Enquanto o mundo se tornou mais globalizado, mais brasileiros passaram a trabalhar para organizações multinacionais. Trabalhar para uma empresa global oferece algumas vantagens para você em comparação a trabalhar para uma empresa nacional, mas também pode levar a alguns desafios. Embora cada empresa global seja diferente, é possível pesar os prós e os contras de uma cultura global antes de aceitar um trabalho com uma empresa multinacional .

Oportunidades de carreira em multinacionais

Trabalhar para uma empresa maior oferece mais oportunidades de emprego. Uma empresa multinacional fornece acesso a postos de trabalho em todo o mundo, em muitos casos. Um profissional de marketing pode ter a oportunidade de se transferir para posições na Europa, Ásia ou em outros locais onde a empresa tem escritórios. Certos trabalhos também estão disponíveis em uma multinacional que não existem em empresas nacionais. Tradutores, representantes internacionais de vendas e posições de gestão de divisões estrangeiras são exemplos.

Diversidade nas multinacionais

Naturalmente, o nível de apreciação que você tem para a diversidade impacta bastante na escolha, seja para mais ou para menos. Mas ambientes multinacionais normalmente lhe proporcionam uma experiência mais ampla de trabalhar com pessoas de diferentes origens étnicas e raciais, especialmente se você viaja ou trabalha com colegas de diferentes partes do mundo. Você tem a chance de aprender diferentes culturas e diferentes perspectivas enquanto você experimenta a diversidade ao longo do tempo.

Carreira em multinacional

Ao pensar no trabalho em uma multinacional, pense nos rumos que você pretende dar a sua carreira antes de dar seus primeiros passos. (Foto: (Foto: orgycultdcart.blogspot.com)

Obstáculos da cultura organizacional das multinacionais

A cultura organizacional inclui as normas e valores comuns em uma empresa que impactam o moral geral da força de trabalho. Enquanto as empresas globais podem certamente ter uma cultura positiva, a construção de valores compartilhados se torna muito mais difícil com uma força de trabalho espalhada por vários países. O passado das pessoas muitas vezes influenciam seus valores. Por exemplo, empresas com origem norte americana tendem a ter uma orientação de trabalho relativa ao tempo de trabalho muito forte, mas culturas latino americanas muitas vezes promover relacionamentos e flexibilidade em relação a horários. Tais diferenças podem criar conflitos entre os trabalhadores e tornar difícil para os recursos humanos implementar sistemas eficazes de construção de cultura.

Conflitos e desafios do trabalho em uma multinacional

Muitos funcionários de uma empresa global têm colegas de profissão e até mesmo colegas de departamento com base em diferentes países. Os profissionais de marketing podem colaborar com seus pares em cada país, por exemplo. Esta configuração pode aumentar a propensão para conflitos interpessoais e de equipe. Conversas e colaboração muitas vezes ocorrem por meio da tecnologia, o que pode diminuir o ritmo de interação e levar a mal-entendidos contextuais na comunicação. Você pode ter que esperar para obter uma resposta ou feedback sobre uma campanha de marketing global.

Considerações Finais

Trabalhar em uma multinacional significa fazer parte de uma cultura global, algo que não está mais preso a apenas um país, um lugar. É importante que você procure pesar todas as possibilidades dentro de uma empresa multinacional. Estas empresas tendem a exigir muito de seus trabalhadores e você tem que estar preparado para atingir e responder a estas metas e exigências da empresa. A escolha, no fim das contas, fica a seu cargo e suas preferências pessoais para sua carreira.

Você já trabalhou em uma multinacional? Como foi para você? Compartilhe nos comentários sua experiência.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)