Publicidade e propaganda: como é o curso? Qual o salário?
Os profissionais de publicidade e propaganda desenvolvem e implementam estratégias de preços e campanhas de promoção para melhorar a venda de bens e serviços.
O trabalho normalmente está em um ambiente de escritório, incorporado em uma organização ou em uma agência especializada.
Se adapta às pessoas que são criativas e analíticas. Uma compreensão do comportamento humano, psicologia e motivação é importante, assim como fortes habilidades em comunicação e organização.
Rotina do profissional de publicidade e propaganda
Pesquisar a potencial demanda e oportunidades de mercado para novos bens e serviços
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Coletar e analisar dados e informações estatísticas sobre as tendências do consumidor
Criar consciência do consumidor e promover efetivamente os atributos de bens e serviços
Preparar e implementar programas de publicidade ou propaganda para apoiar o desenvolvimento de negócios
Realizar pesquisas de mercado em torno de bens e serviços novos e existentes
Aconselhar sobre canais de mix de produtos, preços, publicidade e promoção de vendas, venda e distribuição
Aconselhar executivos e clientes sobre estratégias e campanhas de publicidade para atingir os mercados -alvo
Coordenar atividades especializadas (como obras de arte, redação, scripts e produção de vídeo) dentro de restrições de tempo e orçamento.
Como é o curso e carreira de publicidade e propaganda?
Para se tornar um profissional de publicidade e propaganda:
Encontre um certificado ou diploma relacionado à propaganda ou comunicação
Encontre um diploma de bacharel em publicidade e mídia
Encontre um diploma de bacharel em propaganda
Inscreva-se para um emprego como profissional de publicidade e propaganda
Certificações estão cada vez ganhando mais força, e são excelentes complementos para uma graduação na área. Em alguns casos, podem até substituir a graduação, dependendo do renome da empresa certificadora.
Habilidades para o profissional de publicidade e propaganda
Habilidades que os empregadores estão procurando incluem:
Habilidades de comunicação
Propaganda
Gerenciamento de mídia social
Gerenciamento de campanhas
Habilidades organizacionais
Habilidades de construção de relacionamentos
Tarefas de um profissional de publicidade e propaganda
As principais tarefas de um profissional de publicidade e propaganda incluem:
Planejar, desenvolver e organizar políticas e campanhas de publicidade para apoiar os objetivos de vendas
Aconselhar gerentes e clientes sobre estratégias e campanhas para atingir os mercados-alvo, criando conscientização do consumidor e promovendo efetivamente os atributos de bens e serviços
Escrever textos de publicidade e scripts de mídia e organizar a produção de televisão e cinema e colocação de mídia
Analisar dados sobre padrões e preferências do consumidor
Interpretar e prever tendências atuais e futuras do consumidor
Pesquisar a demanda potencial e as características de mercado para novos bens e serviços e coleta e análise de dados e outras informações estatísticas
Apoiar o crescimento e o desenvolvimento dos negócios através da preparação e execução de objetivos, políticas e programas de propaganda
Comissionamento e realização de pesquisas de mercado para identificar oportunidades de mercado para bens e serviços novos e existentes
Aconselhar todos os elementos de propaganda , como mix de produtos, preços, publicidade e promoção de vendas, vendas e canais de distribuição.:
Onde o profissional de publicidade e propaganda trabalha?
Os profissionais de publicidade trabalham nas empresas assumindo a responsabilidade pelo planejamento e gerenciamento de campanhas de publicidade. Em empresas menores, os gerentes de publicidade podem escrever e projetar anúncios e selecionar a própria mídia.
Outros, com orçamentos maiores, nomeiam agências de publicidade para planejar e desenvolver campanhas. Com o crescimento da Internet e da publicidade móvel, entender o tráfego do site e outras análises é uma parte essencial deste trabalho.
Trabalho da agência de publicidade
Nas agências de publicidade, executivos de contas e diretores de conta fornecem aos clientes conselhos sobre estratégia de publicidade e gerenciamento de campanhas em seu nome. Eles trabalham com equipes de planejadores de mídia, diretores criativos e redatores para desenvolver campanhas de publicidade. As agências de publicidade também empregam planejadores de contas com experiência em propaganda ou pesquisa de mercado para desenvolver a estratégia geral para campanhas de publicidade.
Posições de gerenciamento de propaganda
Os gerentes de propaganda estabelecem a estratégia geral de propaganda , alinhando -a com a estratégia de negócios da empresa. Eles estimam a demanda por produtos ou serviços de uma empresa e identificam os setores de mercado que oferecem a maior receita potencial e oportunidades de crescimento. Os gerentes de marketing desenvolvem estratégias de preços e trabalham com vendas, relações públicas e especialistas em publicidade para criar campanhas de marketing para promover produtos ou aumentar a participação de mercado.
Em empresas com uma gama diversificada de produtos, os gerentes de propaganda podem assumir a responsabilidade por grupos de produtos específicos. Eles também podem levar o título de gerente de marca com responsabilidade por propaganda de marcas específicas da empresa.
Funções de comunicação de propaganda
Os gerentes de comunicação de propaganda são responsáveis pelo planejamento, implementação e gerenciamento de comunicações com clientes e clientes em potencial. Eles planejam e gerenciam campanhas de propaganda direto, escrevem folhetos de produtos e comunicados à imprensa e trabalham com especialistas na Web sobre conteúdo para sites. Se a empresa não tiver um gerente de publicidade separado, os gerentes de comunicação de propaganda trabalham com as agências para planejar e gerenciar campanhas de publicidade.
Trabalho de gerenciamento de produtos
Os gerentes de produto assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento e propaganda de produtos. Eles combinam habilidades comerciais e técnicas e trabalham em equipes multidisciplinares com colegas de engenharia, desenvolvimento de produtos e pesquisa. Os gerentes de produto têm a capacidade analítica de traduzir as necessidades do cliente em uma especificação de produto e habilidades de propaganda para lançar o produto
Publicidade e propaganda: qual o salário?
Os profissionais de publicidade e propaganda tem cada vez mais lugar e empregos, com um salário médio entre 2 e 3 salários mínimos.
Para ter uma ideia melhor do que você pode esperar tornar o trabalho em um cargo específico com publicidade e propaganda, você devbe considerar também suas certificações e experiência no mercado.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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