Como lidar e vencer a concorrência no trabalho?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

A competição pode ser saudável. Ela tem o potencial de nos levar a apresentar o nosso melhor. Mas se o próprio pensamento de competir nos tirar do caminho, temos um problema sério. Em última análise, devemos enfrentar os fatos. É provável que cruzemos caminhos com indivíduos que pareçam mais capazes ou mais bem sucedidos do que nós mesmos No entanto, a própria noção de competição não precisa evocar o estresse debilitante e a dúvida sobre si mesmo. Precisamos lembrar que as carreiras bem sucedidas são construídas capitalizando nossos pontos fortes, ao mesmo tempo em que maximizamos as oportunidades que encontramos.

Leia também

Para dominar a concorrência no local de trabalho, em última análise, devemos lidar com nossos próprios sentimentos (e questões) com o conceito de concorrência, em si. Aqui estão algumas sugestões para lidar melhor com a concorrência no ambiente de trabalho.

Estratégias para vencer a concorrência começam com a aceitação dela

A concorrência é onipresente. Não importa onde sua carreira o leve, haverá ampla concorrência para mantê-lo em constante estado de atenção. Tente se sentir confortável e fazer paz com ela. Esse é o primeiro passo para conseguir vencer a concorrência e manter a paz de espírito.

Como lidar com a concorrência: reconhecendo que não é um jogo

Opte por uma mentalidade mais tranquila em relação à concorrência Não tome a posição de que, se alguém tiver sucesso, você está condenado a falhar. A promoção ou a fortuna de um outro indivíduo não significa necessariamente que você será deixado de fora da competição.

Como lidar com a competição

A competição é necessária e pode te ajudar no ambiente de trabalho, basta saber como usar a seu favor. (Foto: Moementum)

Como vencer a concorrência através das comparações certas

Como você avalia sua carreira tem muito a ver com aqueles contra quem você se mede. Quem são seus modelos a seguir? Escolha indivíduos que o motivem e possuam habilidades que você deseja imitar. Aprenda com sua competição. Pergunte a si mesmo o que eles estão fazendo certo que você precisa também fazer?

Lide com a concorrência dando o melhor de você

Nós não somos obrigados a ser tudo para todas as pessoas (e não deveríamos nos sentir pressionados a fazê-lo). Em vez disso, encontre uma maneira de reconhecer seus pontos fortes e criar sua própria marca. Encontre um nicho que o torna indispensável, criando valor e obtendo essa força. Assuma o controle de sua própria carreira e encontre caminhos para mostrar seu próprio talento. Você achará que você se concentra menos nos caminhos dos outros quando seu trabalho se alinha com o melhor do que você tem para oferecer.

Construa alianças e colabore para que a competição seja mais produtiva

Crie uma rede profissional sem ficar muito perto dos competidores. Espalhe suas asas para desenvolver a profundidade em suas relações no local de trabalho, e seja o “pino de ligação” entre outros departamentos ou funções para resolver problemas. Quanto mais alianças você faz, mais chances tem de crescer.

Obtenha um mentor para uma competição de maior qualidade

Muitas pessoas bem-sucedidas falam de um mentor que as inspirou ou orientou. No entanto, você também precisa de um patrocinador. Este é um indivíduo que irá ajudá-lo a ganhar exposição e facilitar o ganho de atribuições que testam suas habilidades.

Tenha consciência de que você está em uma competição

Não há maior construtor de confiança do que se tornar seu próprio advogado. Claro, há um lado sombrio para a concorrência no local de trabalho. Observe pessoas que participam de uma briga suja e tem um relacionamento insalubre com a concorrência. Lembre-se, não há vergonha em proteger seus próprios interesses. Documente suas realizações, se você sente que é necessário, e pegue crédito quando ele é devido a você. Se um ambiente causar níveis preocupantes de estresse, procure uma mudança.

Como você lida com a pressão da concorrência no local de trabalho? O que funcionou mais eficazmente para você e por quê?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário