Quais são os valores da empresa? Com exemplos!
Valores da empresa (ou valores centrais) são as crenças fundamentais que sua equipe detém. Eles são seus princípios orientadores que ajudam sua equipe a trabalhar melhor juntos para objetivos comuns.
Neste artigo, vamos explorar por que os valores da empresa são importantes, como defini-los e ver alguns exemplos.
Por que os valores da empresa são importantes?
Quase toda organização de sucesso tem um forte valores da empresa que são compartilhados e vividos pela maioria da equipe. Estudo após estudo mostra que as empresas com fortes valores da empresa têm melhor desempenho financeiro, clientes e satisfação dos funcionários, e crescer mais rápido.
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Além disso, os funcionários querem trabalhar com as organizações que se alinham, valor – sábio. Organizações orientadas por missão estão em ascensão. E valores desempenham um papel essencial aqui.
Como os valores da empresa aumentam a produtividade?
Abaixo estão as 5 razões mais importantes para definir os valores da empresa.
1. Ajuda a equipe a tomar decisões
Bons valores ajudam seus funcionários a orientar todas as decisões da organização. Cada projeto ou atividade deve suportar o teste de valores. Em outras palavras, quando perguntado, “vivemos nossos valores, tornando essas ações (ou evitamos essas decisões)?”.
Ter valores claros ajudam seus membros da equipe a saberem o que você representa, o que é o “porquê” organizacional ” Quais ações são encorajadas e o que deve ser evitado. Isso é especialmente verdadeiro em tempos difíceis. Com muitos desafios ambientais, sociais, tecnológicos e de privacidade, uma orientação constante é vital.
2. Alinhe sua equipe
É mais fácil comunicar o maior propósito com valores compartilhados. Aumenta o alinhamento da equipe, reduz as decisões de desperdício e ineficazes e, portanto, melhora o desempenho.
Equipes sem valores compartilhados da empresa têm comunicação inconsistente, que causa confusão e insegurança. Definir valores claros da empresa, seja consistente na comunicação e alinhe sua equipe.
3. Melhore a motivação
Equipes com valores explícitos e missões são mais envolvidas e motivadas. Quando você sabe quais são seus valores, você sabe qual comportamento é encorajado. Então é mais fácil para você entender o que é exigido de você. Você se sente mais seguro e motivado a trabalhar em direção a objetivos comuns no ambiente de segurança psicológica.
4. Comunique os princípios aos clientes
Os clientes escolheram empresas que compartilham seus valores. Os valores principais ajudam a educar os clientes e ajudam-nos a entender o que sua organização representa. Nesse caso, eles se associarão não apenas com sua empresa, mas com o propósito mais alto que você traduz. Esses clientes são muito mais leais e espalharão a palavra sobre você e sua causa.
5. Contrate as pessoas certas
Valores claros ajudam a garantir que novas pessoas sejam um bom ajuste organizacional. Os valores principais desempenham um papel essencial na atração, recrutamento e retenção de profissionais talentosos.
O trabalho remoto e distribuir torna mais fácil do que nunca trabalhar de qualquer lugar do mundo. Então os candidatos comparam sua empresa com os jogadores globais, não apenas locais. E os valores principais são um dos métodos cruciais para comunicar sua marca e atrair as pessoas certas.
Nota: De qualquer forma, não queremos dizer que ter valores da empresa tornará sua organização bem-sucedida. É de longe não o único fator, mas um dos muitos importantes.
Valores da empresa: exemplos
Aqui estão alguns casos dos valores da empresa, formam as organizações mais bem sucedidas. Use as ilustrações para inspiração e orientação, mas nunca copie-as cegamente, porque você não receberá nenhum benefício ao copiar.
1. Airbnb.
Vença a missão – Estamos unidos com a nossa comunidade para criar um mundo onde qualquer um pode pertencer a qualquer lugar.
Seja um anfitrião – Estamos cuidando, abrimos e encorajando a todos que trabalhamos.
Abrace a aventura – Somos impulsionados pela curiosidade, otimismo e a crença de que cada pessoa pode crescer.
