Carta de motivação e de apresentação para hotelaria: como fazer?
Se você deseja trabalhar em um restaurante, hotel ou empresa de hotelaria, sua carta de apresentação é uma das primeiras coisas que qualquer gerente de contratação no setor de hospitalidade analisará. É por isso que você deve causar uma ótima primeira impressão e mostrar aos empregadores o que pode trazer para a mesa.
O que eu preciso saber da carta de apresentação e motivação para hotelaria?
Escrita bem, sua carta de apresentação complementa bem seu currículo e oferece uma vantagem sobre outros candidatos. Escrita genericamente, sua carta de apresentação deixa os gerentes de contratação impressionados e coloca todo o seu aplicativo em risco.
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Escusado será dizer que há muita coisa na sua carta de apresentação – especialmente para membros do setor de hospitalidade e hotelaria, onde a concorrência é acirrada pelas melhores posições.
No entanto, aplique estas três dicas de redação de cartas de apresentação no seu pedido de emprego em hospitalidade e você poderá escrever uma excelente carta de apresentação que destaca seus pontos fortes e impressiona qualquer futuro empregador que tenha a sorte de colocar as mãos nela.
Carta de motivação e apresentação: a adaptação necessária
Adaptar sua carta de apresentação a cada posição em que você se candidatar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer ao se candidatar a empregos.
O objetivo principal de uma carta de apresentação é apresentar-se como o candidato ideal para sua posição de destino e, para conseguir isso, você deve conectar sua experiência e habilidades às necessidades específicas da empresa.
Primeiro, pesquise a posição para entender a cultura de trabalho, as metas, os desafios e os produtos da empresa. Em seguida, leia a descrição do cargo e faça uma lista dos requisitos e qualidades que eles esperam dos candidatos. Preste atenção especial a:
- Qualidades pessoais desejadas (ou seja, pessoal, orientada para as pessoas, adaptável etc.)
- Habilidades técnicas
- Responsabilidades do dia-a-dia
Por fim, trate esses detalhes em sua carta de apresentação para demonstrar que você possui as habilidades necessárias para se destacar na posição. O resultado de seus esforços será uma carta de apresentação que fará você parecer personalizado para o trabalho.
Seja breve ao procurar um emprego na área de hotelaria
Os gerentes de contratação – especialmente os de grandes empresas – têm centenas de aplicações para ler. Seu tempo é valioso e desperdiçá-lo pode custar uma oportunidade de trabalho em potencial.
É por isso que sua carta de apresentação deve ser idealmente repleta de informações, mas ainda assim, ser curta o suficiente para ser facilmente digerível. É melhor se você atingir um comprimento padrão de carta de apresentação. Como regra geral, você deve procurar algo em torno de:
- 200 a 300 palavras
- Entre meia página e uma página
- Um a quatro parágrafos (cinco no máximo)
Lembre-se de que a velocidade média de leitura de adultos é de cerca de 300 palavras por minuto. Isso significa que sua carta de apresentação precisa ser curta o suficiente para que um gerente de contratação possa lê-la de cima para baixo em um minuto ou menos.
Por mais tempo, você corre o risco de parecer um show-show, especialmente se sua experiência é de nível intermediário ou menos. Uma carta de página única informa ao gerente de contratação que você sabe como expressar seu ponto de vista e que respeita o tempo deles.
Lembre-se, uma carta de apresentação não é o lugar para descrever toda a sua carreira. Você deseja destacar os aspectos mais importantes da sua experiência, aqueles que o tornam o candidato ideal para este trabalho nesta empresa.
Enfatize as principais habilidades de hospitalidade e hotelaria
Qualquer pessoa que trabalhe no setor de hospitalidade sabe que ser bom no trabalho não é fácil. Você precisa ser capaz de lidar com clientes, gerenciar situações tensas e tomar decisões importantes na hora. É por isso que os gerentes de contratação sabem que estão sempre procurando candidatos que demonstrem talento para as principais habilidades de hospitalidade.
As seguintes habilidades e qualidades são algumas das mais procuradas entre os empregadores de hospitalidade e hotelaria:
A capacidade de criar e nutrir relacionamentos positivos com convidados, clientes, hóspedes, fornecedores e outras partes interessadas. Frases-chave: relacionamento com clientes, gerenciamento de relacionamento com clientes, desenvolvimento de fornecedores.
Um comportamento calmo e positivo sob pressão. Não importa o que esteja errado ou quem tenha que reclamação, um profissional de hospitalidade precisa ser capaz de sorrir e manter uma mentalidade positiva. Frases-chave: atitude rápida e positiva, prospera sob pressão.
Atenção aos detalhes. Os hóspedes percebem as pequenas coisas, e um profissional de hospitalidade precisa garantir que todos esses elementos sejam cuidados e no local. Frases-chave: orientada a detalhes, superou as expectativas, satisfação do hóspede, críticas de cinco estrelas.
Flexibilidade. A hospitalidade exige disposição para trabalhar fora do horário comercial, incluindo noites e feriados. Os candidatos mais atraentes são aqueles que podem trocar de marcha e mudar de função sempre que necessário. Frases-chave: Responsabilidades adicionais, dinâmicas, participante da equipe.
Para destacar sua carta de apresentação, desenvolva essas habilidades em sua redação, usando exemplos concretos de como você coloca seus talentos em uso na sua vida profissional.
Em qualquer setor, escrever uma carta de apresentação eficaz significa encontrar o equilíbrio perfeito entre individualidade e profissionalismo. Os elementos padrão – introdução, realizações importantes e apelo à ação – fornecem uma estrutura na qual suas qualificações podem falar por si.
No final, sua carta de apresentação de hospitalidade e hotelaria oferece ao gerente de contratações um vislumbre de como é trabalhar com você. Certifique-se de que o vislumbre seja bom.
Quais outras dicas acham importante? Como fariam suas cartas de apresentação?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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