O que é Fit Cultural?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

As perguntas da entrevista de adequação cultural, chaamda de fit cultural, são usadas para destacar candidatos cujos valores, crenças e comportamento se enquadram na cultura da sua empresa. Para o melhor interesse de sua equipe e da empresa, sempre certifique-se de fazer um conjunto de perguntas de entrevista de adequação cultural que o ajudarão a ver se o candidato é culturalmente adequado para a empresa.

O que são as questões de fit cultural?

As perguntas da entrevista de adequação ou fit cultural são usadas para destacar candidatos cujos valores, crenças e comportamento se enquadram na cultura da sua empresa.

Contratar um candidato que não se enquadre na cultura da sua empresa é um problema sério. Embora sejam inteligentes e experientes, esses candidatos geralmente criam uma atmosfera pouco saudável no local de trabalho.

Por outro lado, uma equipe de funcionários que valorizam as mesmas coisas e acreditam na visão e missão da empresa tem mais probabilidade de atingir metas e ser mais produtiva.

O que é fit cultural?

As perguntas da entrevista de adequação cultural são um conjunto inevitável de perguntas para qualquer candidato, independentemente do cargo para o qual está sendo entrevistado. Use perguntas da entrevista cultural para cada posição que você deseja preencher. Assim, os funcionários novos serão muito mais facilmente inseridos no ambiente da sua empresa.

Perguntas sobre cultura na empresa

Aqui estão alguns dos exemplos de melhores práticas de perguntas de entrevista de fit cultural:

Descreva o tipo de ambiente de trabalho no qual você pode realmente dar o seu melhor e ser mais produtivo.

Você se tornou realmente um bom amigo de algum de seus colegas no local de trabalho anterior (ou atual)? O que você acha de ter um relacionamento próximo com seus colegas de trabalho? Isso é uma prática boa ou ruim?

Descreva uma situação em que seus colegas discordaram de suas idéias. O que você fez?

Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Explique sua resposta.

Qual a sua opinião sobre levar trabalho para casa? Você costuma levar trabalho para casa? É uma boa prática na sua opinião?

Cite três coisas que você mais gosta em nossa empresa.

Descreva uma situação desafiadora que você enfrentou recentemente no trabalho e como você a enfrentou.

Pelo o que você está interessado?

Qual é o seu dia de trabalho ideal?

Quais são, em sua opinião, os principais ingredientes para manter relacionamentos comerciais bem-sucedidos?

Conte-me sobre a situação mais estressante que você enfrentou no trabalho. O que aconteceu? como você lidou com isto?

Fit cultural nas empresas

O fit cultural é um teste para garantir que seu perfil se encaixa no ambiente da empresa. (Imagem: TalentVine)

Como mostrar o alinhamento cultural adequado?

Pergunte a um gerente de contratação quais as principais qualidades que eles procuram nos candidatos, e a adequação à cultura certamente estará lá. Não é nenhuma surpresa – a pesquisa mostra que a contratação para adequação à cultura leva à redução da rotatividade, economia de custos e funcionários mais felizes e mais produtivos, então é definitivamente do interesse da empresa encontrar alguém que seja um bom par.

Mas os candidatos a emprego muitas vezes não sabem como mostrar a cultura adequada durante uma entrevista. E embora possa ser realmente difícil, está longe de ser impossível – você só precisa seguir algumas práticas recomendadas primeiro.

1. Faça sua lição de casa

O primeiro passo para demonstrar adequação à cultura é realmente saber o que a cultura de uma empresa envolve. O fit cultural resume todos os extras de uma empresa que você não pode classificar em um único segmento. Coisas como você se alinha com os valores deles, se combina bem com aqueles já contratados na empresa, se você poderia prosperar no ambiente atual, etc. Felizmente, você pode descobrir muito disso por meio de sua própria pesquisa antes mesmo de a entrevista chegar.

Existem algumas coisas que você pode fazer para ter uma noção melhor da cultura da empresa antes da entrevista. Primeiro, leia as avaliações da empresa online. Você também pode verificar o site de carreiras da empresa e as páginas de mídia social. Veja o que eles postam nas redes sociais, veja as fotos do escritório e das pessoas que trabalham lá. Tudo isso vai lhe dar dicas sobre o que eles valorizam e como é a cultura da empresa. Também nunca é demais perguntar por aí – se você conhece alguém que trabalha na empresa ou conhece alguém que trabalha lá, levá-lo para um café rápido pode ser o melhor investimento que você fará em si mesmo.

