possíveis empresas na cidade que busco. Adicionei alguns profissionais de RH destas empresas no Linkedin.
    Eu gostaria de preparar meu portfolio e competências com foco nestas empresas. É Considerado de bom tom perguntar com tanta antecedência quais são as características e domínios que eles buscam em seus profissionais? Ou pode ser considerado “afobamento”?

    Obrigado

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Nem um pouco, Fausto. É Até uma boa característica perguntar o que eles buscam em profissionais, para que você também faça cursos voltados para isso, por exemplo.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)