Como fazer um relatório de trabalho?
Seu chefe está fora do escritório por um longo período e pediu que você preparasse um relatório sobre um projeto que está sendo executado ou talvez você seja responsável por preparar um relatório mensal para o seu supervisor sobre a produtividade do seu departamento. Independentemente do cenário, fazer o seu trabalho de casa, entender o que o seu supervisor está procurando em um relatório, e completando-o com precisão e dentro no cronograma, você pode produzir um relatório que seu supervisor apreciará como informativo e útil.
Como fazer um relatório técnico de trabalho: estabelecendo o formato
Estabeleça com seu supervisor o formato preferido para seus relatórios. Alguns chefes querem apenas uma página curta e em tópicos, enquanto outros exigem que você apresente uma longa e detalhada discussão de cada tópico. Além disso, pergunte como ele quer que o relatório seja enviado, seja eletronicamente ou em cópia impressa, e com que frequência ele espera que você prepare um relatório. Faça perguntas ao seu chefe ou supervisor para que fique bem claro o formato. Peça que ele envie recomendações por escrito ou por email.
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O relatório simples pronto deve apresentar as informações como foram solicitadas
Use o formato que seu chefe solicitou para apresentar informações importantes relacionadas ao assunto Um relatório periódico, como números de vendas semanais ou status mensal do projeto, pode ser apresentado em um formato de um simples memorando, com as alterações dos relatórios anteriores destacadas. Os relatórios sobre eventos únicos, como viagens para uma conferência ou os resultados de um estudo de produtividade, provavelmente requerem informações mais detalhadas.
Não se esqueça de um cabeçalho detalhado no relatório
Na parte superior do seu relatório coloque a data, o título do relatório, o nome da pessoa para quem o relatório está preparado e o nome de quem está escrevendo o relatório. Se o seu relatório estiver no formato do memorando, use o título do relatório como a linha do assunto. O título deve ser específico o suficiente para ser imediatamente identificado, tal como “Relatório de viagem para a conferência em São Paulo” ou “Números de produção de outubro para o departamento de acessórios”, por exemplo.
Crie cabeçalhos de seção para cada elemento-chave do relatório. A seção introdutória deve apresentar o tópico e resumir pontos-chave. Uma seção aprofundada pode descrever por que um estudo de marketing foi encomendado ou quais os problemas de produção que levaram a uma avaliação do fluxo de trabalho. O corpo deve incluir os principais pontos do seu relatório, tais como o que foi realizado em uma conferência, os resultados de uma revisão do processo ou o impacto na produtividade dos funcionários de um programa de treinamento recente, por exemplo.
Conclua seu relatório com um resumo e inclua recomendações para ação
Para um relatório de viagem que descreve a participação em uma conferência recente, a recomendação talvez seja de pouco valor. Um relatório descrevendo um estudo recente deve terminar com recomendações baseadas nos resultados do estudo, como “o processo X muda a produtividade no setor em 150% e justifica a implementação permanente”. Se você está solicitando sua ação em algo, indique sua sugestão para que seja clara ao seu supervisor..
Verifique o relatório antes do envio
Verifique o relatório antes de enviá-lo para o seu chefe Certifique-se de que não há erros de ortografia ou gramática, que contém números e datas precisos e que seja limpo e no formato correto. Assine o relatório. Faça uma cópia para seus arquivos pessoais.
Dúvidas sobre como fazer um relatório? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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