Um plano de carreira. Você já deve ter ouvido falar disso várias vezes. Mas pode não ter a mínima ideia do que é. Mais importante ainda é saber como avaliar um plano de carreira e assim, encontrar um destino melhor para sua vida profissional. Mas vamos tratar destes dois elementos logo abaixo.

O que é um plano de carreira?

Existem basicamente dois tipos de plano de carreira. Aquele que você pode fazer individualmente, traçando objetivos para sua carreira e aquele que uma empresa ou órgão público faz para seus funcionários. No primeiro caso, o plano de carreira consiste nos seus objetivos profissionais, tanto quantitativos quanto qualitativos, além de outros elementos que você pode considerar. O plano de carreira consiste aqui em todas as etapas que você deve seguir em sua carreira para chegar no destino que você deseja para seu futuro. No segundo caso, estamos falando de planos de promoção e remuneração para funcionários de uma empresa. É daqui que surgiram termos como estagiário, trainee, júnior, pleno e sênior, descrevendo os diferentes cargos e funções dentro da empresa. Eles descrevem também a diferente experiência de um certo funcionário em um cargo específico, além de algumas de suas responsabilidades. Nota-se que com a evolução na carreira, um profissional tende a ganhar mais. E os aumentos estão relacionados com o plano de carreira, através do qual o funcionário pode ser promovido, ter mais funções sob sua alçada ou até ter uma equipe sob sua responsabilidade. Empresas com um bom plano de carreira realmente fazem a diferença para seus funcionários, premiando muito bem aqueles que realmente se esforçam para melhorar e se tornarem recursos valiosos para a companhia. Em ambos os casos, saber avaliar seu plano de carreira pessoal e o plano de carreira que sua empresa oferecem fazem grande diferença para seu futuro. E como fazer essa avaliação sem deixar nenhum elemento importante de fora?

Uma avaliação de um plano de carreira é um processo reflexivo

Na maioria das situações, funciona semelhante a um plano de negócios para um empreendedor. É um roteiro para um trabalho individual em uma carreira. É importante porque promoções e aumentos salariais podem ser estimado por um planejamento cuidadoso com um plano de carreira. Além disso, dá uma visão do trabalhador para onde ele quer ir ou pode ir profissionalmente. Manter um registro escrito das metas e as datas de realização projetadas são úteis. Você pode avaliar um plano de carreira por descobrir a facilidade com que ele pode ser seguido, atualizado e modificado para mudanças.

Determinando quais são os seus pontos fortes e fracos

Desenhe uma linha no meio de um pedaço de papel ou em um documento do Word para separá-los visualmente. Os pontos fortes são o que você tem bom, e os pontos fracos são o que você precisa melhorar. Um plano de carreira deve ser usado para ganhar clareza sobre a situação.

Visualizando seu destino no mundo do trabalho

Com um bom planejamento, você conseguirá visualizar onde quer ir anos à frente de onde você está atualmente, ajudando a construir seu futuro profissional. (Foto: weddingandeventinstitute.com)

Viabilidade do plano de carreira

Determine se o plano de carreira é viável com base nos pontos fortes que você possui. Por exemplo, você deve ser capaz de visualizar os pontos fortes efetivamente utilizados dentro de uma posição almejada por você. Além disso, o plano de carreira deve guiá-lo para tarefas que aumentam ou demonstram suas habilidades.

Leve em consideração a empresa que você está trabalhando

Considere a perspectiva do empregador para estabilidade financeira, a política de RH, etc. Um plano de carreira pode precisar mudar dependendo dos fatores mencionados. Por exemplo, a empresa pode não existir para além de mais alguns anos. Determine se isso vai influenciar esta a sua capacidade de crescer em seu nível atual carreira. A avaliação do plano de carreira deve incentivar a auto-avaliação no local de trabalho de forma eficaz. Além disso, a empresa deve complementar seu plano de carreira pessoal, e não o contrário.

Crie uma linha do tempo sobre o plano de carreira para a conclusão

Deve haver datas concretas, meses e anos envolvidos no processo. Por exemplo, aos 30 anos, você será um gerente. Se esta estratégia está ausente, pode haver um problema com o plano de carreira. O plano de carreira deve listar os objetivos e a forma proposta para alcançá-los.

Determinar quão flexível é o plano de carreira para a interrupção

Por exemplo, você não pode planejar para a doença, ou outras circunstâncias imprevistas. O plano de carreira deve se adaptar às novas circunstâncias e continuar a melhorar a carreira ao mesmo tempo. Por exemplo, um plano de carreira pode incluir uma outra carreira baseada em habilidades que podem ser evoluídas a partir de casa. Portanto, o plano de carreira deve ser avaliado com base em quão adaptável que pode ser para mudanças.

O aumento do seu nível de educação deve fazer parte de todos os planos de carreira

De vez em quando, acrescentar melhorias ao seu currículo serão necessárias para manter a competitividade dentro de um campo. O plano de carreira deve prever os prazos para completar cada melhoria na sua carreira.

Avaliar cada objetivo e tarefa

É possível determinar o sucesso do plano de carreira olhando o quão abrangente ele é. Ele funciona semelhante a um plano de negócios que orienta um empresário. Portanto, o plano de avaliação profissional pode ser concluído durante seu decorrer ou depois de atingir sua conclusão.

Considerações finais

Crie um novo plano de carreira cada vez que você mudar para uma nova indústria. Busque novas informações. Avalie continuamente suas condições de trabalho e seu futuro. Um plano de carreira é constantemente feito, não é algo solidificado. Dito isto, esperamos realmente ter ajudado para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

2 comentários para “O que é um plano de carreira? Como avaliar?”

  1. Maria

    Elaborar um plano de carreira só é valodo apenas para profissianal que deseja mudar de carreira?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Maria,

      É uma forma de organizar as metas e conseguir se direcionar melhor na carreira, acreditamos que seja valioso para todos os profissionais.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)