Em um ambiente de negócios em que a globalização se realiza, o comércio internacional tem experimentado um crescimento significativo ao longo das últimas décadas. Uma vez que a economia global é tão interligada, é possível para você obter oportunidades de trabalho no exterior. Quer se trate de uma oferta de emprego, uma vaga da sua empresa no exterior, a sequência de um sonho ou cumprimento de um desejo de experimentar uma cultura diferente, a realidade de se mudar e viver no estrangeiro é muitas vezes agridoce.

Quaisquer sejam suas razões, aqui estão as realidades de trabalhar no exterior para você pesar se deve ou não tentar esta experiência.

Saudades de casa no exterior

Talvez a parte mais difícil de viver e trabalhar longe de casa é quando a saudade bate. Quando você está longe, você sente falta de ser parte da vida de seus amigos e parentes. Você pode ter lido histórias de pessoas não terminando seus contratos de trabalho no exterior simplesmente porque se tornou insuportável ficar longo. Isso acontece. No final do dia, a questão é, o quão importante é esta experiência e oportunidade para você? Vai permitir-se sentir saudades de casa e apenas jogar tudo fora para ir para o exterior?

Fazer novos amigos no exterior

Enquanto você trabalha no exterior, você começa a conhecer as pessoas do seu novo local de trabalho, o seu novo bairro ou talvez sua nova escola. Esses novos amigos lhe fornecem novas perspectivas já que são criados em uma cultura diferente. Ao mesmo tempo, pode ser necessário se adaptar à sua cultura um pouco para se comunicar melhor com eles.

Aprender uma língua estrangeira

A menos que você se mude para um país que fale o português, aprender um novo idioma é uma necessidade, se você quer ser capaz de se comunicar com os moradores. Imagine como seria divertido para os seus colegas de trabalho falar com você na língua nativa e depois ouvi-los responder na mesma língua? Você também pode explorar a área com confiança, se você pode ler e entender o que os sinais estão dizendo.

A experiência de viver no exterior

As histórias que você experiência no exterior vão ajudar a moldar sua própria aventura pessoal, especialmente se você trabalha em uma empresa internacional. Seus colegas de trabalho, sem dúvida, têm histórias novas e interessantes para contar, a maioria das quais irá certamente ajudá-lo a aprender uma coisa ou duas sobre a história de cada um. Dessas histórias você terá uma visão divertida de sua nova vida quando compartilhando com a família e amigos ao voltar para casa.

Crescimento Pessoal e Profissional no exterior

Estar em um lugar que está longe de sua casa pode fazer você crescer rápido. Com ninguém a não ser você mesmo em quem confiar, você tem que acelerar e enfrentar os desafios de viver e trabalhar no estrangeiro. Não há mais pais para ajudar a cozinhar refeições, lavar a sua roupa, ou acordá-lo pela manhã.

Você também precisa se ​​adaptar a trabalhar com pessoas de diferentes culturas, a ética do trabalho e atitudes que podem ser muito diferentes da sua ou você mesmo. A tendência é encontrar as coisas como difíceis no trabalho. Quanto mais cedo você aceitar o fato de que você precisa acelerar o seu crescimento pessoal e profissional, melhores são suas chances de subir na carreira.

Exclusividade do trabalho no exterior

Seja por sua empresa ou por outra forma qualquer, trabalhar no exterior não é para todos mas, com certeza, é uma experiência única de vida. (Foto: blogs.dal.ca)

Cuidado com a decisão de ir para o exterior

As escolhas que você fizer vão decidir o tipo de futuro que você tem no exterior. Tenha certeza de planejar e tomar decisões com cuidado.

Em um mercado profissional cada vez mais competitivo, estamos todos à procura de que uma habilidade ou que uma experiência que realmente nos dá vantagem, mas você pode não ter considerado algumas bem na frente de seu nariz.

Lembre-se de todos aqueles artigos interessantes sobre a China que você lê nas revistas? Como sobre os anos de espanhol que você estudou na faculdade, mas nunca usou? Dê uma olhada para todas as possibilidades, coisas para observar, se decidir para ir ao exterior. Algumas das razões para ir ao exterior podem ser mais importantes do que outras. Mas para pesar bem e com cuidado se você deve ir ou não, alguns elementos devem ser considerados acima de todos os outros.

Uma experiência diferente. Às vezes você apenas tem que agitar as coisas. Quando você está no seu mais desconfortável, você pode aprender mais sobre si mesmo e sua carreira. Porém, tem outras pessoas que não se sentem bem saindo da zona de conforto e podem voltar destruídas dessa mudança. O que não deixa de ser um grande aprendizado.

Carreira. Enquanto a comunidade global se aproxima, as empresas estão buscando candidatos com diversificada experiência internacional enquanto eles tentam invadir outros mercados. Ter experiência prática em outro país pode te colocar em um papel de liderança quando você retornar, por exemplo, estabelecendo conexões mais fortes com o país de onde você retornou.

Mercados inexplorados e Oportunidades. Se você possui seu próprio negócio, você pode ser surpreendido por quão inestimável a sua educação ocidental e mentalidade é em outros países. Muitas vezes o seu conjunto de habilidades serão aplicadas de uma forma muito diferente, o que lhe dá novas oportunidades para aperfeiçoar e fortalecer essas habilidades.

Tradições de negócios podem ser diferentes. Isto pode parecer óbvio, mas muitas práticas de negócios, especialmente nos países em desenvolvimento, podem parecer um pouco duvidosas para você. Mesmo negócios muito legítimos podem ocorrer em lanchonetes ou casas de massagem, por isso descubra onde você está se metendo .

Sua reputação. Os profissionais de negócios em outros países pode ser muito menos tolerante a gafes do sexo feminino. Esteja preparado para se misturar com as normas culturais e outros costumes em reuniões e apresentações. O que pode ser completamente aceitável em seu país, pode ser visto como desrespeitoso noutro local.

Conviver apenas com brasileiros. Apesar do fato de que seria muito mais confortável de se associar com falantes de português ou apenas brasileiros, o motivo de se mudar para outro país está em desfrutar de coisas novas e conhecer completamente novas pessoas, seja através de negócios, networking, ou grupos sociais. Tente interagir com outros profissionais locais. Suas perspectivas e experiências vão te ajudar de formas inimagináveis.

Você já trabalhou no exterior? Como foi a experiência? Está pensando em ir ao exterior? Compartilhem suas histórias nos comentários abaixo e ajude mais pessoas a decidirem se devem ou não ir ao exterior para uma vaga de trabalho.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)