Sabendo como se apresentar para potenciais empregadores tornou-se uma habilidade essencial devido a dificuldade de conseguir um emprego no mercado altamente competitivo de hoje em dia. Como você deve se preparar para procurar um novo emprego? Você pode começar por construir um portfólio de sua carreira comercial com nossas dicas de tudo que você precisa.

Um portfólio se diferencia de um curriculum por adicionar produtos de sua vivência profissional e não apenas sua experiência em si, mostrando que todo o conhecimento de seu curriculum vitae foi realmente colocado em prática.

Colete exemplos que documentam suas habilidades e experiência

Inclua em seu currículo, as avaliações de desempenho, premiações, publicações, relatórios, histórico escolar, cartas de recomendação, licenças, depoimentos e produtos reais de trabalho sempre que possível. Adicione folhetos de conferências e workshops que tenha frequentado. Pense desta etapa como uma busca de evidências que provam o seu valor como um empregado.

Analise sua coleção de informações

Determine quais as categorias de seus documentos representam. Dependendo da aplicação, não será tão importante eles saberem que você foi campeão de futebol society no seu bairro. Você quer mostrar diferentes habilidades que você desenvolveu? Se você está a procura de um cargo de professor, por exemplo, você pode agrupar seus documentos por matérias que você tem ensinado. Continue a adicionar ao seu portfólio, localizando mais itens de categorias que aparecem menos documentadas.

Selecione os itens mais importantes para cada categoria

Mesmo que esta etapa requer remoção de material, não jogue nada fora. Mantenha todos os itens que você decidir retirar do seu portfólio em uma pasta secundária separada. Se você mudar o seu objetivo de carreira no futuro, pode ser necessário consultar esta pasta secundária.

Concepção global para a aparência do seu portfólio

Incluir uma tabela de conteúdo e índice. Forneça legendas para fotos e quaisquer outros itens que não são auto-explicativos. Coloque o seu material em um recipiente visualmente agradável, podendo ser inclusive um site ou uma impressão personalizada de curriculum vitae. Use divisórias com guias para separar suas seções.

Pasta de portfólio profissional modernizada

Muito importante é que você atualize seu portfólio constantemente para que ele não fique parecendo um pacote de velharias, mostrando que você não segue as tendências do mercado para a constante atualização. (Foto: ocw.dixie.edu)

Tenha cópias de tudo

Além de ter cópias e backups de todas as informações, considere também a criação de um portfólio eletrônico para fornecer informações facilmente acessíveis sobre você que excedem o que você colocou em seu currículo. Para hospedar seu portfólio online, há várias ferramentas que podem te ajudar a fazer isso até gratuitamente.

Avalie seu portfólio acabado

O portfólio contém uma amostra representativa do melhor de suas realizações? É a própria um exemplo bem projetado de sua carteira de trabalho? Lembre-se que os potenciais empregadores estarão julgando com base em sua aparência. Obtenha uma segunda opinião sobre a qualidade de sua carteira de carreira de alguém que trabalha em seu campo.

Adicione ao seu portfólio em toda a sua carreira

Você deve considerar o seu portfólio de carreira como um trabalho em andamento, e não como um produto acabado. Forneça a documentação imediata para cada nova realização do trabalho.

Leve seu portfólio de carreira com você a cada entrevista de emprego

Esteja preparado para apoiar as declarações sobre seu desempenho passado com exemplos específicos da carteira. Pode parecer que este não seja um comportamento comum para ser o melhor candidato em uma entrevista de emprego. Vale lembrá-lo então que quem faz a diferença é aquele que sai da zona de conforto e realmente mostra que pode fazer a diferença para a empresa. O portfólio pode fazer isso por você com ações, ao invés de palavras.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)