Pode ser difícil enfrentar a realidade de não receber um aumento, especialmente quando você está contando com essa renda extra. Isso pode fazer você questionar a validade de seus esforços, ou até mesmo fazer você questionar suas decisões de carreira. Mas antes de você ficar muito angustiado com a situação, entenda por que você não conseguiu um aumento. Existem várias possibilidades que podem impedi-lo de conseguir esse dinheiro a mais, e nem todos eles são um reflexo de seu desempenho no trabalho.

Aumento salarial: você não recebeu porque não pediu um

Para muitos trabalhadores, pedir um aumento é desconfortável. Mesmo que muitas empresas se preocupem com seus trabalhadores e recompense-os sempre que possível, eles também precisam prestar atenção aos custos de sustento da empresa e manter-se o mais eficientes possível. Se você não explicitamente pedir um aumento, seu supervisor pode assumir que você está perfeitamente satisfeito com seu salário atual e irá mantê-lo nesse nível, em vez de dar-lhe um aumento automático.

Para mudar essa situação, basta pedir um aumento, por escrito, elencando números que mostram claramente os motivos pelos quais você merece um aumento. Pedir um aumento não vai fazer você parecer gananciosos, desde que você esteja preparado com exemplos concretos da sua contribuição de valor para a empresa. Se você não pedir um aumento, você provavelmente não vai receber um.

Dissídio: esteja preparado para justificar seu aumento e chegar a um consenso

O dissídio é, basicamente, uma discordância entre as partes, sejam elas individuais ou coletivas. E essa discordância, na maioria das vezes, é quanto ao valor do aumento salarial. Nos dissídios coletivos, só dá pra resolver através dos sindicatos. Já no dissídio individual, geralmente, a discordância acontece porque você não foi preparado para apoiar o seu pedido de aumento.

Se você simplesmente dizer “eu quero um aumento,” mas você não mostra dados, números para o pedido, você pode não ser levado a sério. Faça uma investigação. E esteja preparado com o máximo de informação possível. Não faça uma apresentação sobre o assunto, mas se familiarizar com as estatísticas regionais e da indústria, como média salarial de quem trabalha no mesmo cargo que você e com a mesma qualificação, e números sobre o quanto de tempo e dinheiro você poupou para a empresa, ou como você fez a produtividade da empresa aumentar.

Como pedir um aumento salarial

Um aumento salarial não é para qualquer pessoa. Você tem que merecer o aumento, e saber negociar a melhoria salarial. (Foto: www.dumblittleman.com)

Como pedir aumento de salario por escrito: mostre que você faz mais do que só o seu trabalho!

É inteiramente possível que você tenha um trabalho de revisão impecável de suas responsabilidades atuais. Isso por si só não vai conseguir um aumento. Você precisa ser um trabalhador de iniciativa, um trabalhador excepcional, que chega sempre na hora, ajuda a todos a executarem as tarefas, está sempre disponível e cumpre além das metas. Mostre isso no seu pedido de aumento e no seu dia a dia de trabalho, para garantir o dinheiro a mais no seu salário.

Reajuste salarial: fuja da abordagem pessoal

Aumentos salariais são questões objetivas, e não subjetivas. Se você pedir um aumento, mas faz de forma pessoal, o empregador pode ignorar o seu pedido. Principalmente ao revelar situações pessoais, você pode ganhar alguma simpatia do empregador no curto prazo, mas isso só irá diminuir suas chances de conseguir um aumento. Os empregadores não querem ouvir falar de circunstâncias pessoais, porque os aumentos salariais são decisões de negócios que não devem ser baseadas em emoções. Basicamente, não importa que você precisa do aumento: importa que você MEREÇA o aumento.

Você não mostra suas realizações profissionais

Não tenha medo de se orgulhar dos seus feitos durante a sua avaliação ou durante o seu pedido formal de um aumento. Esta é a oportunidade perfeita para mostrar o quão valioso você é. Use exemplos concretos, sempre que possível: em vez de dizer “Eu escrevi um monte de bons projetos,” dig “eu escrevi 3 projetos, os quais foram executados e resultaram em um aumento de 30% na produção.” Em vez de dizer “Eu fiz uma nova organização do meu trabalho”, diga “Eu reorganizei minha rotina de trabalho e aumentei minha produtividade em 10%, repassando minhas técnicas aos meus colegas de departamento e resultando em um aumento médio de produção de 15%.” Documente suas melhoras e todos os dados.

Você não tem se esforçado para melhorar como profissional

Como você quer receber um aumento se não continua sua educação? Se não procura uma especialização, ou sequer se mostra interessado em crescer na empresa? Empregados custam muito caro às empresas, e elas querem ver que o investimento que estão fazendo vale cada centavo. Faça pelo menos dois cursos por ano, e comece logo uma especialização na sua área.

Você é uma pessoa negativa e não sabe trabalhar em equipe

Seja bem humorado. Quando alguém vier com mau humor ou falta de educação, ofereça a outra face. Até seu superior pode se beneficiar disso e ser menos ranzinza. Se a pessoa que traz bom humor e faz com que outros tenham bom humor no trabalho é essencial. Isso também é possível se você se oferece para ajudar até nas tarefas mais simples, mostrando que você é um jogador valioso na equipe.

Depois de entender por que você não conseguir um aumento, você pode começar a planejar para o futuro. Busque sempre maneiras diferentes para melhorar o seu desempenho todos os anos. Se os fatores estão fora de seu controle, tais como a situação financeira da empresa, decida se você quer mesmo continuar na empresa ou encontrar um novo ambiente para avançar sua carreira. Não importa o que você decidir, entenda por que você não consegue um aumento para ajudá-lo a se preparar melhor para a próxima fase de sua carreira!

2 comentários para “Por que a empresa não aumenta meu salário?”

  1. Ricelli

    Eu trabalho em um callcenter, de acordo com a lei o salário deve ser comercial, mas recebia assim, sendo que diminuíram o salário para o mínimo a partir desse mês de janeiro de 2016. Isso é certo? Trabalho faz mais de 1 ano lá.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Ricelli, tem que ver no sindicato. Algumas convenções trabalhistas preservam o salário em caso de troca de posto.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)