10 técnicas de negociação para aprender
As habilidades de negociação estão sob o forte de um profissional de marketing, pois são um ponto de contato importante para partes interessadas e fornecedores externos e internos. Todo profissional de marketing aspirante leva tempo para desenvolver e aprimorar habilidades como alguém os atinge com experiência.
Em uma das seções deste artigo, alistamos as principais habilidades de negociação que o ajudarão a moldar uma carreira bem-sucedida em marketing. No entanto, antes de aprofundarmos as habilidades de negociação e as táticas de negociação, vamos entender o significado do marketing e por que as habilidades de negociação são vitais entre os profissionais de marketing.
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Importância das técnicas de negociação
Profissionais com excelentes habilidades de negociação são um ativo para uma organização comercial. Aqui estão as razões pelas quais as habilidades de negociação são essenciais –
O crescimento sustentado da organização comercial
Ajuda a economizar operações e outros custos
Leva a um bom atendimento ao cliente
Melhora a relação comercial entre as partes interessadas e outras pessoas
Vamos levá-lo a algumas habilidades de negociação que todo profissional deve ter para fazer progressos em sua carreira.
1. Técnica de negociação de barganha
A negociação pode ser resumida como uma discussão realizada para encerrar uma disputa ou chegar a um acordo com uma decisão. Um negociador sábio analisa cuidadosamente um problema de antemão e chega a uma alternativa que beneficia a todos a longo prazo.
2. Técnica de negociar o processo
Antes de ir para a tabela de negociações, re-encene o processo de negociação com a equipe para que todos trabalhem em conjunto para um único objetivo. Não assuma que todos que chegam para negociação estão na mesma página quando se trata de metas, objetivos etc. Portanto, se preparar com antecedência para o processo ajuda a alcançar a meta mais fácil sem perigo.
3. Técnica de negociação para construir bons relacionamentos
Recomenda -se construir um bom relacionamento com a pessoa com quem você negociará. Por exemplo, uma pequena sessão do bate-papo leve antes do processo de negociação ajudará a chegar rapidamente a um contrato.
4. Técnica de escuta ativa para negociação
Em um processo de negociação, seja um ouvinte ativo. Ouça cuidadosamente e compreenda o que sua contraparte está dizendo. Isso ajudará você a decidir o que dizer a seguir e a alinhar seus pensamentos com a sua contraparte. Além disso, ajudará a tomar uma decisão final rapidamente.
Você também pode reconhecer abertamente qualquer dificuldade em compreender o que sua contraparte disse. Portanto, é uma das habilidades de negociação mais importantes que um profissional deve possuir.
5. Evite o viés de ancoragem
Sempre que você está negociando, há grandes chances de que você caia na armadilha de desenvolver um viés de ancoragem. O que é viés de ancoragem? Um viés cognitivo depende fortemente da primeira informação comunicada a um indivíduo. Muitas vezes, as partes desenvolvem viés de ancoragem durante um processo de negociação. Portanto, fique longe do viés enquanto chega a uma solução. Além disso, verifique se o seu colega não caia na armadilha do viés de ancoragem durante o processo, pois isso afetaria fortemente a conclusão.
6. Ignore conflitos desnecessários
Os negociadores qualificados valorizam conversas pacíficas. E para se tornar um excelente negociador, você também precisa evitar conflitos desnecessários com sua contraparte ou outras partes presentes no processo. Você também pode apresentar vários equivalentes oferecem simultaneamente para evitar disputas entre as partes.
7. Plano de implementação da negociação
O processo de negociação é um processo contínuo que exige que ambas as partes sejam resilientes e flexíveis para se adaptar a diferentes mudanças no ambiente de negócios, entre outras. Portanto, depois de concluir o processo de negociação, coloque marcos ou prazos para garantir que os prazos sejam cumpridos. Além disso, para incorporar mudanças no plano original, se necessário.
8. Negociação com uma abordagem proativa
O treinamento de habilidades de negociação por si só não pode ajudar os profissionais de marketing a se tornarem excelentes negociadores. No entanto, um forte desejo e uma abordagem proativa certamente podem. Portanto, ter aulas de treinamento não é suficiente; Trabalhe em suas habilidades de negociação, criando discussões simuladas com amigos ou gerentes.