Seja um empresário serial – Estamos determinados e criando na transformação de nossas ambições ousadas em realidade.
“Guiada por nossos quatro valores centrais, atenderemos aos desafios de forma criativa e com o apoio da nossa comunidade global”.
2. Salesforce
Confiança – Nada é mais importante que os relacionamentos confiáveis que temos com todos.
Sucesso do cliente – Nosso crescimento é baseado no sucesso mútuo.
Inovação – Pensando de forma diferente é em nosso DNA.
Igualdade – Respeito e valorizamos pessoas de todos os fundos.
“Nós nos inspiramos e a indústria através dos nossos valores. Esses são os valores que esperamos que todos em nosso Ohana defendem”.
3. Netflix.
Julgamento – você toma decisões sábias apesar da ambiguidade.
Comunicação – Você é conciso e articulado em fala e escrita.
Curiosidade – Você aprende rapidamente e ansiosamente.
Coragem – Você diz o que você pensa, quando é do melhor interesse do Netflix, mesmo que seja desconfortável.
Paixão – Você inspire os outros com sua sede de excelência.
Altruísmo – Você procura o que é melhor para a Netflix, em vez do que é melhor para si mesmo ou para o seu grupo.
Inovação – você cria novas ideias que são úteis.
Inclusão – você colabora efetivamente com pessoas de diversas origens e culturas.
Integridade – Você é conhecido por franqueza, autenticidade, transparência e não-política.
Impacto – você realiza quantidades incríveis de trabalho importante.
“É fácil escrever valores admiráveis; é mais difícil vivê-los. Queremos que todos se ajudem ao viver os valores e a manter um ao outro responsável por serem modelos”.
4. Zappos
Entregar o serviço.
Abraçar e impulsionar a mudança.
Criar diversão e uma pequena estranheza.
Ser aventureiro, criativo e de mente aberta.
Buscar crescimento e aprendizagem.
Construir relacionamentos abertos e honestos com comunicação.
Construir uma equipe positiva e espírito familiar.
Fazer mais com menos.
Ser apaixonado e determinado.
Ser humilde.
“Na Zappos, nossos 10 valores principais são mais do que apenas palavras, são um modo de vida. Sabemos que as empresas com uma cultura forte e um propósito maior funcionam melhor a longo prazo.”
5. Google
Concentre-se no usuário e tudo mais seguirá.
É melhor fazer uma coisa realmente, muito bem.
Rápido é melhor que lento.
Democracia nas obras da web.
Você não precisa estar na sua mesa precisar de uma resposta.
Você pode ganhar dinheiro sem fazer o mal.
Há sempre mais informações lá fora.
A necessidade de informações atravessa todas as fronteiras.
Você pode ser sério sem terno.
Ótimo apenas não é bom o suficiente.
“Nós primeiro escrevemos essas 10 coisas quando o Google tinha apenas alguns anos. De tempos em tempos, revisitamos essa lista para ver se ainda é verdadeira. Esperamos que isso faça – e você pode nos manter a isso.”
6. Starbucks.
Criar uma cultura de calor e pertencimento, onde todos são bem-vindos.
Agircom coragem, desafiando o status quo e encontrando novas maneiras de aumentar nossa empresa e uns aos outros.
Estar presente, conectando-se com transparência, dignidade e respeito.
Entregar o nosso melhor em tudo o que fazemos, nos mantendo responsáveis pelos resultados.
“Com nossos parceiros, nosso café e nossos clientes em nosso núcleo, vivemos nossos valores”. (fonte)
Os valores são essenciais para construir uma forte cultura da empresa, alinhar sua equipe e ajudá-los a tomar as decisões certas. No entanto, a execução é ainda mais crítica aqui. Não importa quão grande sua empresa valorize, em primeiro lugar, viva por eles levam com um exemplo, coloque-os antes do lucro e nunca deixe-os de lado.
Não se esqueça de reconhecer seus membros da equipe por abraçar os valores da empresa. Outros membros da equipe seguirão, e você criará uma organização robusta e duradoura.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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