O minimalismo está retornando com toda força. Hoje ele descreve um movimento de massas de pessoas que procuram se reconectar com o que importa e descartar os excessos de posses, comportamentos e escolhas que impedem o caminho mais limpo. A aplicação desta perspectiva ao local de trabalho pode colocar os objetivos no centro do palco, reduzindo o estresse e aumentando a eficiência.

Constantemente bombardeados pela cultura do consumidor e bombardeados pelo estilo de vida consumista de hoje, várias pessoas estão pisando nos freios e tentando se reconectar com as coisas que realmente importam. Esses minimalistas querem limpar a desordem e as distrações que os impedem de se concentrar nas coisas que acham mais importantes.

Esta visão mais limpa do mundo parece ser um sopro de ar fresco e pode ser aplicada ao local de trabalho moderno, que muitas vezes é percebido como um entulho de papelada, listas de tarefas intermináveis ​​e distrações.

Para te ajudar a começar no ambiente de trabalho minimalista, listamos cinco áreas da vida profissional e como o conceito de minimalismo pode ajudar a afastar as coisas que estão sufocando sua eficiência e atrapalhando seus objetivos:

Minimalismo na mesa de trabalho

A pesquisa associou distrações visuais aos níveis de estresse. Então, nossas próprias mesas podem acabar nos estressando. Considere a confusão com a qual nos cercamos: desde os papéis diários até lembretes de anotações, ornamentos de mesa e itens pessoais. Ao limpar esses itens, você pode achar que sua mente se sente mais limpa também. Para conseguir isso, selecione os itens em sua mesa com cuidado. Mantenha os itens essenciais do dia-a-dia, mas evite coisas que o distraem. Estudos também mostram que ter uma planta na sua mesa pode aumentar a produtividade. No entanto, não deixe isso se tornar outra distração e escolha plantas de baixa manutenção, como suculentas, para que você não adicione os cuidados à sua lista de tarefas.

Minimalismo no trabalho

Uma área de trabalho minimalista ajuda na sua produtividade e reduz consideravelmente seu estresse visual. (Foto: Career & The City)

Como ser minimalista nas roupas de trabalho?

Ame ou odeie, usar um uniforme pode ser uma ferramenta de grande eficiência. Ao usar a mesma roupa todos os dias você se livra da indecisão de escolher o que usar. Mesmo decisões menores como estas contribuem para a “fadiga das decisões”. Esta frase descreve como quanto mais decisões uma pessoa tem que fazer, menor será a qualidade da tomada de decisões do indivíduo ao longo do tempo. Então, ter um uniforme para seu trabalho fará você economizar o poder do cérebro para escolhas mais importantes mais tarde. Além disso, mesmo se você trabalha em casa, colocar um conjunto designado de roupas de trabalho ajuda a levar sua mente ao modo de trabalho para iniciar a produtividade.

Aumentando a produtividade com o minimalismo de software

No mundo digital de hoje, contamos com uma grande variedade de aplicações de software, ferramentas e sistemas. Alguns destes são essenciais. No entanto, outros podem ter funções sobrepostas ou simplesmente ser formas de trabalho herdadas. Alternar entre aplicativos, pesquisar arquivos e fazer login e sair de diferentes contas, todos acabam com sua produtividade. Considere se todas essas ferramentas são realmente úteis ou se uma configuração mais simples pode ser usada para alcançar o mesmo resultado. Desta forma, você pode reduzir a sua área de trabalho digital e agilizar seu funcionamento.

Recursos minimalistas para o ambiente profissional

O trabalhador de escritório típico imprime 6.000 páginas por ano, mas quantas delas são descartadas rapidamente ou ainda desordenam nossas mesas? Muitos de nós circulam automaticamente os folhetos nas reuniões, ou imprimem documentos para nossos registros que ficam ociosos em gavetas. Nossos colegas provavelmente não nos agradeceriam por confundir suas mesas. Antes de enviar itens para impressão, considere se as cópias impressas são essenciais ou mesmo úteis. Se não, vá para a abordagem sem papel e guarde uma cópia digital ou circule cópias após a reunião. Além de cortar a desordem, isso reduz os resíduos o que é útil para o meio ambiente e gera economias para um negócio.

Atividades minimalistas no trabalho

Por que você faz as coisas do jeito que você faz? Se a resposta for “porque é assim que sempre fiz isso”, então pode ser hora de dar uma nova aparência. Considere está história: um funcionário substituiu um diretor que deixou inesperadamente a empresa. Ele herdou um relatório maciço que era distribuído todas as semanas há 20 anos para centenas de executivos. Um dia, o funcionário substituto parou de enviar o relatório. O resultado é que apenas uma pessoa ligou para perguntar sobre o relatório. O que tirar dessa história é que você deve sempre se perguntar se suas tarefas do dia-a-dia são verdadeiramente necessárias. A maneira como você faz as coisas deve apoiar seus objetivos. Se o que você está fazendo não está ajudando você a alcançá-los, então pode haver uma abordagem mais minimalista.

Como vocês se tornaram mais minimalistas no trabalho? O que recomendariam para quem quer ser mais minimalista profissionalmente?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)