2. Seja introspectivo e ensaie

Conforme você aprende sobre os valores de uma empresa, estilo de trabalho, ambiente de escritório, etc., você vai querer pensar sobre como eles combinam com o seu. Isso não apenas ajudará você a identificar se a empresa é ou não a escolha certa para você, mas também dará uma ideia de quais pontos você deseja abordar durante uma entrevista. Por exemplo, se você está entrevistando em uma startup e percebe que é altamente independente, automotivado e excelente no trabalho em ritmo acelerado, convém destacar proativamente todos esses fatores em suas respostas.

Para fazer isso, você pode pesquisar algumas das perguntas mais comuns da entrevista e pensar em como planeja respondê-las. Há um número infinito de questões de fit cultural, como, !em que tipo de ambiente corporativo você tem sucesso, quem foi seu melhor chefe e por quê, o que você ama em seu trabalho atual”. A chave para responder a essas perguntas com sucesso é primeiro refletir sobre o tipo de cultura da empresa que melhor se adequa a você e, em seguida, responder de uma forma que mostre que você é intencional quanto ao seu desejo de trabalhar nesta empresa e que seus valores estão alinhados bem com os da organização.

E lembre-se: quanto mais você ensaia as respostas a essas perguntas (sim, quero dizer em voz alta!), mais confortável você se sentirá quando chegar a hora da entrevista real.

3. Vista a peça

Quando você comparece para uma entrevista, deseja que sua roupa seja apropriada – mas lembre-se, “apropriado para entrevista” terá significados diferentes em empresas diferentes.

As roupas que você veste podem não ser o critério número um pelo qual seus entrevistadores o julgam, mas as primeiras impressões certamente importam. Uma boa regra é se vestir um pouco melhor do que os funcionários comuns. Portanto, por exemplo, se você vir funcionários usando jeans e camisetas em fotos de escritórios, pode entrar usando calças bonitas e uma camisa de botão ou um vestido profissional, mas casual.

4. Faça perguntas

A ideia de ter que fazer perguntas em uma entrevista pode ser estressante – afinal, responder às suas perguntas não deveria ser suficiente? Mas, realmente, você deve pensar nisso como uma oportunidade. É uma ótima maneira de ter uma noção de como as coisas funcionam no dia a dia e, talvez ainda mais importante, provar como você se encaixaria lá.

Quase sempre sobra tempo no final para você fazer perguntas, então venha preparado com uma lista. Qual é o equilíbrio entre trabalho / vida pessoal, se os funcionários costumam se socializar fora do trabalho, se a empresa participa de serviços comunitários, que tipo de pessoa tende a ter sucesso lá, etc. Seu entrevistador deve (espero) responder honestamente e dar a você uma ideia de como é realmente trabalhar lá.

Um truque que eu empreguei quando estava procurando um emprego seria “sim, e” a resposta de um entrevistador à minha pergunta, que envolvia concordar com sua avaliação e acrescentar por que isso ressoou em mim. Isso reforçou que eu tinha feito meu dever de casa e seria um bom candidato para a empresa. Aqui está um exemplo de pergunta:

Candidato: Você pode me dizer que tipo de pessoa tende a ter sucesso aqui?

Entrevistador: Eu diria que as pessoas que prosperam na EMPRESA X tendem a ser altamente colaborativas, apaixonadas pelo que fazem e sempre pensando em como podem levar as coisas para o próximo nível.

Candidato: Obrigado por compartilhar – isso definitivamente está de acordo com o que ouvi e li sobre a EMPRESA X  até agora. Eu encontro muito significado no meu trabalho e estou sempre me esforçando para melhorar, e isso realmente me motiva a trabalhar de perto com colegas que pensam da mesma maneira, então é ótimo ouvir isso.

5. Seja honesto

Demonstrar adequação à cultura é importante, mas ainda mais importante é encontrar um emprego e uma empresa que se encaixem em sua vida. Afinal, se você vai passar mais de 40 horas por semana lá, você vai querer se divertir.

Não adianta nem um pouco tentar encaixar um molde que você não foi feito para se encaixar. Existem centenas de empresas lá fora, então não tenha medo de confiar em sua intuição e encontrar a empresa que é melhor para você, tanto pessoal quanto profissionalmente.

O emprego e a empresa perfeitos estão por aí em algum lugar, então não sinta que precisa forçá-lo. As probabilidades são de que, quando você encontrar a oportunidade certa, você (e o entrevistador) saberão.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário