Como eu posso usar meu FGTS? Seja inteligente!

Escrito na categoria "FGTS" por André M. Coelho.

No Brasil, os trabalhadores contratados pela CLT recebem um benefício chamado FGTS, sigla para Fundo de Garantia do Tempo e Serviço. É um benefício que guarda recursos para o governo e também um fundo de assistência para a exposição dos trabalhadores a algumas situações específicas. Vamos explicar como funciona o FGTS e como usar o benefício da melhor maneira.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo e Serviço foi criado em 1967 pelo Governo Federal. Seu propósito inicial era proteger o trabalhador demitido sem justa causa, formando um recurso de capital para ajudar os seguintes trabalhadores:

O FGTS é hoje também usado como fonte de recursos para o Governo financiar obras e a construção civil, principalmente.

Como o FGTS é coletado?

O FGTS é coletado em uma conta administrada pela Caixa Econômica Federal. Esse dinheiro é então guardado, recebendo um rendimento muito abaixo da inflação e da poupança. O Governo tem então acesso a esses recursos para financiar infraestrutura, como a construção de ferrovias, portos, hidrovias e rodovias, além do financiamento imobiliário por parte dos titulares das contas.

Como é feito o depósito do FGTS?

Depósitos mensais são feitos pelo empregador correspondendo a 8% do salário do empregado, e devem ser pagos até o 7º dia do mês. O depósito é feito através de um app chamado Sefip e o Conectividade Social, programas onde o empregador deve inserir as informações de seus trabalhadores e realizar o envio dos pagamentos para a CEF.

Usando o FGTS

Aprenda como usar o FGTS para não perder esse investimento para o rendimento ruim que tem. (Foto: Portal Contábeis)

Quando posso usar meu FGTS?

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de sacar ativos financeiros que podem ser retirados em momentos especiais, como:

O FGTS pode ser retirado em qualquer agência da CEF. As regras e documentação exigidas para a retirada variam dependendo da situação do trabalhador. Nos casos de demissão sem justa causa, o trabalhador deve apresentar-se no banco com sua carteira de identidade, carteira de trabalho e registro social e o Termo de Ressarcimento do Trabalho, também conhecido como TRCT, que é um documento da Rescisão do Emprego.

Os requisitos para a retirada do FGTS em todas as situações podem ser encontrados na página da CEF e qualquer questão referente ao FGTS será respondida nos dias úteis das 7 às 20 horas através do telefone: 0800-726 0101, pode ser pesquisado na CEF.

Como usar o FGTS de forma inteligente?

Quando você não pode sacar o FGTS, é inteligente usá-lo para pagar parcelas de financiamento imobiliário. Quando você puder sacar o FGTS, há três formas de usá-lo de forma inteligente.

A primeira é no pagamento de dívidas que tem juros. Isso inclui financiamentos, empréstimos, e o cartão de crédito.

A segunda é guardando o dinheiro para ter um fundo de emergência ou para um sonho planejado, como uma grande compra ou viagem.

A terceira é usando o dinheiro em um investimento.

Todos esses usos devem ser bem analisados para evitar problemas. Assim, você poderá sacar o FGTS que tem um rendimento muito baixo e fazer um uso bem melhor desse recurso financeiro.

Esperamos que não tenham ficado dúvidas sobre o FGTS. Caso ainda tenha perguntas, deixe nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário