Como vencer a insegurança no trabalho? Você já deve ter se deparado com essa questão algumas vezes na sua vida. O tratamento, a superação dela é um constante desafio no dia a dia de todas as pessoas do mundo, em graus diferentes. Se você se sente inseguro e isso está prejudicando seu trabalho, uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra poderá te orientar a um caminho melhor, de maior completude para sua vida. Considere também seguir algumas de nossas dicas para lidar melhor com a insegurança e assim, impedir que ela tome conta da sua vida pessoal ou profissional.

Como vencer a insegurança no trabalho: veja ela como algo positivo

A insegurança é essencialmente a humildade, que é uma ótima qualidade para se ter. Na verdade, já que o orgulho é considerado algo negativo, um pecado, então a humildade seria a maior virtude espiritual por ser seu oposto. Com a insegurança, admitimos que nem tudo é sobre nós mesmos. A insegurança aumenta sua auto-consciência, te ensina a se afastar, a se censurar, e isso tudo não é necessariamente ruim. Sem essas características, não é possível conseguir parar no ambiente de trabalho ou pessoal e ser crítico aos seus resultados e conquistas, algo essencial para se crescer em uma carreira ou como indivíduo.

Insegurança: como superar? Criando um arquivo de auto estima

Um arquivo de auto-estima é uma coleção de qualquer coisa que alguém já disse, escreveu, ou indicou que pode ser categorizada como positivo sobre a sua pessoa. A pasta vai conter coisas simples, como um elogio aos seus sapatos, até elogios mais profundos, como um elogio à sua cumplicidade como amigo ou colega de trabalho. Comece a pasta pedindo a dois ou três de seus melhores amigos para listar dez de suas melhores qualidades e coloque nessa pasta para iniciar o projeto. Sua pasta de auto-estima vai te salvar de semanas de auto-aversão e rapidamente, vai ficar cheia de comentários agradáveis. Quem sabe, você não faz um diário com esses comentários positivos?

Como lidar com a insegurança

Aprendendo a lidar com a insegurança, você pode tornar ela uma arma positiva para seu crescimento pessoal e profissional. (Foto: Livemint)

Evite as pessoas que te deixam inseguro

Isso ode ser difícil. Às vezes, você tem que reorganizar sua programação, encontrar uma nova rota para o trabalho, almoçar em um momento diferente, ou compilar uma tonelada de desculpas para conseguir se afastar das pessoas que te causam o sentimento de insegurança. Não há como trabalhar sua insegurança se você está rodeado por ela. Você tem que se proteger. Isso deve ser a sua primeira prioridade enquanto você estiver se sentindo inseguro. Quando você estiver mais seguro, aí você pode partir para se aproximar de novo dessas pessoas.

Se envolva com pessoas que oferecem apoio

Quando você se sentir inseguro, tenha sempre um amigo ou familiar a quem você possa recorrer em um momento de dificuldade. Eles vão te lembrar o que é bom e único sobre você, te ajudando a sair da crise de insegurança. Essas poucas vozes da verdade são necessárias para criar uma rede de segurança onde você pode cair quando a insegurança bater forte. Você pode colocar nessa rede um psicólogo para conversar, se sua insegurança tem um nível alto, incapacitante.

A insegurança é invisível

Você imagina que todos podem ver que você está inseguro. E isso faz você se sentir mais inseguro. Mas aqui está a verdade: ninguém pode ver sua insegurança. As outras pessoas estão muito preocupadas com sua própria insegurança para perceber a dos outros. Mesmo quando você achar que o mundo pode ver sua agitação, na verdade, poucas pessoas podem enxergar. E aí, é só começar o ciclo de novo: pasta de auto estima, rede de segurança, e se afastar de quem te faz sentir inseguro. É difícil, mas com pequenos passos, você chegará a uma maior segurança pessoal e profissional.

Como você trata sua insegurança? Quais procedimentos você segue para lidar com sua insegurança?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)