Em um mundo ideal, seu chefe e sua empresa sabem que você merece um aumento e te dão o aumento, sem você ter que solicitar. No mundo real, no entanto, as coisas não são tão simples. Se você ganha menos do que a sua posição e sua dedicação valem, é hora de escrever uma carta ou email com o pedido de aumento de salário.

Qual a melhor forma de pedir aumento de salário? Por escrito!

Porque você terá um registro de como foi feito o pedido, quando foi feito o pedido, e terá registro dos motivos para a recusa ou aceitação do aumento. O Registro escrito do pedido de aumento é também uma forma mais eficiente para conseguir mostrar, com números e argumentos, por que você merece um aumento.

Como pedir aumento de salário por escrito: começando sua carta

No parágrafo de abertura, é necessário deixar claro que você gosta de trabalhar com a empresa, incluindo também seu cargo na empresa, e o quanto você quer crescer na empresa Em seguida, diga que você está escrevendo para pedir um aumento de salário. Fale brevemente sobre por que você está fazendo a solicitação, mas mostrando números. Por exemplo: “No ano passado, o ambiente de trabalho ficou muito mais exigente. Tenho consistentemente assumido novas atribuições, aumentando em XX% a produção do produto Y.”

Por que pedir aumento de salário

O pedido do aumento do salário é uma forma de manter seus proventos sempre de acordo com quanto você realmente vale, e não ganhando menos do que você merece. (Foto: www.forbes.com)

Como pedir um aumento para o seu chefe: dê razões, com dados, para seu chefe

Indique, com números e dados. o motivo para seu pedido de aumento no parágrafo principal. Registre o tempo que você tem poupado em certas tarefas na empresa, a reorganização de alguma tarefa que você tenha executado, o aumento da produção de um produto ou maior eficiência em um serviço, etc.

Outros motivos válidos para colocar na carta de aumento são: o chefe lhe prometeu um aumento no final do seu período de estágio, suas responsabilidades aumentaram, você recebeu uma promoção, aumento no custo de vida onde seu trabalho está localizado, você não tem um aumento já faz tempo, o seu salário está abaixo do valor médio de mercado ou você terminou um curso de especialização e não teve aumento.

Dependendo da situação, dê ao seu chefe a chance de cumprir sua promessa de dar-lhe um aumento antes de escrever a carta. Por exemplo, após o seu período de estágio, escreva a carta apenas se seu chefe não lhe der o aumento prometido depois de alguns meses.

Justifique seu pedido com mais dados, e o desejo de continuar na empresa

Você deve expressar claramente por que você é digno de o aumento. Além de usar dados concretos sobre seu trabalho, diga os motivos pelos quais você quer continuar na empresa e crescendo lá. Mostre o que você ainda quer trazer para a empresa, e o que você vai fazer para se especializar ainda mais na sua área.

Especifique o valor do aumento de salário, mas esteja aberto à negociação

Em outro parágrafo, escreva o valor específico que você está solicitando, e deixe uma margem para negociação de valores. Por exemplo, se você quer um aumento de 10%, peça um aumento de 15% e negocie até 10%. Mas seja humilde no pedido: diga que pede o aumento, mas entende caso a empresa precise de uma margem de negociação maior. Seja compreensivo, principalmente se o ano fiscal da empresa não foi muito bom. Vá com calma para evitar não receber qualquer aumento.

As nossas dicas funcionaram para você pedir seu aumento? Alguma dica a mais que você daria para quem quer um aumento?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)