Qual a diferença entre função e cargo?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

A principal diferença entre o termo “Cargo” e “Função” é que o cargo é o nome da posição particular ocupada por um funcionário, enquanto “Função” é um termo mais amplo que explica todo o campo de trabalho ou setor onde existem muitos cargos semelhantes, além das funções dadas ao profissional.

Vamos tentar explicar da melhor maneira em detalhes abaixo.

Cargo ou função?

A função é uma descrição de um cargo, posição ou designação e fornece uma breve compreensão da tarefa. O cargo é um conceito detalhado que ilustra todo o setor de empregos em que muitos cargos semelhantes estão disponíveis.

A função orienta o funcionário sobre as funções e responsabilidades. As funções são a forma de organizar os vários cargos em uma empresa.

Cargo já é um campo ou indústria em que um funcionário deseja trabalhar.

Diferença de cargo e função na ocupação

Uma função é um nome que define o trabalho ou posição de uma pessoa, enquanto Cargo descreve todo o setor de trabalho no qual existem muitos cargos idênticos.

O cargo orienta o nível do trabalho, bem como as responsabilidades do trabalho; onde a função visa oferecer uma ideia geral sobre o trabalho.

Um exemplo de função é Gerente de Projeto de Construção, enquanto o exemplo de cargo (Ocupação) é Engenheiro Civil.

Diferenças entre cargos e funções

Funções e cargos são complementares e importantes para o funcionamento da empresa. (Foto: Seek)

O que é função?

Uma função é uma descrição de um determinado trabalho, posição ou designação. Isso dá uma breve visão geral do trabalho. São o método de categorizar as diferentes posições dentro de uma organização. A função é o papel que a empresa atribui a um funcionário com base em suas qualificações. Uma função é uma forma de uma pessoa usar suas qualificações oferecendo serviços. Ele recebe em troca dinheiro que usa para ganhar a vida.

A função define as responsabilidades do emprego. Por exemplo, as funções incluem coisas como como executivo, gerente, chefe, diretor, supervisor, etc. Muitas funções refletem o que a pessoa está fazendo no trabalho, como contador, chef, governanta, programador, supervisor de serviços aos hóspedes , mecânico, etc.

Outras funções mostram também os níveis, como chef de cozinha, gerente de marketing, supervisor de eletricidade, etc. As funções são específicas porque representam o nível do cargo e as responsabilidades do cargo. Dependendo do tipo, os trabalhos podem envolver um estudo especializado. A função também descreve um plano de carreira. É como uma escada corporativa ou classificação em que, sob promoções, o indivíduo sobe dos degraus inferiores para os superiores.

O que é Cargo?

Cargo é um termo mais amplo que se refere a qualquer trabalho remunerado. Também é definido como um setor no qual uma pessoa deseja trabalhar. Uma ocupação determina, em termos simples, os meios de ganhar a vida de uma pessoa em sua área de interesse. A ocupação descreve todo o setor de trabalho, no qual ocorrem muitos cargos semelhantes. Exemplos de cargos (médico, engenheiro, operário, enfermeiro, etc.).

Cargo inclui a categoria de empregos ou a área de trabalho. A ocupação de uma pessoa fornece um esboço de seu trabalho, mas não fornece uma descrição do nível de posição ou das responsabilidades de um funcionário.

As ocupações também podem orientar vários campos, como marketing, recursos humanos, medicina, hospitalidade, etc. Ocupação refere-se a uma atividade que é realizada rotineiramente em troca de valores monetários. Se alguém quiser ser repórter de um site de notícias online, o “repórter” é seu cargo, mas sua função é jornalista.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário