Um carpinteiro é um profissional técnico envolvido no trabalho com estruturas de madeira em edifícios residenciais e comerciais, estradas e outras infra-estruturas. Pode se envolver na fase de construção, acabamento, ou em reformas. As habilidades de um carpinteiro podem também ser usadas para a criação, montagem e acabamento de móveis de madeira.

O que faz um carpinteiro na construção civil?

Na construção civil, um carpinteiro usa uma ampla gama de habilidades, como enquadrar paredes (pode ser realizado todo pelo carpinteiro, em casas de madeira, ou em conjunto com um pedreiro, em casas de alvenaria), construir escadas, e instalar portas, janelas, telhadoss, e rodapés.

O carpinteiro pode também optar por especializar-se em um conjunto limitado de habilidades, tais como carpintaria de acabamento ou, ainda optar por um trabalho com a marcenaria.

O que faz um carpinteiro no dia a dia?

As funções de um carpinteiro incluem:

  • Estudar desenhos técnicas e outras especificações técnicas em uma obra
  • Fazer a escolha de materiais
  • Medir e marcar linhas de corte
  • Cortar e moldar madeira ou outros materiais, fixando-os com madeira, pregos, e cola
  • Inspeção de tetos, paredes, portas, janelas, telhados, rodapés, móveis, e todos os materiais feitos de madeira para substituição

 

 

O que faz um capinteiro

O carpinteiro é o profissional que ficará responsável por manipular toda a madeira em uma obra. Imagine a responsabilidade desse profissional? (Foto: www.wisegeek.org)

Diferença entre carpinteiro e marceneiro

Um marceneiro é um profissional com um lado mais artístico, responsável por transformar a madeira nos mais diversos tipos de objetos. Camas, mesas, móveis planejados, cadeiras, e enfeites decorativos estão entre os objetos que um marceneiro é capaz de fazer. O carpinteiro é capaz de fazer esses trabalhos, apesar de muitas vezes não ter a mesma sutileza na arte do ofício, assim como o marceneiro não terá a precisão ou os cálculos necessários para poder usar a madeira na construção civil da forma correta. Um exemplo simples: um marceneiro não sabe como colocar uma coluna de madeira para dar suporte a um telhado colonial. Um carpinteiro, sim.

Como se tornar um carpinteiro?

Comece através de um curso técnico ou ensino profissionalizante. Os programas de Jovem aprendiz e os cursos técnicos do SENAI espalhados pelo Braisl são apenas alguns dos exemplos do que é possível fazer na área da carpintaria. Mas não para por aí.

Um bom carpinteiro pode fazer cursos extras de leitura, desenho, e projeto técnico, além de cursos de física, álgebra, geometria, e inglês. No exterior, há programas de intercâmbio que oferecem o ensino profissionalizante de carpintaria. Países como o Canadá, EUA, Austrália, e Inglaterra são ótimas opções, que agregam um excelente conhecimento do ofício a quem participa do programa.

Consiga um emprego como ajudante de carpinteiro

Antes de sair trabalhando como carpinteiro, pegue um trabalho como ajudante de carpinteiro. Começar por baixo é uma ótima oportunidade para crescer em uma empresa, além de ser necessário para praticar suas habilidades manuais e aprender com os profissionais mais experientes.

 

Obtenha certificações para uso de ferramentas especiais e em habilidades específicas

Muitas empresas exigem a certificação especial para que profissionais possam trabalhar com suas ferramentas ou certos materiais. Além disso, com a quantidade de ferramentas que é lançada anualmente, você pode ser surpreendido em um emprego com ferramentas que você não conhecia antes. Quanto mais você conhecê-las, melhor será para executar sua profissão com maestria.

 

Ser um bom carpinteiro significa trabalhar bastante na área

 

E para trabalhar na área de carpintaria, você precisa procurar onde o mercado de construção civil está aquecido. Dados estatísticos de estados e prefeituras fornecem informações preciosas sobre o aumento ou redução da construção civil em uma dada região ou em pólos moveleiros, o que vai indicar a você onde pode ser uma oportunidade para ganhar experiência.

Trabalhe, durante esse tempo, com ferramentas manuais e elétricas, usando todo o EPI necessário e todos os procedimentos padrões de segurança exigidos pelo técnico de segurança do trabalho. Você vai me agradecer por usar o EPI depois que uma serra travar em um nó da madeira, depois.

Uma dica: procure uma região onde está ocorrendo a construção de uma grande indústria ou shopping center. Geralmente, essa construção é acompanhada de muitas outras ao redor.

Plano de carreira para um carpinteiro

Um plano de carreira envolve saber onde você estava, onde você está, e onde você quer estar profissionalmente. A carpintaria tem um crescimento no âmbito técnico limitado, mas um crescimento educacional bem potencial.

O carpinteiro pode partir para um curso de engenharia civil ou engenharia de materiais. Se preferir continuar como um técnico, pode obter certificados de qualificação técnica emitidos por instituições de renome no ramo. Especializações no ramo da carpintaria incluem o trabalho com portas e janelas, carpintaria para móveis, carpintaria para telhados, carpintaria para construção de andaimes, etc.

O carpinteiro pode buscar fazer cursos de liderança e recursos humanos para obter cargos de supervisão na construção civil, ou um curso de técnico de segurança do trabalho para supervisionar as questões de segurança na execução das tarefas dos carpinteiros sob sua supervisão no ambiente de trabalho.

Quais são as habilidades que você acha que um bom marceneiro precisa? Por que?

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)