As primeiras impressões são as últimas, muitas vezes não há uma segunda chance. A maneira como você se apresenta, o seu caráter, seu visual, a linguagem que você usa, a maneira como você cumprimenta as pessoas e a maneira como você fala serão julgados por todos na sua vida pessoal e profissional. Mas o que é isso, afinal?

Para ajudar a construir a definição, vamos envolver vários aspectos do seu dia a dia que compõe sua imagem pessoal e profissional.

O que é imagem pessoal: como você fala

Pense sobre como você transmite suas mensagens. Você está confiante ou arrogante? Você é grosseiro ou muito calmo e tímido? Você fala com clareza ou murmura palavras? Uma imagem profissional e pessoal espera é de alguém que sabe falar educadamente, com confiança, e acima de tudo, clareza para transmitir a mensagem sem quaisquer ruídos..

O que é imagem profissional: o que você fala

Sua escolha de palavras é vital, e você não deve usar gírias ou xingamentos. Responda perguntas de forma clara e honesta e não gagueje. Esteja ciente do que você está dizendo, para quem você está dizendo e também à mensagem que está sendo transmitida.

Imagem pessoal e profissional

Construir uma imagem pessoal e profissional é essencial para fazer sua carreira ter sucesso, destacando seu perfil sobre os outros concorrentes. (Foto: Business School Presentations)

Imagem pessoal no trabalho: sua linguagem corporal

Esteja ciente das mensagens que você está comunicando pela forma como você fica de pé, a forma como você cumprimenta uma pessoa e até pela maneira de caminhar. Ande com confiança, aperte a mão das pessoas no trabalho e seja firme para cumprimentar a todos. Evite também cruzar os braços ao conversar com alguém, pois isso pode demonstrar desinteresse pelo assunto ou conversa.

A imagem pessoal e as questões culturais no trabalho

É importante que você mantenha esse contato visual enquanto conversa com as pessoas no trabalho. Isso mostra que você tem confiança e respeita seus pares. No entanto, muitas pessoas dentro de diferentes culturas tem crenças diferentes. Existem culturas que não fazem contato direto com os olhos, outras não lidam bem com abraços ou até mesmo cumprimentos de mão. Tenha em mente essas questões culturais e seja sensível a elas, evitando problemas que possam decorrer disso.

A imagem pessoal: as roupas que usamos

Pense cuidadosamente sobre o que vestir no ambiente profissional. Você deve se vestir de acordo com o tipo de trabalho no qual você está atualmente. Se for um trabalho de jardinagem, você não deve usar um terno para o trabalho. Mas se o trabalho é com uma loja de roupas de luxo, usar uma roupa de luxo é mais do que adequada para o trabalho. A regra básica de como se vestir é ser inteligente e se vestir adequadamente para o cargo que você exerce na empresa. Tente ver as coisas do ponto de vista do empregador.

Se você tem piercings e tatuagens no corpo, apenas esteja ciente de que um empregador conservador pode não gostar muito desse visual, e mesmo sendo contra a lei esse tipo de discriminação, é difícil comprovar esse tipo de preconceito, na prática. É aconselhável retirar piercings visíveis e não mostrar as tatuagens, conversando com seu patrão ou empregador sobre essas questões.

Como você constrói sua imagem pessoal e profissional? Quais elementos julga essenciais nessa imagem?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)