Competências técnicas e comportamentais: o que são? Com exemplos!

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Se você estiver introduzindo um modelo de competências no gerenciamento e contratação de desempenho, é importante entender competências técnicas ou comportamentais. Cada um tem um papel importante em seus negócios e é crucial para contratar e gerenciamento de desempenho. Mas cada um deve ser medido de maneira diferente para gerenciar adequadamente o desempenho.

O que são competências organizacionais?

As competências organizacionais são competências essenciais que definem o que a empresa faz de melhor e como espera que isso seja realizado. A maioria das organizações define 15-25 competências que definem como os funcionários devem agir como um todo e traços comuns que todos devem ter para ter sucesso. Isso permanece o mesmo em toda a organização.

Leia também

Competências organizacionais comuns incluem:

Agilidade

Comunicação

Solução de problemas

Integridade

Foco no cliente

Perspectiva estratégica

Resiliência

Inovação

Trabalho em equipe

Liderança pessoal

Essas características definem uma cultura de comportamento e competências que garantem que os funcionários possam atender ao comportamento e competência esperados pela empresa.

Competências técnicas e comportamentais

Competências técnicas e comportamentais, também conhecidas como competências individuais, devem ser definidas em um nível de função e aplicadas a indivíduos. Essas competências definem as habilidades e características comportamentais necessárias para ter sucesso em funções individuais e devem ser definidas de acordo.

Aqui, você define competências técnicas ou habilidades específicas, e conhecimentos e competências comportamentais, como personalidade e características que permitem que uma pessoa seja bem-sucedida.

1. Definição de competência técnica com exemplos

As competências tecnicamente são o que uma pessoa pode fazer. Eles definem habilidades difíceis, conhecimentos específicos e o que uma pessoa pode fazer. Por exemplo, uma função de TI precisaria de alguém com um forte conhecimento de segurança do sistema, software ou plataformas específicas que você usa e assim por diante. Mas eles também precisariam de comportamentos específicos se tivessem sucesso nesse papel.

Uma competência técnica refere-se a uma habilidade ou área de conhecimento usada nas ocupações de um setor específico. Por exemplo, o conhecimento de um concierge de hotel sobre eventos, locais e serviços locais é uma competência técnica no setor de hospitalidade. Diferentes campos de trabalho enfatizam diferentes habilidades e, portanto, requerem diferentes competências técnicas. Dominar as competências técnicas de um campo e ocupação é importante para um trabalhador se tornar um funcionário qualificado.

a. Competências técnicas vs. Competências fundamentais.

As competências técnicas não são as mesmas que as competências fundamentais – habilidades básicas necessárias em qualquer campo de carreira. Há três níveis de competências necessários antes que um trabalhador possa começar a construir competências técnicas.

O nível mais básico inclui competências de eficácia pessoal, como profissionalismo, habilidades interpessoais, confiabilidade e confiabilidade; Essas são as atitudes gerais de um trabalhador eficaz.

Os próximos níveis de competências fundamentais são competências acadêmicas, como redação, matemática e habilidades básicas de informática e competências no local de trabalho, como trabalho em equipe, resolução de problemas e organização.

O modelo de competência enfatiza que essas habilidades básicas são importantes em qualquer setor e precisam ser desenvolvidas antes que um trabalhador possa começar a desenvolver competências técnicas mais especializadas.

Competências profissionais

Competências comportamentais e técnicas te farão um profissional melhor no ambiente de trabalho. (Imagem: NACE)

b. Competências para toda a indústria

As competências técnicas em todo o setor são as habilidades necessárias para todos os funcionários em um campo de trabalho específico. Mesmo que um trabalhador não use diretamente essas competências em suas operações diárias, estar ciente delas é uma parte importante de ser eficaz no setor.

Por exemplo, um trabalhador do setor de hospitalidade precisará de especialização em atendimento ao cliente, garantia de qualidade e organização de hotéis.

O domínio das competências em todo o setor permite que um trabalhador se mova entre diferentes funções e posições dentro de um setor, sempre tendo as habilidades básicas que precisa para ter sucesso.

c. Competências para o setor da indústria

As competências técnicas do setor da indústria se desenvolvem nas competências em todo o setor de um campo de trabalho e representam as habilidades básicas necessárias para trabalhar em uma área específica desse campo.

Tomando o exemplo de hospitalidade, as competências do setor da indústria podem incluir serviços de convidados para funcionários de custódia, operações para gerenciamento de hotéis e leis e regulamentos de hotéis para funcionários jurídicos.

No entanto, as competências do setor da indústria são básicas na área específica da indústria, onde são usadas. Por exemplo, todos os funcionários que trabalham no setor de produção de alimentos da indústria de restaurantes precisarão estar familiarizados com a preparação e a segurança de alimentos.

d. Competências específicas da ocupação

As competências específicas da ocupação são o mais alto nível de competências técnicas. Eles se referem às habilidades diretamente relacionadas à posição de um funcionário no setor.

