Independentemente de você operar uma empresa fora de sua casa ou de telefonar ocasionalmente, você provavelmente já enfrentou algum problema com a multidão de distrações e tentações que um escritório doméstico oferece.

Obviamente, há benefícios em trabalhar em casa: tempo de viagem reduzido, economia de combustível e refeições, o conforto de trabalhar de pijama (ok, tente evitar esse).

De fato, trabalhar em casa pode realmente resultar em maior produtividade. Pode haver distrações, no entanto. O cachorro quer sair. A roupa precisa ser lavada. Seus filhos / outras pessoas importantes / vizinhos não entendem o conceito de que trabalhar em casa ainda está funcionando e você encontra um tempo dividido entre realmente fazer as coisas e tentar evitar interrupções.

Como você pode tornar seu escritório em casa o espaço mais produtivo possível?

Configure seu trabalho home office para a produtividade

Não seria incrível ter um escritório enorme com portas de carvalho maciço, impenetrável pelo mundo exterior, com uma mesa gigante com vista para um lago tranquilo, ou talvez um monte de salgueiros chorando, perturbado apenas pelos cervos que brincavam nos troncos.

Ok, é provável que isso não aconteça para a maioria das pessoas, mas você ainda pode projetar seu escritório em casa com a produtividade em mente.

Tente ficar fora das áreas traficadas e encontre um canto tranquilo da casa, se possível. Pinte seu espaço com uma cor suave que você gosta (o verde deve ser ótimo para produtividade). Verifique se o seu espaço tem uma janela, a menos que você goste da sensação de trabalhar em uma caverna. Coloque plantas ou uma pequena fonte fora dessa janela, se possível, para dar a si mesmo algo que não distraia e que seja tranquilo de se olhar. Crie espaço suficiente para que você possa ter tudo o que precisa para realizar seu trabalho com facilidade.

Funcionamento do home office

O home office precisa ser bem feito para que a produtividade seja atingida. (Foto: Forbes)

Mantenha suas distrações à mão ao trabalhar de casa

Você precisará de quebra de cérebro de vez em quando. Talvez seja um livro, um aplicativo de jogo no seu telefone ou um instrumento musical favorito – escolha sua arma. Mantenha-o por perto para que você possa se recompensar com intervalos curtos, mas esconda-o fora de vista. Você não quer ser constantemente tentado e se vê encarando-o ansiosamente, em vez de trabalhar.

Fique confortável no trabalho remoto

Não é tão confortável que você está dormindo mais do que trabalhando, lembre-se. Mas é muito difícil ser uma pessoa focada e produtiva quando você está constantemente se esforçando para ver a tela do computador ou esfregando suas costas doloridas.

Invista em uma boa cadeira de escritório e verifique se está sentado em uma posição ergonomicamente correta em sua mesa. Se você ficar realmente desconfortável sentado demais, tente uma mesa para trabalhar pé em um canto da sala. Não gosto muito deles, mas algumas pessoas juram por isso.

Pequenas coisas como uma tela anti-reflexo para o seu computador podem aumentar seriamente o seu nível de conforto, permitindo que você se concentre em realizar seu trabalho.

Invista em equipamentos leves para exercícios

Pegue um conjunto de faixas de resistência, pesos leves ou até mesmo uma esteira pequena ou uma máquina de step e mantenha-a no espaço do escritório. Fazer pequenos intervalos para o exercício pode ajudá-lo a mudar de marcha, reorientar e reenergizar conforme necessário ao longo do dia. Sem mencionar – é apenas bom para você. Sua cabeça e coração (e costas, ombros e joelhos …) agradecerão por este.

Reduza a bagunça implacavelmente e frequentemente

As coisas têm o hábito de colecionar nos escritórios domésticos … todo tipo de coisa – especialmente se você tem filhos.

Crie o hábito de limpar o seu escritório em casa de pilhas de papel, livros meio lidos, xícaras de café, bugigangas e tudo o que estiver ocupando espaço e não servindo a nenhum propósito.

Resista ao desejo de usar esse espaço como armazenamento – e lute contra qualquer outra pessoa em sua casa que veja aquele espaço limpo e agradável como uma casa em potencial para aquelas caixas de roupas velhas e livros que são preguiçosos demais para levar ao porão. Você não pode seguir seu ritmo de trabalhar em casa com uma mentalidade clara e focada quando está cercado por lixo.

Faça uma pausa para os olhos

Parece pequeno, mas você ficaria surpreso com a diferença que isso pode fazer! É difícil lembrar de fazê-lo regularmente, então faça um esforço real aqui e veja como funciona para você.

Reduza o cansaço visual seguindo a regra 20-20-20. A cada vinte minutos, pare de olhar para a tela. Olhe para algo a 20 metros de distância e segure-o por 20 segundos. Seus olhos vão agradecer.

Trabalhe com propósito

Faça uma lista de tarefas que você precisa concluir todos os dias e siga à risca. Verifique se tudo o que você precisa para realizar seu trabalho está disponível para você, seja no escritório ou no computador. Cruze os itens da lista à medida que avança. Tenha uma meta em mente para que tudo seja realizado na ordem mais produtiva.

Seja duro com as pessoas que te distraem

Pode haver pessoas em sua vida que, por mais que você tente lembrá-las gentilmente, simplesmente não entendem – que trabalhar em casa ainda significa trabalhar!

Seja um vizinho falador, ou um amigo que apenas gosta de aparecer ou sua sogra ligando incessantemente, ensine-se a desengatar educadamente, mas com firmeza. Não atenda o telefone ou a porta; é realmente tão simples assim. Depois que você informar as pessoas sobre seu horário de trabalho e sua indisponibilidade, não será necessário pedir desculpas por não estar disponível por algo que não seja uma emergência real de cinco alarmes.

Se você não definir seus limites, ninguém fará isso por você.

Vista-se como um adulto

É um mau hábito descer as escadas com sua cueca e camiseta, pegar uma xícara de chá e indo direto para o computador. Você pode tomar banho depois, certo? Talvez no próximo intervalo…

Não faça isso. Forçar-se a levantar e se preparar para um dia de trabalho regular, todos os dias. Você se distrairá, perderá a noção do tempo e entrará em pânico quando, de repente, precisar se preparar para uma vídeo chamada ou realmente ir a algum lugar. Além disso, há algo em vestir a peça que faz você se sentir mais profissional e pronto para enfrentar seu trabalho da maneira mais produtiva possível.

Sério, coloque as calças.

Como vocês produzem mais em casa? Quais estratégias usam para aumentar a produtividade do home office?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)