Salários dos funcionários públicos? Pesquise por nome!
Casos de corrupção na política brasileira são comuns. Apesar de eles aparecerem cada vez mais, a transparência de nosso Governo também tem crescido consideravelmente. Uma das formas de demonstrar essa transparência e deixar que o povo possa observar o quanto o governo gasta, por exemplo, com o pagamento de servidores públicos, é através do Portal da Transparência.
Além de ser interessante para analisar os recebimentos de servidores públicos, se você já teve curiosidade de saber os recebimentos de algum amigo servidor público federal, pode saber através deste site. Pode também ser uma boa fonte de informações para você te ruma ideia dos recebimentos de alguém na mesma área de trabalho que você para você analisar se vale mesmo a pena sair do mercado privado e ir trabalhar como servidor público.
Leia também
Para aprender como funciona, por que não procurar o salário de alguns conhecidos no setor público? É uma boa forma de você começar a explorar as possibilidades que esse site proporciona.
Qual o salário dos funcionários públicos estaduais? Onde conseguir?
O Portal da Transparência também não é unificado, ou seja, se a pessoa é um servidor público estadual, seu salário não estará disponível lá. Por isso, ela vai precisar ir para o Portal da Transparência equivalente do governo estadual. No próprio Portal da Transparência é possível conseguir o link para os sites estaduais.
Alguns municípios também já tem a mesma ferramenta, variando também de município a município.
Cuidado com a informação!
Apesar de ser muito bom para a população poder ver quanto os servidores públicos estão recebendo, é necessário cuidado por parte dos servidores com as informações ali disponíveis. Apesar de números de CPF estarem “mascarados”, o nome completo dos servidores está disponível no site, o que pode ser um problema de segurança.
Nossa recomendação é que os servidores públicos estaduais e federais verifiquem várias fontes de informação diferentes na rede e retirem seus endereços e mais dados, evitando assim que através de uma simples pesquisa uma pessoa má intencionada possa fazer algum atentado contra sua pessoa ou seu bens. Todo cuidado é pouco, principalmente com seu dinheiro.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como escolher um concurso público?
Como passar em um concurso público?
O que é quinquênio?
Como descobrir o salário de uma pessoa no seu cargo desejado?