Um extrato analítico é um extrato completo de movimentações financeiras de uma conta. Clientes CAIXA ou aqueles que possuem uma conta de FGTS por serem trabalhadores com carteira assinada podem obter o extrato analítico em agências da CAIXA para poder ter detalhes das movimentações financeiras de suas contas do FGTS e saber todas as entradas, valores, e rendimentos da conta.

Por que é importante o extrato analítico da CAIXA?

O extrato analítico da CAIXA é importante para o trabalhador poder monitorar os depósitos de seu empregador ou empregadores em suas contas. O trabalhador também deve usar o extrato para monitorar o rendimento de sua conta do FGTS, podendo assim também se planejar para o uso do FGTS em financiamentos imobiliários, sabendo quanto poderá usar para comprar um imóvel.

Quais informações estão disponíveis no extrato analítico da Caixa Econômica Federal?

No extrato analítico do FGTS, estão disponíveis informações sobre os depósitos e movimentações financeiras realizadas na conta FGTS do trabalhador que está consultando o extrato. Informações incluem datas de depósitos, saques, transferências e rendimentos da conta do FGTS. São inclusos também os valores de cada uma dessas transações na conta. O uso da conta do FGTS para financiamentos imobiliários ou o saque também estarão registrados no extrato analítico.

O que fazer se houver algum erro no extrato analítico?

Se houver alguma transação errada, como um saque ou transferência não autorizado, depósitos faltando ou atrasados, o trabalhador deve levar o extrato até o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista para uma análise do que está ocorrendo e auxílio para os procedimentos corretos e necessários para a correção do problema e ressarcimento, no caso de qualquer problema.

Extrato FGTS

Retire o extrato do FGTS analítico e completo para ter todas as informações sobre o benefício. (Foto: Veja)

Como tirar o extrato analítico do FGTS?

Para tirar o extrato analítico do FGTS, você pode acessar a página do FGTS pela internet, na página da CAIXA, ou pelo aplicativo do FGTS. É possível também monitorar as movimentações através de mensagens do celular, que comunica qualquer nova movimentação na sua conta do FGTS. O extrato pode ser acessado, salvo e impresso tanto por computador, tablet, ou smartphone.

O passo a passo é simples:

  1. Acesse o site da CAIXA ou aplicativo do FGTS em seu smartphone ou tablet
  2. Clique ou toque no botão “Consultar extrato completo do FGTS”
  3. Insira o número do NIS (PIS/PASEP) da carteira de trabalho no campo indicado na tela. O mesmo número pode ser encontrado no Cartão Cidadão.
  4. Digite sua senha ou clique/toque em “Cadastrar Senha”
  5. Após inserir ou cadastrar a senha, clique/toque em “Extrato Completo”
  6. Escolha o período mais longo e retire o extrato
  7. Escolha imprimir o extrato ou salvar como PDF

Simples, não?

Como acompanhar o seu FGTS?

É recomendado ao trabalhador acompanhar de perto o seu FGTS. O site do FGTS permite várias opções.

Mensagem de celular

O trabalhador pode receber mensagens de celular com avisos de SMS informando os depósitos mensais na conta do FGTS, atualizações monetárias, liberação de saque e ajustes na conta.

Online/App

O trabalhador pode acessar o site do FGTS na CAIXA ou usar o App do FGTS para Android e iOS para acompanhar lançamentos através de um extrato mais detalhado, que vão incluir:

  • Dados cadastrais do empregador
  • Dados cadastrais do empregado
  • Data da última atualização realizada no saldo
  • Saldo
  • Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como obter o extrato analítico do FGTS, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder o quanto antes.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)