Imagem corporativa e identidade corporativa são duas ferramentas chave para o marketing. A criação de ambos para um negócio utiliza pessoal de marketing, branding, design e direitos autorais, se baseando na psicologia comportamental. Em um mercado global, lotado de marcas, são os elementos de imagem e identidade que atraem a atenção, mantêm a fidelidade do consumidor e, no geral, sustentam o sucesso do negócio. A diferença essencial entre os dois é esta: a imagem corporativa é a percepção pública da empresa, enquanto a identidade corporativa é como a empresa quer ser percebida pelo público.

Identidade e imagem corporativa: compreendendo a identidade

A identidade corporativa diz respeito à aparência visual de uma empresa. O logotipo da empresa é uma parte central disso, assim como o design do site, relatório anual, relatórios da empresa, sinalização (cartazes, logos, placas, etc), design de varejo e qualquer outro item, como canecas e canetas, produzido pela empresa como presentes para clientes. As empresas tendem a modificar a identidade corporativa em intervalos. A mudança radical dos visuais de uma empresa não é recomendada pois confunde os consumidores e leva a percepções de instabilidade e mudança nos valores da empresa. A modernização da identidade corporativa é mais eficaz quando os elementos visuais centrais permanecem facilmente reconhecíveis.

Identidade e imagem corporativa: compreendendo a imagem

Construir e manter imagem corporativa requer alguns métodos e habilidades diferentes do que aqueles usados ​​na criação de identidade corporativa. A imagem corporativa é a percepção pública, e o tratamento dessa percepção é crucial. O pessoal de relações públicas protege e promove a identidade corporativa para criar uma imagem na mente das pessoas. Isso inclui o gerenciamento de histórias negativas que aparecem na mídia. O objetivo final de uma empresa é o alinhamento exato da identidade corporativa com a imagem corporativa, para que o público veja a empresa exatamente como a empresa quer ser vista.

Imagem e identidade corporativa

A identidade e imagem de uma empresa vão contribuir para que ela crie uma reputação que vai influenciar em todos os aspectos do negócio. (Foto: groovyman)

Identidade e Imagem da marca

A imagem e a identidade corporativa são ambas as facetas do estabelecimento de uma marca. A identidade da marca é mais importante, em geral, que qualquer uma dessas duas ferramentas que suportam a marca. A identidade da marca dá aos produtos uma personalidade e um conjunto de valores que o estabelecem na mente do consumidor como incorporando essas coisas. Isso inclui benefícios da marca, desempenho, valores, qualidade e atendimento ao cliente. A imagem de marca, ao contrário, é como os consumidores percebem uma marca global. As empresas trabalham na experiência do consumidor para manter a imagem da marca e garantir que os consumidores pensem sobre a marca da maneira que uma empresa deseja.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e nós iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)