Os empreendedores iniciantes e vendedores nem sempre são os melhores negociadores. Eles entram na pele de um empresário pela primeira vez e descobrem, para sua surpresa, que quase tudo envolve negociação de algum tipo, e eles podem não ter sempre essas técnicas de negociação prontas. As técnicas de fechamento de vendas são essenciais para fazer as negociações funcionarem, e todo profissional pode fazer bom proveito delas.

Iniciar um negócio requer, literalmente, centenas de negociações. Algumas são pequenas, como garantir o melhor preço na impressão de papel e cartões de visita. Outros são negociações muito maiores, que podem fazer seu negócio funcionar melhor ou até falir. Às vezes você é o comprador; Outras vezes o vendedor. De qualquer maneira, as habilidades que você precisa para ser um bom negociador são as mesmos.

Para muitos profissionais, as técnicas de fechamento e negociação vem naturalmente. Para a maioria de nós, entretanto, essa habilidade vem através do esforço e da experiência. Raramente é algo que você aprendeu como parte de uma educação formal. E para todas as técnicas, um pouco de esforço e dedicação é tudo que você precisa para fazer com que elas funcionem. Mais quais são essas técnicas essenciais de negociação?

Técnicas de fechamento de vendas e negociação: preparação

Comece uma negociação sem a preparação adequada e você já perdeu. Comece com você mesmo. Certifique-se de que você está claro sobre o que você realmente quer da negociação. Pesquise para entender melhor suas necessidades, bem como seus pontos fortes e fracos. Procure ajuda de especialistas, como um contador, advogado ou técnico da área em que você pretende fazer a negociação.

Técnicas de negociação

Negociações bem elaboradas são excelentes armas no arsenal dos melhores profissionais, fazendo grande diferença na qualidade desses indivíduos. (Foto: www.salesprorecruitment.co.uk)

Dicas de fechamento de vendas e negociação: timing

O tempo é importante em qualquer negociação. Claro, você deve saber o que pedir. Mas tem de ser sensível a quando você fará seu pedido. Há momentos para avançar, e momentos para esperar. Mas cuidado: pressione demais e você vai destruir qualquer relacionamento de longo prazo.

Deixe seu ego de lado para fechar vendas

Os melhores negociadores ou não se importam ou não mostram que eles se preocupam com quem receberá o crédito para um negócio bem sucedido. Seu talento é fazer com que o outro lado sinta que toda a ideia da negociação foi deles..

Perguntas para fechamento de vendas: use-as para escutar melhor o outro lado

Os melhores negociadores são frequentemente ouvintes silenciosos que pacientemente deixam os outros terem a palavra enquanto fazem uma negociação. Eles nunca interrompem. Encoraje o outro lado a falar primeiro. Isso ajuda a configurar uma das máximas mais antigas da negociação: quem fala valores primeiro, sai perdendo. Embora isso não seja sempre verdade, geralmente é melhor ficar sentado e deixar o outro lado em primeiro lugar. Mesmo se eles não mencionarem números, crie uma oportunidade para eles perguntarem o que você está pensando.

Frases de fechamento de vendas não adiantam nada sem uma técnica de pedir para receber

Como parte de sua preparação, defina o seu preço mais justificável. Contanto que você possa argumentar convincentemente, não tenha medo de jogar para o alto os valores. Mas sem ultimatos, por favor. Ofertas do tipo “leve ou não terá mais essa oportunidade” são geralmente péssimas escolhas.

Comprometa-se com a negociação

Você deve esperar fazer concessões e planejar quais elas podem ser. Claro, o outro lado está pensando o mesmo, então nunca aceite a primeira oferta. Mesmo que seja melhor do que você esperava, pratique sua melhor cara de insatisfação e recuse educadamente. Você nunca sabe o que mais você pode obter em uma negociação.

Ofereça comprometimento em entregar o produto ou serviço

Um compromisso inabalável para a entrega do que foi negociado é a chave para um bom negócio. Você deve oferecer esse nível de conforto para os outros. Da mesma forma, evite negócios onde o outro lado não demonstra compromisso.

Não absorva problemas na negociação ou fechamento

Na maioria das negociações, você vai ouvir todos os problemas do outro lado e as razões pelas quais eles não podem dar-lhe o que você quer. Eles querem que os problemas deles se tornem seus, mas não os deixe. Em vez disso, lide com cada um enquanto eles aparecem e tente resolvê-los. Se o seu orçamento é muito baixo, por exemplo, talvez haja outros lugares de onde o dinheiro poderia vir.

Mantenha seus princípios

Como um indivíduo profissional, você provavelmente tem um conjunto de princípios orientadores. São valores que você nunca vai comprometer. Se você se encontrar em negociações que cruzam os limites de seus princípios, pode ser um negócio que você pode recusar para dormir com a consciência tranquila.

Fechamento com confirmação

No encerramento de qualquer reunião, mesmo que nenhum acordo final seja atingido, recapitule os pontos cobertos e quaisquer áreas de acordo. Certifique-se que todos confirmam o que foi negociado. Acompanhe o processo com cartas ou emails adequados. Não deixe para trás as pontas soltas.

Cuidados com as técnicas de negociação e fechamento

Quando se trata de talentos empresariais que ditam o sucesso no mundo dos negócios, a capacidade de negociar bem é um dos atributos mais vitais que você pode possuir. Tome cuidado para desenvolver essa habilidade. Algumas pessoas pensam que eles são bons negociadores, mas na realidade, não são. Seja autocrítico e obtenha a crítica de terceiros sobre suas habilidades. E sempre pratique, seja em cursos ou no ambiente de trabalho, criando mais oportunidades para melhorar suas técnicas.

Como você pratica a negociação e técnicas de fechamento? Como você faz para usar no dia a dia?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)