Como calcular minha carga horária de trabalho?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Calcular as horas de trabalho é simples e uma obrigação legal do empregador. Você pode calcular as horas após registrar as horas trabalhadas com um relógio, um sistema informatizado ou quadro de horários. Um sistema informatizado, é claro, facilita todo esse processo. Mas uma planilha do excel ou mesmo um simples quadro de horários já pode resolver a questão.

Como calcular carga horária de trabalho: quadro de horários ou folha de ponto

Se o seus horários estão registrados em uma folha ou quadro de horários ou folha de ponto, basta subtrair o horário de início de trabalho do horário de saída do trabalho, somando os horários cortados por almoços ou intervalos. Veja o exemplo

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O funcionário começa o trabalho às 07:00 da manhã, sai para o almoço as 12:00, volta às 13:20, e depois sai do trabalho as 17:00. Temos dois “blocos” de trabalho:

Entrada: 07:00

Saída: 12:00

Nesse primeiro bloco, subtraindo 07:00 de 12:00, temos 4:00 horas de trabalho, que é o tempo trabalhado pelo funcionário.

Entrada: 13:20

Saída: 17:00

Nesse segundo bloco, subtraindo 13:20 de 17:00, temos 3:40 (3 horas e 40 minutos), que é o tempo trabalhado pelo funcionário.

Somando os dois blocos (3:40 e 4:00), temos um total de 7:40, ou 7 horas e 40 minutos. O tempo de almoço não é somado para fins de tempo trabalhado.

Calculando o tempo de trabalho

Calcular o tempo de trabalho é simples, mas tem que ter atenção para não deixar os detalhes de fora e você esquecer os detalhes importantes para seus direitos trabalhistas. (Foto: www.livestrong.com)

Converta o tempo de gravação para o formato que sua organização usa

Suponha que a política é a de arredondar para o quarto de hora seguinte e horas trabalhadas expressas na forma decimal. Neste caso, 7 horas e 40 minutos são arredondados para sete horas e 45 minutos, ou 7,75 horas em forma decimal.

Os empregadores usam formatos diferentes, de acordo também com convenções e acordos trabalhistas. Consulte o seu Departamento Pessoal, Departamento de Recursos Humanos, ou Financeiro da empresa se você tiver dúvidas.

Divida as horas trabalhadas em categorias conforme necessário

Isso é principalmente necessário quando um empregado pode estar recebendo por horas extras ou adicional noturno parte do horário de trabalho. Nesse caso, o próprio funcionário ou empresa tem que separar na folha de ponto ou no quadro de horários os registros de acordo com o bônus que ele receberá (adicional noturno + hora extra, só adicional noturno, só hora extra, hora normal).

Como calcular carga horária de trabalho no Excel?

Você pode usar baixar um modelo de planilha para cálculo de carga horária de trabalho e abrir no Excel, preenchendo com os horários para calcular automaticamente a carga horária de trabalho, ou pode fazer sua própria carga horária de trabalho, o que também é simples.

Para criar sua própria planilha no Excel, vamos dar o exemplo a partir do Google Drive, que funciona tanto para Excel quanto LibreOffice. Abra uma planilha nova no Drive e na linha superior escreva “entrada” e “saída” em, pelo menos, 7 colunas. Na última coluna, digite “Total”. Digite “Ctrl + A” para selecionar todas as colunas. Na aba superior, escola “formatar”, “números”, “horas”. A partir daí, basta inserir o horário no formato 00:00 na planilha, com cada linha correspondendo a um dia diferente.

Na coluna “Total”, digite a seguinte fórmula (considerando que você está começando na segunda linha e na primeira coluna):

=SUM(A2-B2+D2-C2+F2-E2)

Na linha seguinte, escreva:

=SUM(A3-B3+D3-C3+F3-E3)

E vá até ter 31 linhas. Na última linha após a 31ª, escreva:

=SUM(G1:G31)

Essa última linha será a soma total de horários do mês de trabalho. Você pode também separar por semanas, fazendo uma separação a cada 7 dias por um espaço de uma linha. Mas se fizer essa separação, lembre-se que a linha de SUM seguinte terá que ter um número a mais depois de cada letra, porque correspondem ao número da linha.

Separe também em abas diferentes as horas extras, adicional de insalubridade, e anotações sobre descontos no DSR e outras informações que julgar importante sobre seu horário de trabalho.

Ficou claro ou ainda tem alguma dúvida? Nosso espaço de comentários está aberto aos seus comentários, perguntas, e dúvidas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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