Auxílio doença, como fazer o agendamento?

Escrito na categoria "Legislação trabalhista e MTE" por André M. Coelho.

Se você se feriu no trabalho ou está doente, pode ter direito a receber o auxílio doença em licenças com mais de 15 dias de duração. Para isto, é provável que, em algum momento, você deverá se submeter a uma perícia médica do INSS. Os trabalhadores acidentados ou adoentados têm muitas dúvidas sobre o agendamento do auxílio doença. vamos tentar esclarecer as dúvidas.

O que é o agendamento de auxílio doença do INSS?

Como o nome indica, um agendamento de auxílio doença é um exame médico estabelecido pelo INSS com um médico para uma perícia. Desta forma, O INSS tem algum apoio para dar início ou não para quaisquer auxílios doença ou acidente que um trabalhador possa ter direito, com a verificação devida da condição do trabalhador.

Preciso agendar perícia médica no INSS?

Sim. Todo trabalhador que precisa recorrer ao auxílio doença precisará agenda a perícia no INSS. Se um trabalhador adoentado ficará afastado por mais de 15 dias do trabalho, é muito importante comparecer a uma perícia do INSS. O trabalhador que não comparecer ao exame, poderá ficar sem receber o auxílio doença durante o período em que ficará afastado do trabalho.

Pagamento de auxílio doença

Faça o agendamento do seu auxílio doença para receber o benefício. (Imagem: GaijinPot Blog)

Como marcar o requerimento de auxílio doença?

O processo hoje pode ser solicitado todo online, sem muita dificuldade, diretamente no Portal do Governo, pelo app do INSS ou pelo telefone 135.

Passo 1: login

No site do Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS disponível para iOS e Android, faça o login. Se não tiver login, crie seu cadastro. Caso não tenha acesso à internet, você pode agendar a perícia pelo telefone 135 do INSS.

Passo 2: perícia

No menu do Meu INSS ou do app, clique em “do que você precisa?” e digite a opção “agendar perícia”. Caso for a primeira perícia, escolha a opção “perícia inicial”. Caso já esteja recebendo o benefício, escolha a opção “perícia de prorrogação”.

Passo 3: atualização

Clique em atualizar e confira os dados de contato. Atualize as informações, caso for necessário. Clique ou toque em avançar.

Passo 4: dados

Informe todos os dados para a conclusão do pedido. Guarde as informações do final do relatório.

Passo 5: perícia

Na data, horário e local marcados no agendamento da perícia, compareça para poder confirmar seu auxílio doença.

Quais são os documentos necessários para o auxílio doença?

Durante o agendamento do seu auxílio doença, você vai precisar apenas do seu número de CPF. Durante a perícia, você precisa levar um documento de identificação com foto, CPF, atestados médicos, exames, e outros documentos que podem ajudar a confirmar sua condição médica.

A lista completa de documentos para a perícia são:

Quanto tempo demora para a perícia médica do INSS?

Do agendamento até o atendimento em perícia médica do INSS pode demorar um prazo de até 45 dias corridos. Pode demorar mais ou menos dependendo da demanda do INSS e da região onde você fez sua solicitação.

Esperamos que não tenham ficado quaisquer dúvidas sobre o assunto. Caso ainda tenha alguma pergunta, deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário