A imigração ilegal tem sido uma presença constante na política e discussões públicas há décadas e é muitas vezes é objeto de uma aquecida discussão emocional e uma ampla variedade de investigação social importante. O que cria uma grande tensão é que existem duas opiniões fortes sobre o assunto. Por um lado, há cidadãos nativos que sentem os seus postos de trabalho ou a sociedade está em jogo devido ao afluxo contínuo de não-cidadãos e, por outro lado, há aqueles que entendem as razões complexas que levam as pessoas, muitas vezes em desespero, tentar a vida ilegal no estrangeiro.

A preocupação subjacente da imigração ilegal reside também com a noção de que existem milhares de pessoas que colocam suas vidas em risco para ir a outro país. Aqueles que estão desesperados o suficiente para tentar entrar ilegalmente em um país estrangeiro, obviamente, têm razões para fazê-lo. Afim de melhor explorar essas causas, fatores de motivação tem que ser considerados. O principal deles para os brasileiros são as ilusórias oportunidades e ganhos que você pode ter no exterior que não terá aqui.

Acredite ou não, a grande maioria dos seus amigos ou conhecidos “ilegais bem sucedidos” está passando por grandes apertos lá fora. Lembra que no Brasil temos uma cultura de nossa imagem, que pode estar tudo errado e mesmo assim, tentamos manter as aparências? Quando um brasileiro foge pro exterior, é a mesma coisa. Ou você acha que ele vai assumir que está trabalhando 12 a 14 horas por dia limpando fossas sépticas de casas?

Entrando ilegal em um país: deixando o visto vencer

A maioria dos imigrantes ilegais brasileiros que vão para o exterior fazem o seguinte: ultrapassam seus vistos ou continuam a viver no país depois de sua capacidade legal para fazê-lo ter expirado. Com isso, eles podem encarar possível pena de prisão e muitas vezes, serão encaminhados para a deportação. Esta é uma forma muito menos arriscada de imigração ilegal e mais comum entre os brasileiros. Isso não quer dizer que alguns não tentem rotas arriscadas, como a entrada pela fronteira entre o México e os EUA, como exemplo. Dessa preferimos nem comentar, pois tentar fazê-la é uma grande estupidez.

Aí vamos supor que você seja deportado. Tudo que você tinha construído lá fora, literalmente, TUDO será deixado para os outros e você será deportado. você ficará preso até ter dinheiro para pagar a passagem de volta ou nossa embaixada te emprestar um dinheiro para você voltar. De brinde, você pode ganhar mais algumas punições. Um dos exemplos são os 10 anos que você fica proibido de entrar em solo norte americano.

Trabalho ilegal e cadeia

Este é o seu destino se você for pego trabalhando ilegalmente no exterior: a cadeia. (Foto: www.thaiworkpermit.com)

A construção de uma vida no exterior

Se você vai ilegal para o exterior, tenho certeza que você não tem nenhum plano de futuro. Sim, porque os riscos são simplesmente enormes. Você não poderá se registrar como cidadão, mal terá direitos básicos. Fará até um dinheirinho, mas muito menos do que o básico necessário para sobreviver no exterior. Um erro grotesco que muitos cometem e se iludem antes de ter vontade de sair do Brasil é achar que ganhando em dólares/euros você vai ganhar efetivamente mais. Você está simplesmente fazendo uma conversão de dólares/euros para reais, o que é algo errado em se fazer. O custo de vida nesses países é mais caro, seu poder de compra será menor e na maior parte das vezes, vai receber muito menos que um salário mínimo para trabalhar.

Mesmo que nesse meio tempo você dê a sorte de encontrar o amor de sua vida para o Green Card, isso é uma questão de sorte! E nunca vi alguém abandonar uma vida inteira por ter feito uma aposta na Mega Sena. Afinal, também é uma questão de sorte.

Abaixo, posto um vídeo do canal Realidade Americana. Ele está legalmente nos EUA. Veja só: LEGALMENTE. E olha só o trabalho que ele tem:

Você vai ficar revoltado de ver muitas diferenças entre EUA e Brasil. Algumas realmente te fazem pensar em ir pra lá. Mas assista aos vídeos dele falando sobre ilegais nos EUA. Em um dos casos, ele falou sobre a situação de dois imigrantes ilegais portugueses que estão sem luz na sua casa há dois meses porque não podem ativar a energia no nome deles.

Pense duas vezes

Você não vai poder voltar pro Brasil durante todo o tempo que estiver ilegal lá. Se você voltar, você não vai poder retornar ao país onde estava. No caso dos EUA, nosso maior exemplo deste artigo, por 10 anos. Não é uma forma de viver sua vida ou construir uma carreira. O medo, a tensão, o trabalho extensivo. Você pode ganhar milhares, mas perder tudo de uma hora para outra.

Saia dessa ideia, busque uma forma legal de ir ao exterior, se este é um sonho seu. Não se iluda com as mentiras daqueles que são orgulhosos e moram lá fora ilegalmente, que tentam te iludir de que a vida é mil maravilhas. Conheci muitas pessoas que ficaram ilegalmente lá fora ou que ainda estão lá. Acredite: no mundo atual, oportunidades surgem em qualquer lugar. E você pode criar uma grande e bem sucedida carreira bem aqui, no Brasil. É só dar alguns passos, que com certeza, serão muito mais seguros do que os passos dados ilegalmente lá fora.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)