AIESEC é uma organização internacional sem fins lucrativos que fornece aos alunos o treinamento de liderança e de oportunidades de estágio em organizações com fins lucrativos e sem fins lucrativos ao redor do mundo. AIESEC era originalmente a sigla francesa para Association internationale des étudiants en ciências économiques et Commerciales Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais), no entanto, o nome completo não está mais em uso. Seu escritório internacional fica em Rotterdam na Holanda.

A rede AIESEC inclui mais de 86 mil membros em 113 países e territórios. É a maior organização em funcionamento de estudantes no mundo, estando presente em mais de 2.400 universidades em todo o mundo, oferecendo mais de 24.000 experiências de liderança para seus membros e enviando estudantes e graduados para 20.000 intercâmbios internacionais por ano. AIESEC é apoiada por mais de 8.000 de organizações parceiras em todo o mundo que a buscam para apoiar o desenvolvimento da juventude e para acessar indivíduos talentosos interessados ​​em crescimento pessoal.

O que é a AIESEC?

Indo mais a fundo, AIESEC é uma organização sem fins lucrativos da juventude global, não-governamental e independente, gerida pelos estudantes e graduados de diferentes instituições e universidades. Não é apenas um nome de uma organização, mas também uma marca internacional que facilitam o intercâmbio do aluno em dois tipos de programas:

  • Programa de Desenvolvimento Comunitário Global;
  • Programa de Estágio Global;

Como a AIESEC funciona?

É uma organização do funcionamento do aluno, portanto, a sua maneira de trabalhar não é como qualquer outro organização sem fins lucrativos, mas seu funcionamento é parecido com o da AIESEC.

Você está entediado com sua vida normal do dia-a-dia e quer uma oportunidade para fazer a diferença no mundo, então definitivamente AIESEC é o seu caminho. Francamente, os alunos se juntam com uma mentalidade de que é um lugar de festa onde eles vão trabalhar mas festejar muito, e também eles vão apenas aumentar seus contatos e aproveitar mais a vida. Você vai mudar sua mentalidade rapidamente.

A AIESEC tem sua própria maneira de fazer as coisas, que é chamada “o caminho AIESEC” e não é uma estrada tão fácil quanto parece ser. Desde a implantação de chamadas para os AIESEC JIVES ate as oficinas que existem em dua Conferência para a equipe local, muito trabalho está pela frente. Contato com empresas que queiram contratar intercambistas, contato com unidades AIESEC internacionais, reuniões, planejamento, brainstorms.

A AIESEC vai funcionar quase que como uma empresa júnior de Recursos e Desenvolvimento de Humanos para uma mentalidade de funcionamento em uma rede globalizada e não apenas local. Ela vai ser responsável principalmente por intermediar alunos e postos de trabalho ao redor do mundo dentro de empresas, escolas e outras instituições que encontram grandes vantagens em trazer estrangeiros para dentro de seus ambientes de trabalho. Como um AIESECer, você fará parte de uma das equipes e terá a oportunidade de intermediar alunos do mundo inteiro e as empresas de sua região.

Pessoas na rede AIESEC

Mais do que uma instituição, a AIESEC é uma rede global de pessoas que te ajudarão a fazer parte do mundo de forma muito mais interativa. (Foto: www.aiesec.lv)

Porquê juntar-se a AIESEC?

Bem, depois de ler o acima seria de pensar que é que esta organização está fazendo? Votações? Reuniões? Festas? Parece até divertido. E a AIESEC é um lugar para trabalhar duro, porque não é nome local, é uma marca internacional. Faz um rapaz ou uma menina ver como o mundo está em uma ameaça e como como um indivíduo jovem pode fazer um passo para parar esta ameaça mundial.

É uma plataforma onde um jovem estudante desenvolve seus/suas qualidades de liderança, a consciência global e ganha um crédito em ter um intercâmbio internacional (estágios).

AIESEC vive pelos valores: Ativação da Liderança, Agir de forma sustentável, Demonstrar integridade. E dá as experiências de busca pela excelência, Diversidade de vivência e desfrutar de Participação.

AIESEC não é apenas uma organização com a qual você tem que ser um membro para associar-se, mas uma parte de sua família por também ser participante de intercâmbio para ir para estágios no exterior oferecidos por ela. Ser uma parte da AIESEC não é um sentimento, mas uma emoção completa de fazer parte de uma família global.

Você terá oportunidade de trabalhar dentro de uma empresa júnior, em toda uma estrutura preparada para funcionar como as grandes empresas em escala menor, terá oportunidade de trabalhar suas habilidades pessoais e ainda, fazer uma grande rede de contatos ao redor do mundo. Mesmo não sendo parte da AIESEC, você poe se candidatar a hospedar um estrangeiro em sua casa, trazendo a cultura e experiência do mundo para o seu dia a dia.

Como se juntar a AIESEC?

Pode-se aplicar para AIESEC no recrutamento online ou aplicar quando o recrutamento começar na unidade de sua região. Você pode encontrar informações no site oficial da AIESEC. As etapas do processo seletivo para a AIESEC são as seguintes:

  1. Discussão em grupo ou Jam Sessions;
  2. Atividade em equipe;
  3. Entrevista pessoal.

Além disso, outra forma de ser uma parte da AIESEC é por ser o participante do intercâmbio da AIESEC. Para isso, você tem que se inscrever online para AIESEC Estágios Internacionais ou entrar contato com um escritório próximo AIESEC para torná-lo mais consciente do programa. Você pode também, como já dissemos, hospedar um intercambista em sua residência.

Considerações finais

Para a conclusão, eu diria que a AIESEC está em 110 países até agora. A AIESEC foi uma iniciativa de alguns jovens estudantes em 1948, após a Segunda Guerra Mundial para evitar a Terceira Guerra Mundial através da troca internacional de estudante para organizações sem fins lucrativos e sem fins lucrativos, criando uma rede globalizada e uma consciência de que fazemos parte de algo maior.

Você e sua rede não é tão pequena quanto um país, mas tão grande quanto o mundo. Então, se você acha que fazer uma mudança no mundo é o seu objetivo, então definitivamente tornando-se um AIESECer é de seu gosto. AIESEC não é apenas uma plataforma para o crescimento de suas habilidades de liderança, mas também ajuda a desenvolver as relações internacionais e fazer a sua família aumentar globalmente.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)