As competências específicas da ocupação podem ser limitadas a um tipo específico de trabalho-por exemplo, soprando de vidro-ou mesmo limitado a uma empresa específica.

Exemplos de competências específicas da ocupação na indústria hoteleira podem incluir a comunicação com visitantes estrangeiros, agendamento de convenções nos espaços de hotéis e fornecer informações sobre atrações locais aos hóspedes.

O modelo de competências técnicas inclui competências gerenciais como um conjunto de competências de nível superior dentro de um setor. Essas competências incluem o conhecimento do setor e do empreendedorismo, delegação de trabalho e planejamento estratégico necessário para direcionar as operações em larga escala de uma empresa.

2. Definição de competências comportamentais com exemplos

As competências comportamentais definem como um indivíduo desempenha em seu papel. As competências organizacionais são amplas e de alto nível, mas as competências comportamentais definem comportamentos individuais que se aplicam ao papel.

Por exemplo, uma pessoa de TI pode precisar de atenção aos detalhes, empatia, pensamento rápido, resolução de problemas e uma boa memória para poder ter um bom desempenho em seu papel.

a. Personalidade

Os atributos da personalidade são uma combinação dos pensamentos, características, comportamentos, atitudes, ideias e hábitos de um indivíduo relativos ao seu ambiente. Os atributos da personalidade abrangem a responsabilidade, a autoconfiança, a autoconsciência, o entusiasmo etc. Eles são cruciais para determinar o ajuste cultural de um funcionário.

b. Habilidades interpessoais

As habilidades interpessoais são usadas por uma pessoa para interagir com uma clareza de propósito. Refere -se à capacidade de um funcionário de se dar bem com colegas de trabalho e trabalhar com eficiência em um grupo para cumprir as responsabilidades de seu trabalho. As habilidades interpessoais incluem comunicação eficaz, escuta ativa, trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos, etc. Excelentes habilidades interpessoais são um pré-requisito para muitas posições em uma organização.

c. Capacidade analítica

A capacidade analítica é a aptidão para visualizar padrões, tendências, informações inconsistentes e tirar conclusões significativas com base nas informações fornecidas. Se alguém possui a habilidade, poderá criar soluções seguindo abordagens metodológicas ou usando a criatividade para visualizar de forma abrangente o problema.

d. Solução de problemas

As habilidades de solução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico são todos batidos sob capacidade analítica. Esses pontos fortes podem ajudar a resolver os desafios de uma empresa e melhorar sua produtividade e sucesso gerais. Os empregadores querem candidatos que possam investigar um problema e encontrar uma solução oportuna e eficiente.

e. Habilidades de liderança

As habilidades de liderança podem estar relacionadas a qualquer situação necessária para assumir a liderança, profissional e socialmente. Um bom líder mantém sua equipe organizada, assume riscos calculados, motiva os colegas e os incentiva a se apresentar da melhor maneira possível. Excelentes habilidades de liderança dão impulso ao crescimento organizacional constante.

f. Adaptabilidade/decisividade

Capacidade e confiança para variar entre ser flexível e manter firme uma decisão, dependendo do que a situação exige.

Mostrar liderança ajustando a abordagem de alguém para as demandas de uma tarefa específica, assumindo e mantendo uma posição de maneira segura.

g. Iniciativa/perseverança

Capacidade de estar disposto a tomar medidas para atender às necessidades sem ser solicitado para fazê-lo.
Manter-se na tarefa até a conclusão, principalmente diante de obstáculos ou outras circunstâncias difíceis.

h. Habilidades interpessoais

Capacidade de trabalhar efetivamente com diferentes pessoas e equipes de pessoas, colocando outras pessoas à vontade.

Reconhecendo opiniões diversas, abordando preocupações relevantes, minimizando conflitos, promovendo a harmonia.

Cooperando com outras pessoas e trabalhando em direção a soluções consensuais para alcançar os objetivos do grupo.

i. Habilidades organizacionais

Capacidade de identificar e definir prioridades, planejar e alocar efetivamente os recursos apropriados.
Para atender aos detalhes, para que questões relevantes sejam abordadas e resultem em resultados de alta qualidade.

j. Gerenciamento de estresse

Capacidade de trabalhar bem sob pressão ou oposição, mantendo a eficácia e o autocontrole no meio de qualquer um ou combinação de estressores, incluindo tensão emocional, ambiguidade, risco para si mesmo e fadiga.

k. Valorizando o serviço e a diversidade

Capacidade de ser sensível às necessidades e percepções do cliente e da comunidade, fornecendo um serviço imediato, eficiente e equitativo, envolvendo clientes e comunidade na resolução de problemas que os afetam.

Definir competências e como eles se aplicam tanto ao papel quanto à organização é uma parte crucial do desenvolvimento de um modelo de competência.

Ambas são importantes, mas de maneiras diferentes, e cada um é crucial para um bom modelo de competência.

As competências individuais devem ser definidas como competências técnicas e comportamentais, sendo aplicadas a todos os funcionários da empresa.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário