Se você está lutando para se preparar para o trabalho de manhã e seu empregador não oferece um horário flexível, então você deve reformar sua rotina e seus costumes para que você não sofra uma reprimenda por atraso. Não é difícil, apenas uma questão de elaborar um plano, ser organizado e fazer um exercício de auto-disciplina. Faça tudo isso e, eventualmente, você pode fazer da pontualidade um hábito, não uma raridade.

Para começar, faça atividades na noite anterior, em vez de na parte da manhã. Antes de ir para a cama, passe sua camisa e calça e pendure em um local conveniente. Ter seus sapatos lá também para evitar minutos desperdiçados procurando por eles pode ser também uma economia preciosa. Deixe seu almoço pronto e todos os preparativos para o café da manhã também.

Defina o alarme para 10 a 15 minutos mais cedo do que o normal. Se o seu tempo de despertar usual é sete horas e você tira uma soneca até 7:15, defina o alarme para 6:45. Assim, você ainda terá a sua soneca de 15 minutos e irá acordar na hora certa.

Defina também um um outro alarme, tais como o de um telefone celular, se você sabe que pode ter muita dificuldade em levantar-se prontamente. Defina o tempo para cinco minutos após a hora do despertador. Espalhe eles por lugares em seu quarto em que você terá que se levantar para desligá-los. Agora você vai ter alarmes por todos os cantos tocando, aumentando a probabilidade de que você vai responder a pelo menos um deles.

Permita-se pelo menos oito horas de sono. A maioria das pessoas se atrasam porque dormiram demais ou apertaram o botão de soneca muitas vezes. Na hora que o alarme tocar, se prepara para levantar com uma boa espreguiçada.

Evitar atrasos

Uma série constante de atrasos pode até levar a demissão por justa causa. (Foto: teaching.monster.com)

Planeje sair de casa com, pelo menos, 10 minutos de antecedência do que o habitual. Se normalmente leva 30 minutos para chegar ao trabalho, permita-se 40 minutos. Se algo acontece que custa de 10 minutos, agora você vai chegar em tempo útil, em vez de mais tarde. Se os minutos que você está atrasando já são maiores do que apenas 10 minutos, aumente o tempo extra para sair de casa.

Existem muitos alarmes criativos que podem te ajudar. Um deles sai quicando pelo quarto até você pegá-lo. Outro, só se desliga quando você fica em pé em cima dele. Na maioria dos casos, as dicas acima funcionam muito bem, variando pouco de caso a caso. O que é mais importante é ter disciplina para dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário todo dia até você conseguir se disciplinar. Daí, basta começar a organização de sua rotina matinal para conseguir chegar sempre na hora certa ao trabalho.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)