Qual a diferença entre publicidade e propaganda?
O objetivo principal de cada organização empresarial é gerar vendas para seus produtos ou serviços e por isso, as organizações usam vários tipos de técnicas promocionais para atingir seu público-alvo e persuadi-los a comprar os produtos ou serviços que a organização oferece.
Existem vários tipos de técnicas de promoção, e as mais utilizadas são a publicidade, propaganda, relações públicas, promoções de vendas, etc. Este artigo enfoca a comunicação da diferença entre Publicidade e Publicidade.
Definição de propaganda
A publicidade pode ser facilmente definida como uma poderosa ferramenta de comunicação que ajuda as organizações a vender bens, idéias ou serviços aos clientes direcionados ou potenciais. A propaganda é definida como qualquer forma paga de comunicação não pessoal e promoção de idéias, bens e serviços por um patrocinador identificado.
O anúncio é feito através de vários canais de mídia como mídia eletrônica, mídia impressa, mídias sociais, etc. Toda organização tem o maior cuidado em criar e comunicar o anúncio ao seu mercado-alvo. Os anúncios são uma comunicação precisa, curta e simples para alcançar os clientes segmentando e segmentando os clientes em diferentes grupos.
O que é publicidade comercial?
Publicidade refere-se a uma comunicação não pessoal de uma organização para chegar aos seus clientes sobre o seu produto, serviço ou ideia. A publicidade pode ser tratada como quase gratuita ou envolvendo uma quantidade muito pequena de dinheiro, mas o dinheiro não é pago diretamente nem é executado sob um patrocínio identificado.
Muitas organizações confiam na publicidade como um meio de comunicação importante por sua credibilidade. A publicidade geralmente é na forma de um artigo de notícias ou um editorial nos jornais famosos sobre uma organização, uma pessoa ou um filme. A publicidade não é como uma comunicação em massa, é mais como uma novidade viral.
A publicidade não está sob o controle de uma organização e às vezes a publicidade se torna negativa e pode prejudicar a reputação da organização ou uma sub-marca da empresa.

Publicidade e propaganda apesar de serem dois conceitos próximos, são bem diferentes entre si e devem ser usados com cautela. (Foto: Adweek)
Diferenças básicas entre propaganda e publicidade
A propaganda é uma forma puramente paga de comunicação usada por uma organização. A publicidade é uma forma de comunicação quase gratuita, mas às vezes o dinheiro também está envolvido.
A propaganda é uma comunicação dirigida pela empresa. Publicidade é uma comunicação pública.
A propaganda é uma estratégia de longo prazo usada pela organização para aumentar a reputação da marca da empresa. A publicidade é uma estratégia de curto prazo para atingir os objetivos muito curtos ou imediatos.
Uma propaganda é puramente uma forma de comunicação não pessoal. A publicidade também é pessoal e não pessoal.
O anúncio dado sobre o produto ou serviços pode aumentar as vendas ou diminuir as vendas. A publicidade dada pode refletir a pessoa ou organização no sentido positivo ou negativo às vezes.
Principalmente as organizações empresariais usam a propaganda para se comunicar sobre os produtos ou serviços para aumentar a consciência da marca. Organizações, bem como produtores de filmes, e as estrelas do cinema envolvem publicidade para atrair pessoas para comprar seu produto ou assistir seu show, etc.
Todas as organizações empresariais usam estratégias de propaganda e reservam algum dinheiro para despesas com propagandas. Nem todas as organizações empresariais utilizam a publicidade como estratégia de comunicação e não deixam de lado dinheiro para publicidade.
As campanhas de propaganda são executadas sob um patrocínio identificado de qualquer empresa ou pessoa. As campanhas publicitárias não têm patrocinadores para espalhar a informação.
Os resultados ou benefícios obtidos da campanha de propaganda podem ser calculados e mensurados facilmente. Os resultados ou benefícios obtidos da publicidade não podem ser facilmente calculados.
A propaganda é o que uma empresa diz sobre seu próprio produto, mas a Publicidade é o que os outros dizem sobre um produto.
As principais pessoas por trás da propaganda são a empresa e seus representantes. Por outro lado, a publicidade é feita por um terceiro que não está relacionado a nenhuma empresa.
A propaganda ocorre repetidamente para chamar a atenção dos clientes, enquanto a publicidade é feita apenas em um ato único.
A propaganda é sempre focada no cliente, ou seja, quanto mais criativo é o anúncio, mais os clientes são atraídos, enquanto a publicidade não é feita tendo em mente essas coisas.
Como a propaganda é feita para promover uma marca ou um produto, então a credibilidade e a confiabilidade são relativamente menores em comparação com a publicidade, onde a opinião vem de uma fonte independente.
A propaganda sempre fala coisas boas de um produto para persuadir o público-alvo a comprá-lo. Em contraste com a publicidade, que é imparcial e, portanto, vai falar a realidade, não importa se é boa ou ruim.
Entenderam as diferenças entre publicidade e propaganda? Deixem nos comentários suas perguntas se ainda ficou alguma dúvida.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também

Como trabalhar de freelancer?

Por que trabalhar com vendas pode lhe ajudar em qualquer carreira?

30 empregos que podem te ajudar a fazer mais dinheiro

Como subir na carreira começando com um emprego de baixo nível?