Todos desejam receber elogios, mas aceitar um da maneira certa é um desafio quase universal. Se você é como a maioria dos empreendedores, está ansioso para receber um elogio, especialmente de alguém que você admira, mas não tem certeza do que dizer em resposta.

Como responder a um elogio profissional?

Muitas pessoas minimizam elogios para evitar a aparência de presunção. É tão comum que os sociolinguistas já categorizaram as três respostas para um elogio: aceitação, deflexão ou rejeição. Em vez de aceitar humildemente ou rejeitar diretamente as palavras gentis, os indivíduos geralmente optam por desviar ou diluir o elogio.

Você pode ser tentado a responder com negação ou auto-insulto. É fácil dizer algo como: “Obrigado, mas eu realmente não fui tão útil”, ou “Obrigado, mas já uso essa roupa há 10 anos. Ela está praticamente caindo aos pedaços!”. Outros pedem uma garantia adicional:”Sério? Eu senti como se eu tivesse sido deixado de lado”.

Embora você possa se sentir como se estivesse respondendo adequadamente, isso só mina o elogio ou insulta o doador deles. Quando você desvaloriza um elogio, você pode enviar a mensagem de que você tem baixa auto-estima, não confia no seu trabalho ou não respeita a opinião da pessoa que lhe deu elogios.

Se você freqüentemente responde negativamente a um elogio, se retenha para mostrar gratidão. E nós vamos te mostrar como aceitar um elogio da maneira correta e com humildade.

Como receber elogios

Saber receber um elogio é tão importante quanto saber oferecer ele a quem merece. (Foto: Odyssey)

Expresse sua gratidão pelo elogio

Sempre que receber um elogio, responda com “Obrigado”. É uma frase simples, mas poderosa. A pessoa que concede o elogio será mais receptiva a uma resposta humilde. Diga algo como: “Obrigado, é muito gentil isso da sua parte”, ou “Obrigado, eu aprecio o elogio”.

Compartilhe o crédito pelo elogio

Se o elogio em relação a um esforço de equipe, reconheça as contribuições de seus colegas. Alguns executivos poderosos atingem um ponto em que eles não reconhecem ou creditam publicamente aqueles que os ajudaram a ter sucesso. Esta é a maneira mais rápida de perder amigos. Em vez disso, compartilhe seus sentimentos positivos. Responda com algo como, “Todos nós colocamos muito esforço nesse projeto. Obrigado por reconhecer nosso trabalho.”

Receba prêmios com sua mão esquerda

Se você é homenageado por uma realização profissional em uma cerimônia, aceite sempre a placa, troféu ou certificado com a mão esquerda. Isso deixará sua mão direita livre para apertar a mão da pessoa que apresentou o prêmio e aqueles que gostariam de parabenizá-lo.

Use a linguagem corporal apropriada para receber elogios

Se você está desconfortável ou nervoso, suas sugestões não verbais podem dar uma impressão errada. Não cruze os braços ou pareça desinteressado. Em vez disso, mantenha contato com os olhos, incline-se ligeiramente para a frente e envolva aqueles ao seu redor com expressões faciais receptivas, como sorrisos e contato visual o tempo todo. Aproveite o seu momento de louvor.

Nunca diminua o elogio

Receba todos os elogios com uma graça despretensiosa. Evite frases como “Isso não é grande coisa”, ou “Obrigado, mas não foi nada”. Quando você minimiza um elogio, você pode sentir que está mostrando humildade. Na verdade, você pode fazer com que a pessoa que lhe deu o elogio se sinta pessoalmente rejeitada.

Evite uma batalha de elogios

Especialmente quando um elogio vem de alguém que você respeita e admira, você pode sentir a inclinação para elogiar mais a pessoa ou minimizar seu próprio trabalho. Isso não é apropriado no ambiente profissional. Lute contra o desejo de enaltecer alguém que te elogia. Não diga algo como: “Obrigado, mas sabemos que a minha contribuição não é tão valiosa quanto a sua.” Em vez disso, abrace o momento e seja grato pelo elogio.

Siga a etiqueta apropriada para responder a elogios

Se você está recebendo um brinde, por exemplo, você deve aderir ao protocolo apropriado. Os recipientes de brindes não bebem no final do discurso. Em vez disso, acene com a cabeça e sorria, dê a todos a chance de ter um gole de sua bebida e depois ofereça um brinde de retorno a todos os outros que participaram.

Como vocês recebem elogios? Quais dicas dariam para quem tem que receber um elogio profissional?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)