Publicidade e propaganda: como é o curso? Qual o salário?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Os profissionais de publicidade e propaganda desenvolvem e implementam estratégias de preços e campanhas de promoção para melhorar a venda de bens e serviços.

O trabalho normalmente está em um ambiente de escritório, incorporado em uma organização ou em uma agência especializada.

Se adapta às pessoas que são criativas e analíticas. Uma compreensão do comportamento humano, psicologia e motivação é importante, assim como fortes habilidades em comunicação e organização.

Rotina do profissional de publicidade e propaganda

Pesquisar a potencial demanda e oportunidades de mercado para novos bens e serviços

Leia também

Coletar e analisar dados e informações estatísticas sobre as tendências do consumidor

Criar consciência do consumidor e promover efetivamente os atributos de bens e serviços

Preparar e implementar programas de publicidade ou propaganda para apoiar o desenvolvimento de negócios

Realizar pesquisas de mercado em torno de bens e serviços novos e existentes

Aconselhar sobre canais de mix de produtos, preços, publicidade e promoção de vendas, venda e distribuição

Aconselhar executivos e clientes sobre estratégias e campanhas de publicidade para atingir os mercados -alvo

Coordenar atividades especializadas (como obras de arte, redação, scripts e produção de vídeo) dentro de restrições de tempo e orçamento.

Como é o curso e carreira de publicidade e propaganda?

Para se tornar um profissional de publicidade e propaganda:

Encontre um certificado ou diploma relacionado à propaganda ou comunicação

Encontre um diploma de bacharel em publicidade e mídia

Encontre um diploma de bacharel em propaganda

Inscreva-se para um emprego como profissional de publicidade e propaganda

Certificações estão cada vez ganhando mais força, e são excelentes complementos para uma graduação na área. Em alguns casos, podem até substituir a graduação, dependendo do renome da empresa certificadora.

Habilidades para o profissional de publicidade e propaganda

Habilidades que os empregadores estão procurando incluem:

Habilidades de comunicação

Propaganda

Gerenciamento de mídia social

Gerenciamento de campanhas

Habilidades organizacionais

Habilidades de construção de relacionamentos

Carreira em publicidade e propaganda

A publicidade e a propaganda agem juntas, e pode ser uma ótima escolha de carreira. (Imagem: Quora)

Tarefas de um profissional de publicidade e propaganda

As principais tarefas de um profissional de publicidade e propaganda incluem:

Planejar, desenvolver e organizar políticas e campanhas de publicidade para apoiar os objetivos de vendas

Aconselhar gerentes e clientes sobre estratégias e campanhas para atingir os mercados-alvo, criando conscientização do consumidor e promovendo efetivamente os atributos de bens e serviços

Escrever textos de publicidade e scripts de mídia e organizar a produção de televisão e cinema e colocação de mídia

Analisar dados sobre padrões e preferências do consumidor

Interpretar e prever tendências atuais e futuras do consumidor

Pesquisar a demanda potencial e as características de mercado para novos bens e serviços e coleta e análise de dados e outras informações estatísticas

Apoiar o crescimento e o desenvolvimento dos negócios através da preparação e execução de objetivos, políticas e programas de propaganda

Comissionamento e realização de pesquisas de mercado para identificar oportunidades de mercado para bens e serviços novos e existentes

Aconselhar todos os elementos de propaganda , como mix de produtos, preços, publicidade e promoção de vendas, vendas e canais de distribuição.:

Onde o profissional de publicidade e propaganda trabalha?

Os profissionais de publicidade trabalham nas empresas assumindo a responsabilidade pelo planejamento e gerenciamento de campanhas de publicidade. Em empresas menores, os gerentes de publicidade podem escrever e projetar anúncios e selecionar a própria mídia.

Outros, com orçamentos maiores, nomeiam agências de publicidade para planejar e desenvolver campanhas. Com o crescimento da Internet e da publicidade móvel, entender o tráfego do site e outras análises é uma parte essencial deste trabalho.

Trabalho da agência de publicidade

Nas agências de publicidade, executivos de contas e diretores de conta fornecem aos clientes conselhos sobre estratégia de publicidade e gerenciamento de campanhas em seu nome. Eles trabalham com equipes de planejadores de mídia, diretores criativos e redatores para desenvolver campanhas de publicidade. As agências de publicidade também empregam planejadores de contas com experiência em propaganda ou pesquisa de mercado para desenvolver a estratégia geral para campanhas de publicidade.

Posições de gerenciamento de propaganda

Os gerentes de propaganda estabelecem a estratégia geral de propaganda , alinhando -a com a estratégia de negócios da empresa. Eles estimam a demanda por produtos ou serviços de uma empresa e identificam os setores de mercado que oferecem a maior receita potencial e oportunidades de crescimento. Os gerentes de marketing desenvolvem estratégias de preços e trabalham com vendas, relações públicas e especialistas em publicidade para criar campanhas de marketing para promover produtos ou aumentar a participação de mercado.

Em empresas com uma gama diversificada de produtos, os gerentes de propaganda podem assumir a responsabilidade por grupos de produtos específicos. Eles também podem levar o título de gerente de marca com responsabilidade por propaganda de marcas específicas da empresa.

Funções de comunicação de propaganda

Os gerentes de comunicação de propaganda são responsáveis ​​pelo planejamento, implementação e gerenciamento de comunicações com clientes e clientes em potencial. Eles planejam e gerenciam campanhas de propaganda direto, escrevem folhetos de produtos e comunicados à imprensa e trabalham com especialistas na Web sobre conteúdo para sites. Se a empresa não tiver um gerente de publicidade separado, os gerentes de comunicação de propaganda trabalham com as agências para planejar e gerenciar campanhas de publicidade.

Trabalho de gerenciamento de produtos

Os gerentes de produto assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento e propaganda de produtos. Eles combinam habilidades comerciais e técnicas e trabalham em equipes multidisciplinares com colegas de engenharia, desenvolvimento de produtos e pesquisa. Os gerentes de produto têm a capacidade analítica de traduzir as necessidades do cliente em uma especificação de produto e habilidades de propaganda para lançar o produto

Publicidade e propaganda: qual o salário?

Os profissionais de publicidade e propaganda tem cada vez mais lugar e empregos, com um salário médio entre 2 e 3 salários mínimos.

Para ter uma ideia melhor do que você pode esperar tornar o trabalho em um cargo específico com publicidade e propaganda, você devbe considerar também suas certificações e experiência no mercado.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário