A menos que seu trabalho exija que você use um uniforme, escolher o vestuário profissional pode ser difícil. Claro, existem padrões da indústria, como o terno para advogados. No entanto, se você estiver em uma indústria para a qual não há regras diretas, você pode estar se perguntando qual a roupa ideal para o trabalho ou se sua empresa pode exigir um tipo de roupa específica.

Se você trabalha em uma indústria que permite roupas casuais, provavelmente você ainda tem mais perguntas. Por exemplo, como não cruzar a linha de informalidade e descuido? Como você deve se vestir para entrevistas de emprego? Você deve tentar se “encaixar” com seus colegas ou deve procurar ter o seu melhor visual profissional?

Empresa pode exigir tipo de roupa?

Primeiro, aqui está a resposta para você saber se a empresa pode exigir ou não o tipo de roupa que você deve usar. É importante salientar que há diversos entendimentos legais sobre a questão, e não há um consenso. Principalmente porque ao exigir um certo tipo de vestimenta profissional, isso pode acabar incorrendo em custos para o trabalhador, algo que não seria apropriado já que um trabalhador não pode nem deve “pagar” para trabalhar.

Porém, parece que a maior confusão está na diferença entre padrão de roupa exigido e uniforme. No primeiro caso, não há necessariamente a obrigação da empresa arcar com custos que o trabalhador tem com suas roupas para o trabalho. No segundo caso, do uniforme, é responsabilidade da empresa fornecê-lo e arcar com os custos. Porém, mesmo no primeiro caso, podem haver situações em que nos acordos coletivos da categoria exista algum tipo de ajuda de custo para os gastos com as roupas profissionais, gerando uma obrigação para a empresa.

A empresa pode exigir um tipo de roupa para o trabalhador?

Sim. A empresa pode exigir um padrão de vestimenta que respeite o bom senso. Por exemplo, a empresa pode exigir traje esporte fino, mas não pode exigir que você use roupas apenas de uma marca específica.

E se a empresa exigir roupas específicas?

No caso de exigência por roupas específicas, como camisas e calças de uma marca, trajes padronizados, entre outros, a empresa deverá arcar com os custos envolvidos na compra desse tipo de uniforme.

Roupas para o trabalho

A empresa pode exigir um código de vestimenta, mas para um uniforme ela mesma precisará fornecer as peças de roupa. (Foto: Aliere Advisors)

Roupas para o trabalho: como cuidar do seu visual?

Seja usando um uniforme ou estando em uma empresa sem qualquer regra para as roupas do ambiente de trabalho, é importante se preocupar com sua imagem profissional.

A primeira e mais importante regra é que suas roupas devem sempre estar sempre limpas, mesmo se você for um mecânico que trabalha com graxa o dia inteiro. Se os mecânicos japoneses conseguem manter roupas brancas limpas enquanto trabalham, você também consegue.

Mantenha seus sapatos em boas condições. Faça o polimento e engraxe, levando-os a um sapateiro para reparos, se necessário.

Não use saltos muito altos que tornam difícil para você se locomover. Use calçados que combinam conforto e estilo em uma proporção adequada.

Seu cabelo deve ser bem cuidado. Traga um pente e vá para um banheiro para um rápido retoque, se necessário, antes de começar o dia do trabalho.

Mantenha a maquiagem, se você optar por usá-la, sutil. Tenha em sua bolsa um kit para retoques durante o dia de trabalho também.

As unhas devem estar limpas e arrumadas. Certifique-se de que elas não são excessivamente longas.

Vista-se para o posto de trabalho que você deseja. Se você aspira ser um gerente, fique vestido como os gerentes da sua empresa.

Que roupa casual usar para trabalhar?

Embora a maioria das pessoas ame a ideia de não ter que usar um terno para trabalhar todos os dias, em teoria, as políticas de vestimenta casual podem ser confusas. Se a política do seu empregador não for muito detalhada, você pode se perguntar como seu traje informal pode ser. A melhor fonte para esta informação é o departamento de recursos humanos ou seu gerente, mas aqui estão algumas regras gerais que você pode seguir até que você possa aprender mais sobre roupas casuais no ambiente profissional.

Se vestir casualmente não significa que você tenha uma licença para ser descuidado. Não use seu jeans antigo e desgastado e camisas de usar em casa para trabalhar.

Não use, em nenhuma circunstância, camisas com coisas impróprias impressas sobre elas ou que digam qualquer coisa que possa incomodar os outros. Por exemplo, camisas de times de futebol podem ser problemáticas, principalmente depois de um grande jogo.

Salve sua roupa de praia para os dias em que você está fora do trabalho. Shorts curtos e camisetas estão fora dos limites. Chinelos também não devem ser usados no ambiente profissional.

Você não tem como errar no visual casual com cáquis e uma camisa esportiva, suéter ou blusa.

Se você estiver indo para uma reunião ou vai fazer uma apresentação, vestuário profissional pode ser para a ocasião.

Como se vestir para uma entrevista de Emprego?

Além de seguir as regras gerais para roupas de trabalho, observe este conselho antes de se vestir para uma entrevista de emprego:

Adote o código de vestuário do empregado em perspectiva, se houver um, ou aprenda sobre o traje típico exigido. Fale com as pessoas da sua rede que trabalham na empresa ou conhecem alguém que trabalhe. Outro truque é ir no estacionamento ou perto da entrada do edifício antes do início do dia do trabalho para observar os funcionários que chegam para o trabalho. Se você não consegue chegar lá antes do trabalho, você pode tentar assistir as pessoas quando elas saem no final do dia, mas não se deixe enganar. As pessoas geralmente mudam suas roupas para se preparar para suas atividades pós-trabalho.

Você sempre deve se vestir um pouco melhor para uma entrevista de emprego do que você faria se fosse um empregado. Por exemplo, se o código de vestuário da empresa não requer trajes formais, você pode querer usar um de qualquer maneira. Se for permitido roupas muito casuais, por exemplo jeans e camisas, você pode colocar um bom par de calças e uma camisa com botão em um visual esporte fino. Uma entrevista de emprego é uma ocasião especial e você sempre quer olhar o seu melhor.

Cubra as tatuagens e remova as jóias do corpo até saber se elas são aceitáveis ​​nesse local de trabalho específico. Se você colorir as cores incomuns do seu cabelo, você pode querer voltar para sua cor de cabelo natural por algum tempo também. Para muitas pessoas, a capacidade de expressar sua individualidade através de suas roupas, tatuagens, piercings e cor do cabelo é extremamente importante. Se isso o descreve, leve em consideração ao decidir se um ambiente de trabalho específico é ideal para você.

Como você se veste para o trabalho? Quais regras segue para escolher suas roupas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)