9. Aprenda com os erros em uma negociação
O treinamento de habilidades de negociação geralmente inclui vários exercícios de equipe que ajudam os candidatos a entender seus erros. Além disso, os treinadores frequentemente realizam exercícios de dramatização que expõem os negociadores a suas falhas, que podem ser fixadas posteriormente através de sessões de aprendizado e de treinamento rigorosas.
10. Prática para a perfeição na negociação
O treinamento em negociação fornece aos candidatos um fórum para praticar diferentes cenários de processo de negociação. Portanto, é essencial utilizar o tempo gasto em treinamento para aprender novas táticas e estratégias de negociação. Isso ajudará você a aplicá-los ao ambiente de negócios.
Como aprender habilidades de negociação?
É altamente recomendável realizar um curso de certificação em negociação para ter um entendimento aprofundado sobre negociação e assuntos relacionados. Se seus conceitos forem claros e você tiver uma forte base de conhecimento, você poderá aprender excelentes habilidades de negociação sem um aborrecimento, pois saberá sobre todos os fatores em jogo. No entanto, antes de embarcar na jornada de aprender habilidades de negociação, aqui estão algumas coisas que você deve estar ciente:
É necessária a preparação para aprimorar habilidades de negociação
Conhecimento preliminar sobre habilidades de negociação
Vantagens e desvantagens das habilidades de negociação
Os benefícios da aprendizagem de habilidades de negociação para o seu crescimento na carreira
À frente, discutiremos táticas, técnicas e estratégias de negociação que, quando aprendidas pelos profissionais, podem beneficiá-las para enfrentar processos difíceis de negociação com facilidade.
Quais são os diferentes tipos de estratégias de negociação?
A negociação é uma decisão estratégica que ajuda as organizações de negócios a resolver problemas complexos de maneira amigável. As empresas consideram diferentes estratégias de negociação ao encontrar uma solução para um problema de negócios. Aqui estão estratégias de negociação comumente usadas.
Estratégia de negociação distributiva
Estratégia de negociação integrativa
Estratégia de negociação pontual vs repetida
Embora a estratégia de negociação distributiva seja usada quando não há regras e regulamentos de negociação predefinidos, as pessoas discutem uma questão e tentam encontrar respostas nesse tipo de negociação. Enquanto isso, em negociações integrativas e únicas versus repetidas, as pessoas discutem várias questões e encontram respostas para todas elas através da discussão.
Técnicas de negociação ao longo do tempo
Em um processo de negociação, um profissional pode realizar diferentes técnicas de negociação para alcançar a solução desejada. Aqui estão algumas técnicas de negociação que os profissionais que trabalham popularmente usam durante um processo de negociação.
Silêncio ativo: nesse processo, ambas as partes usam o silêncio como uma ferramenta de comunicação. Eles fazem longas pausas e quebram antes de concluir o processo de negociação. É comumente feito para expressar emoções fortes relacionadas a uma situação ou discussão.
Negociação ganha-ganha: esse tipo de técnica de negociação tem uma conclusão que beneficia ambas as partes. Essa técnica é frequentemente usada para evitar conflitos entre as partes.
Antecipando o objetivo: é uma técnica de negociação que prevê as objeções da contraparte à sua proposta.
Poder de negociação: nesta técnica, a parte poderosa usará sua posição para dominar o processo de negociação.
Táticas de negociação: uma técnica de negociação usa táticas diferentes para ganhar um processo de negociação.
Embora existam muitas técnicas de negociação que as organizações de negócios usam amplamente, as táticas de negociação continuam sendo as mais populares. Suas características e escopo únicos tornam a primeira escolha para muitos negociadores.
As táticas de negociação são resumidas por habilidades usadas por um negociador para conquistar uma negociação. Alguns acreditam na negociação, enquanto outros acreditam em realizar um comportamento antiético para obter um resultado favorável. Para ganhar um processo de negociação, os negociadores usam táticas diferentes.
A negociação é uma habilidade que leva tempo para se desenvolver e, portanto, muitos aspirantes a negociadores realizam diferentes cursos de certificação de marketing que os equipam com conhecimento adequado sobre o processo de negociação, diferentes tipos de táticas de negociação e muito mais.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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