Como é o curso de comércio exterior? O que faz?
Os negócios no mundo digitalmente conectado de hoje são cada vez mais globais e muitos graduados em Comércio Exterior trabalham em vários setores. Descubra para onde o diploma pode levá-lo e se esta é a carreira que vai te tornar uma pessoa mais realizada na vida.
Opções de trabalho no comércio exterior
Os trabalhos diretamente relacionados ao seu diploma incluem:
Mediador
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
Cientista de dados
Auditor externo
Trader Finaneiro
Oficial de Recursos Humanos
Executivo de Marketing
Leia também
Executivo de vendas
Gerente da cadeia de suprimentos
Empregos em que seu diploma seria útil incluem:
Oficial de conformidade
Advogado de custos
Marketing Digital
Gerente financeiro
Consultor de gerenciamento
Planejador de mídia
Consultor de Assuntos Públicos
Consultor de recrutamento
Lembre -se de que muitos empregadores aceitam inscrições de graduados com qualquer área, portanto, não restrinja seu pensamento aos empregos listados aqui.
Experiência de trabalho com comércio exterior
Um diploma em Comércio Exterior prepara você para uma carreira global e diversificada, com oportunidades em muitos setores e indústrias. Os empregadores normalmente esperam que os graduados tenham experiência de trabalhar em um ambiente de negócios, por isso é uma boa ideia realizar alguma experiência relevante antes de se formar.
Se você deseja se especializar em Comércio Exterior ou esperar ingressar em uma empresa global, é aconselhável mostrar um interesse claro em diferentes culturas. O voluntariado e até viajar para o exterior o ajudará a demonstrar isso, assim como a capacidade de falar um idioma estrangeiro.
No entanto, lembre-se de que o Comércio Exterior nem sempre exigem que você se baseie no exterior, com a maioria das empresas de comércio eletrônico e digital tendo uma base internacional de clientes.
Realizar um ano de sanduíche no exterior ou ensinar inglês como segunda língua ajudará você a se destacar para os empregadores globais.
Procure canais e descubra mais sobre experiência de trabalho e estágios.
Onde arrumar um emprego em comércio exterior?
Os graduados em Comércio Exterior geralmente se juntam aos empregadores em setores intimamente relacionados ao assunto, como marketing, RH, finanças e vendas.
Os empregadores comuns incluem:
Bancos
Consultorias de gerenciamento
Agências de recrutamento
Empresas de tecnologia.
Os empregadores globais e internacionais são frequentemente, mas certamente nem sempre, com sede em grandes cidades, com Londres oferecendo o maior número de vagas internacionais de pós-graduação.
As empresas internacionais geralmente têm sites independentes de carreiras e vale a pena seguir as de interesse por suas contas de mídia social (especificamente Twitter e LinkedIn).
Encontre informações sobre os empregadores em contabilidade, bancos e finanças, negócios, consultoria e gerenciamento e marketing, publicidade e relações públicas.
Habilidades para o seu curso currículo em comércio exterior
Um bom curso de comércio exterior incluirá matérias como economia, administração, psicologia, línguas, e sociologia, ajudando a entender melhor o mercado global. Muitos cursos já estão incluindo aulas sobre tecnologia e inovações, o que ajuda a formar alunos mais preparados para as mudanças que o mercado está sofrendo.
Além de apresentá-lo aos negócios em diferentes países e culturas e ensinar as matérias básicas, um diploma em negócios internacionais fornece uma série de habilidades sob demanda, como:
Apreciação das diferenças culturais
Comunicação com diferentes públicos
Pensamento crítico
Planejamento e gerenciamento
Solução de problemas
Pesquisa e análise
Muitos cursos de Comércio Exterior incentivam estudos internacionais ou experiência de trabalho, para que você também possa demonstrar habilidades transferíveis, como aprender um novo idioma, flexibilidade, consciência cultural e curiosidade.
Graduação e especialização em comércio exterior
Alguns graduados em Comércio Exterior optam por estudar um Mestrado em Administração de Empresas (MBA), embora a experiência de trabalho seja normalmente esperada antes de iniciar um desses programas.
Estudar ou treinar no exterior é uma escolha popular para graduados em Comércio Exterior, pois fornece exposição adicional a diferentes países e culturas. Você pode optar por estudar um campo específico dentro dos negócios, principalmente para campos especializados, como inovação ou marketing digital.
Os empregadores costumam declarar sua qualificação profissional preferida, por isso vale a pena pesquisar isso.
Comércio Exterior: salário
O salário médio para profissionais de comércio exterior é de 3 a 4 salários mínimos. Com especializações e mais experiência na carreira, é possível aumentar consideravelmente este salário, principalmente quando o profissional trabalha por conta própria.
Ficou alguma dúvida? O que acha dessa carreira? Deixem suas participações nos comentários abaixo.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como e quem pode fazer intercâmbio profissional?
Processos gerenciais: o que faz? Qual o salário?
10 profissões para trabalhar viajando
O que é PIS ativo?