O objetivo principal de cada organização empresarial é gerar vendas para seus produtos ou serviços e por isso, as organizações usam vários tipos de técnicas promocionais para atingir seu público-alvo e persuadi-los a comprar os produtos ou serviços que a organização oferece.

Existem vários tipos de técnicas de promoção, e as mais utilizadas são a publicidade, propaganda, relações públicas, promoções de vendas, etc. Este artigo enfoca a comunicação da diferença entre Publicidade e Publicidade.

Definição de propaganda

A publicidade pode ser facilmente definida como uma poderosa ferramenta de comunicação que ajuda as organizações a vender bens, idéias ou serviços aos clientes direcionados ou potenciais. A propaganda é definida como qualquer forma paga de comunicação não pessoal e promoção de idéias, bens e serviços por um patrocinador identificado.

O anúncio é feito através de vários canais de mídia como mídia eletrônica, mídia impressa, mídias sociais, etc. Toda organização tem o maior cuidado em criar e comunicar o anúncio ao seu mercado-alvo. Os anúncios são uma comunicação precisa, curta e simples para alcançar os clientes segmentando e segmentando os clientes em diferentes grupos.

O que é publicidade comercial?

Publicidade refere-se a uma comunicação não pessoal de uma organização para chegar aos seus clientes sobre o seu produto, serviço ou ideia. A publicidade pode ser tratada como quase gratuita ou envolvendo uma quantidade muito pequena de dinheiro, mas o dinheiro não é pago diretamente nem é executado sob um patrocínio identificado.

Muitas organizações confiam na publicidade como um meio de comunicação importante por sua credibilidade. A publicidade geralmente é na forma de um artigo de notícias ou um editorial nos jornais famosos sobre uma organização, uma pessoa ou um filme. A publicidade não é como uma comunicação em massa, é mais como uma novidade viral.

A publicidade não está sob o controle de uma organização e às vezes a publicidade se torna negativa e pode prejudicar a reputação da organização ou uma sub-marca da empresa.

Publicidade e propaganda

Publicidade e propaganda apesar de serem dois conceitos próximos, são bem diferentes entre si e devem ser usados com cautela. (Foto: Adweek)

Diferenças básicas entre propaganda e publicidade

A propaganda é uma forma puramente paga de comunicação usada por uma organização. A publicidade é uma forma de comunicação quase gratuita, mas às vezes o dinheiro também está envolvido.

A propaganda é uma comunicação dirigida pela empresa. Publicidade é uma comunicação pública.

A propaganda é uma estratégia de longo prazo usada pela organização para aumentar a reputação da marca da empresa. A publicidade é uma estratégia de curto prazo para atingir os objetivos muito curtos ou imediatos.

Uma propaganda é puramente uma forma de comunicação não pessoal. A publicidade também é pessoal e não pessoal.

O anúncio dado sobre o produto ou serviços pode aumentar as vendas ou diminuir as vendas. A publicidade dada pode refletir a pessoa ou organização no sentido positivo ou negativo às vezes.

Principalmente as organizações empresariais usam a propaganda para se comunicar sobre os produtos ou serviços para aumentar a consciência da marca. Organizações, bem como produtores de filmes, e as estrelas do cinema envolvem publicidade para atrair pessoas para comprar seu produto ou assistir seu show, etc.

Todas as organizações empresariais usam estratégias de propaganda e reservam algum dinheiro para despesas com propagandas. Nem todas as organizações empresariais utilizam a publicidade como estratégia de comunicação e não deixam de lado dinheiro para publicidade.

As campanhas de propaganda são executadas sob um patrocínio identificado de qualquer empresa ou pessoa. As campanhas publicitárias não têm patrocinadores para espalhar a informação.

Os resultados ou benefícios obtidos da campanha de propaganda podem ser calculados e mensurados facilmente. Os resultados ou benefícios obtidos da publicidade não podem ser facilmente calculados.

A propaganda é o que uma empresa diz sobre seu próprio produto, mas a Publicidade é o que os outros dizem sobre um produto.

As principais pessoas por trás da propaganda são a empresa e seus representantes. Por outro lado, a publicidade é feita por um terceiro que não está relacionado a nenhuma empresa.

A propaganda ocorre repetidamente para chamar a atenção dos clientes, enquanto a publicidade é feita apenas em um ato único.

A propaganda é sempre focada no cliente, ou seja, quanto mais criativo é o anúncio, mais os clientes são atraídos, enquanto a publicidade não é feita tendo em mente essas coisas.

Como a propaganda é feita para promover uma marca ou um produto, então a credibilidade e a confiabilidade são relativamente menores em comparação com a publicidade, onde a opinião vem de uma fonte independente.

A propaganda sempre fala coisas boas de um produto para persuadir o público-alvo a comprá-lo. Em contraste com a publicidade, que é imparcial e, portanto, vai falar a realidade, não importa se é boa ou ruim.

Entenderam as diferenças entre publicidade e propaganda? Deixem nos comentários suas perguntas se ainda ficou alguma dúvida.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)