Perder documentos importantes é frustrante, especialmente algo tão importante quanto o seu CPF. Hoje em dia, mesmo com o cartão de CPF não sendo usado muito, com o número sendo colocado em vários documentos como carteira de motorista e carteira de identidade, quase esquecemos desse cartão. Mas o que fazer se você perder seu CPF?

Perdi meu CPF: o que fazer?

Você deve considerar se realmente precisa obter um cartão de substituição para seu CPF. Saber o seu número é o que é importante, afinal. Você raramente precisará do próprio cartão, talvez apenas quando você conseguir um novo emprego e tiver que mostrá-lo ao seu empregador. Mas se tiver outros documentos oficiais com CPF, nem vai precisar.

Segunda via do CPF

Se você realmente precisar substituir seu cartão, acesse o site da Receita Federal para tirar sua segunda via e imprimir seu novo cartão de CPF.

O primeiro passo é aprender quais documentos você precisa para tirar essa segunda via. Você precisará da sua declaração do imposto de renda ou um código de atendimento gerado no Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios  ou representação diplomática brasileira no exterior. Vale lembrar que é preciso ir até essas instituições para obter o CPF.

Recuperar CPF

Caso perca o seu CPF, não é difícil recuperar, e basta alguns procedimentos simples para fazer a recuperação do CPF. (Foto: JL Suplementos)

E se eu tiver esquecido meu número do CPF?

Caso tenha esquecido seu número de CPF, não apenas perdido o documento, é preciso visitar uma das Unidades de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal. Poderão ser solicitados os seguintes documentos:

Documento de identidade com foto

Certidão de nascimento e/ou casamento

Título de eleitor

Paga alguma coisa pela segunda via do CPF?

Você pode substituir seu cartão do CPFl gratuitamente se ele for perdido ou roubado. Evite os prestadores de serviços que querem cobrar uma taxa para obter o cartão de substituição. As alterações no status de imigração que exigem atualizações de cartão não podem ser necessárias para estrangeiros morando no país. Não é cobrado nada pela segunda via do CPF, vale lembrar, e se alguém te cobrar algum valor não confie.

Procedimentos para proteger sua identidade

Quem perdeu o CPF ou teve o documento roubado deve proceder primeiramente registrando um Boletim de Ocorrência sobre o fato. Esse BO será um documento para te proteger caso você seja vítima de roubo de identidade, como quando alguém usa seu CPF em seu nome para realizar transações comerciais ou outro tipo de atitude fraudulenta.

Como não perder seu CPF?

Atualmente, praticamente qualquer documento de identificação, tal como Passaporte, Carteira de Motorista, Carteira Profissional, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, dentre outros, podem ser feitos com o número de CPF sendo adicionado. Caso seu documento não tenha o CPF adicionado, na próxima vez que renovar seu documento, basta pedir para que o CPF seja adicionado. Principalmente se for um documento de identidade com mais de 5 anos, é hora de atualizar para manter seus documentos sempre em dia.

Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida sobre a perda do número do CPF. Se você ainda tem alguma dúvida ou pergunta, deixe nos comentários e iremos responder o quanto antes. Conte com nossa ajuda, e aproveite para deixar também elogios, críticas e sugestões para os próximos assuntos do blog. Sua participação é sempre muito bem vinda!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)