Compreender como se demitir de um trabalho adequadamente irá ajudá-lo na sua carreira. Por isso, é importante lembrar de algumas coisas no momento da demissão, garantindo uma experiência que vai manter as portas profissionais sempre abertas para você.

Como pedir demissão com classe?

Pedir demissão com classe significa colocar sua demissão por escrito e entregá-la ao seu chefe ou superior direto, não um colega ou superior em outro departamento. Significa também conversar com ele e explicar seus motivos expostos na carta de demissão de maneira apropriada.

Com esse pedido formal, é importante também estabelecer a quantidade de tempo que você continuará trabalhando depois de renunciar, o que geralmente é coberto em seu contrato ou pela legislação trabalhista. Você pode ter de cumprir aviso prévio e é importante definir como será o trabalho nesse último mês, principalmente se você tiver outra vaga em mente.

Ao pedir demissão, mantenha-se positivo e peça referências

Mesmo que você não se sinta positivo com seu empregador ou com seu emprego atual, ao manter o pensamento positivo é mais provável que você saia do emprego em bons termos. Isso vai influenciar também nas suas referências, pois suas opções de emprego futuras podem confiar em boas referências anteriores de seu chefe. A menos que haja um departamento de RH que possa lidar com futuras consultas de referência, peça uma por escrito que você possa manter.

Informe aos colegas sobre sua demissão e resista à explosões

Os companheiros de equipe podem querer saber o que está acontecendo, então, dizer a eles é importante. No entanto, você deve tornar sua renúncia formal antes de falar com eles, ou pode gerar fofocas de escritório. Principalmente se você tem um cargo de chefia, seus subordinados devem ser bem informados sobre o que está acontecendo para não se decepcionarem com você e sua liderança.

Ao mesmo tempo que as conversas com os colegas de trabalho acontecem, dizer ao seu chefe algumas verdades ou resolver alguns problemas antigos com colegas de trabalho pode ser tentador, mas uma carta de demissão formal ou conversas com os colegas quando avisando de sua demissão não são os lugares para fazê-lo..

Como pedir demissão

Aprenda a pedir demissão para não fechar as portas de seu antigo emprego e manter uma boa imagem profissional. (Foto: ProTech Search)

Como pedir demissão pessoalmente e formalmente é tão importante?

Se você está pensando apenas em sair do seu trabalho devido a frustrações ou problemas, é melhor parar de forma profissional, sempre. Desta forma, não deve haver dúvidas ou argumentos sobre quando o seu último dia de trabalho foi e como resultado, o que você deve ser pago no final do seu trabalho. Seja um emprego em tempo integral, um emprego por temporada ou um estágio, pedir demissão formalmente é sempre importante para construir uma boa imagem profissional.

Lembre-se de que seu salário final deve incluir qualquer pagamento relacionado ao desempenho devido, proporcional de 13º salário, e adicional de férias proporcional. Porém, isso dependerá da natureza exata do seu contrato.

Cuidado com as negociações através da demissão

Ao demitir-se por escrito, você pode ter seu empregador trabalhando para mantê-lo como empregado, fazendo propostas e outros pedidos. Porém, um pedido de demissão não deve ser um método de negociação, e se você pedir demissão, então você deve estar preparado para sair, não para usar como carta de negociação.

Por que pedir demissão pessoalmente?

Uma demissão formal e pessoal é melhor do que informal pois isso influenciará diretamente na sua imagem profissional. O pedido pessoal e formal fará com que você termine o relacionamento com a empresa de forma extremamente ética, o que possibilita manter portas abertas para oportunidades futuras..

Como se demitir de um emprego em bons termos?

Na sua carta de demissão você não tem nenhuma obrigação de dizer por que você escolheu sair, nem na hora de pedir a demissão pessoalmente. Você deve deixar uma nota positiva sobre seu emprego e empregador, algo como “o tempo que passei aqui foi muito importante para meu crescimento profissional”. E você deve comunicar que sua demissão não deve impedir as chances de um retorno à empresa em momentos futuros.

Muitas pessoas mudam de empregador apenas para voltar mais tarde. É uma parte normal da progressão na carreira. Por isso, não queime suas pontes com seus contatos profissionais.

Saber o que dizer em sua carta de demissão é tão importante quanto o que deixar de fora se quiser manter um bom relacionamento. Certifique-se de que você não prejudicará qualquer sentimento positivo de que você tenha deixado com seu antigo empregador depois de pedir a demissão. E tome extremo cuidado com mídias sociais e programas de chat em tempo real. Qualquer comentário que você fizer pode chegar ao seu chefe e destruir tudo que você construiu.

Como você pede uma demissão? Que dicas daria para quem está fazendo um pedido de demissão?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)