Carreira de policial militar: cargos e como funciona
No Brasil, a Polícia Militar, também conhecida como PM, são as forças policiais estaduais preventivas responsáveis por manter a ordem pública dentro dos estados e do Distrito Federal, e são subordinados aos governos estaduais. A investigação de crimes, como o trabalho de detetive, a investigação forense e criminal, é tratada pelas forças policiais civis dos Estados.
Cada estado tem sua própria polícia militar, com diferentes formações, regras e uniformes. As forças policiais militares dos estados são distintas das forças armadas.
Carreira do policial militar: as patentes
O policial militar pode ter as seguintes patentes como oficial:
Leia também
- Concurso da Polícia Penal: matérias e conteúdo da prova!
- Carreira militar na aeronáutica: patentes e como ingressar!
Comandante geral
Comandante adjunto
Coronel
Tenente-coronel
Major
Capitão
Primeiro tenente
Segundo tenente
Aspirante a oficial
Aluno 3° ano
Aluno 2° ano
Aluno 1° ano
Aluno CSTAPM
Já os intendentes podem ter as seguintes patentes:
Subtenente
Primeiro-sargento
Segundo-sargento
Terceiro-sargento
Aluno sargento
Cabo
Soldado primeira classe
Soldado segunda classe
As políticas militares e o corpo de bombeiros militares também são tropas de reserva e forças auxiliares do exército brasileiro. Em tempo de guerra (ou outras emergências), as forças policiais militares podem ser pressionadas em serviço federal.
Organização da Polícia Militar no Brasil
A Polícia Militar é formada por batalhões, companhias e pelotões.
Os Batalhões (Batalhão de Polícia Militar – BPM) e companhias independentes (Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM) são organizados em comandos regionais (Comandos Regionais de Polícia Militar – CRPM). Esses comandos estão em grandes centros urbanos, e seus batalhões e empresas são distribuídos de acordo com a densidade populacional nas cidades.
Missão e função da Polícia Militar
A principal missão da PM é impedir e controlar o crime em todo o estado, muitas vezes por patrulhando ruas ou instalações públicas em cidades, como escolas. No entanto, também é responsável pelo monitoramento das terras abertas, florestas, rios e rodovias, e até mesmo realizará missões de reconhecimento, referidas como P2.
As atribuições constitucionais da Polícia Militar parágrafo 5º do artigo 144 da Constituição. Além disso, a Polícia Militar atuará:
Na luta contra o crime organizado, através de operações para capturar criminosos ou apreensão de armas, drogas ou contrabando.
Fornecer serviços diretos à população, ajudando a transportar pacientes, a orientação das pessoas em dificuldade, a intervenção das disputas domésticas, o roteamento dos pobres para as agências responsáveis pelos problemas de saneamento, habitação
Policiamento especializado em áreas turísticas, estádios, grandes eventos e festivais.
A supervisão e o controle da frota de veículos em ações integradas com outras agências públicas.
A preservação da flora, fauna e do meio ambiente através do batalhão especializado.
Nos fóruns do serviço de segurança da justiça em municípios em todo o estado.
Em apoio aos agentes judiciais em casos de reintegração em reposses e outras ordens judiciais com risco.
A segurança das autoridades executivas, a legislatura e o judiciário.
Segurança de testemunhas e pessoas sob ameaça.
Em apoio a agências públicas, estaduais e municipais em atividades tais ações com a população da rua e lidando com crianças e adolescentes em risco social.
Como entrar na Polícia Militar?
A entrada na Polícia Militar se dá através de concurso público, atendendo primeiro a alguns pré-requisitos. Estes podem mudar um pouco entre os estados brasileiros mas, geralmente, incluem os seguintes requisitos:
Ser brasileiro
Estar em dia com as obrigações militares
Altura mínima de 1,65m
Peso proporcional à altura
Mínimo de 18 anos e máximo de 30 anos não completos
Não ter sido condenado por crime doloso
Ser aprovado: na prova escrita, avaliação de capacidade técnica; nos exames médicos, psicológicos, e odontológicos
Passar ileso no questionário de investigação social;
Não utilizar drogas ilícitas
Possuir carteira nacional de habilitação;
Comprovar a escolaridade exigida no edital;
Estar em dia com as obrigações eleitorais;
Não possuir tatuagem em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando estiver utilizando o uniforme da corporação.
A partir da aprovação no concurso, o policial militar passará ainda pela Academia de Polícia Militar para o treinamento antes de ter início como um profissional. É altamente recomendável ao policial militar a graduação em direito para crescer na carreira militar.
O que acham da carreira militar? Vocês tentaria esta carreira? Compartilhem conosco suas dicas e opiniões nos comentários abaixo!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Emprego de vigilante: vale a pena o risco?
Quais são os cargos da Polícia Civil?
Certificado de reservista serve para quê?
Como ser um bom aluno?