Quais são as profissões que você pode seguir na moda?
Ser um designer é, obviamente, um dos papéis mais visíveis que você pode ter na indústria da moda, mas o talento e a habilidade são necessários, além de muito tempo no mercado. É uma indústria enorme e há uma multiplicidade de empregos disponíveis, e você pode encontrar uma para se adequar ao seu temperamento e talentos. Aqui estão algumas sugestões e ideias para começar nesse ramo, tendo em mente que o mercado da moda ainda é muito mais abrangente do que essas profissões que colocamos aqui.
Profissões dentro da moda: Merchandising de Moda/Marketing e Vendas
É aqui que o projeto e as empresas se cruzam. Designers precisam colocar seus produtos no mercado. Merchandisers rastreiam e monitoram tendências da moda e tendências de consumo. Uma cabeça para números e uma tonelada de criatividade não são negociáveis.
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Existem muitas opções que se enquadram dentro do “Merchandising”. O gerenciamento de varejo é um deles. e esta é uma trajetória de carreira pouco apreciada. Você pode ganhar dinheiro realmente decente e obter conhecimento de primeira mão de uma grande variedade de marcas, estratégias de marketing e como gerenciar pessoas.
Compras é outra rota. Isso exigirá alguns anos de experiência em uma loja de varejo e como assistente de compras. Conheço pessoas que começaram vendendo sapatos durante suas faculdades e agora são um comprador de peças para essas lojas. Encontre um nicho que você ama e aprenda tudo sobre isso.
Tem uma mente artística e criativa? A publicidade, tanto no lado corporativo quanto no varejo, pode ser para você. A publicidade, nesta época de consumo rápido de mídia, é o gigante que nunca pára. Você pode trabalhar em um nível corporativo ou no nível de varejo.
Existem várias escolas de moda que oferecem graduações em merchandising de moda, mas uma graduação em negócios ou administração, experiência de varejo e estágios cuidadosamente escolhidos podem configurá-lo no caminho certo nessa carreira.
Profissões no ramo da moda: gestão da produção
Esta é a linha de frente da moda. Os gerentes de produção são responsáveis pela fabricação de têxteis e roupas no nível de fabricação. Eles trabalham com fornecedores e revendedores para garantir uma produção de qualidade.
Este campo tem potencial para ser emocionante e desafiador. Há um movimento crescente para a produção de “desperdício zero”, onde muito pouco material não é usado. É um desafio de design e de fabricação.
Todo mundo está interessado na fórmula mágica de obter roupas produzidas de forma econômica, mas com um certo nível de qualidade. O movimento verde não mostra sinais de parada, o que acrescenta outra camada de desafio. As decisões tomadas no nível de produção podem ter implicações econômicas de longo alcance.
Algumas escolas de moda oferecem gerenciamento de produção como uma opção de graduação. O trabalho requer algum treinamento de negócios e você deve ter um fascínio com a forma como as coisas são feitas.
Profissões no ramo da moda: apresentação e estilização visual
São duas profissões distintas, embora potencialmente sobrepostas. No que diz respeito ao estilo, o status de celebridade está sendo dado a estilistas, e é definitivamente uma profissão que está em ascensão em termos de visibilidade. Um diploma não é totalmente necessário, mas, novamente, ter uma certa compreensão de números, negócios e comunicação é essencial. E os estágios e as redes são provavelmente mais importantes na estilização do que nas outras profissões.
A apresentação visual é um pouco diferente. Você é teatral? Bom com adereços? Criativo? Bem-vindo à sua nova carreira. As janelas da loja são apenas uma das muitas opções de apresentação visual. Exposições de museus, desfiles de moda e salas de exposições utilizam esta técnica. Profissionais da apresentação visual são contadores de histórias em três dimensões, criando ambientes que inspiram, informam e persuadem. Existem graduações de especialização em escolas de arte e moda especificamente para apresentação visual.
Profissões no ramo da moda: relações públicas
A relações públicas é o intermediário entre um produto e um varejista ou consumidor. Os representantes de relações públicas são responsáveis por manter a imagem da marca limpa e garantir que as pessoas falem sobre ela. Seu trabalho é fazer com que uma marca pareça atraente. Uma personalidade encantadora e amigável é uma obrigação absoluta neste campo. A maioria dos representantes de relações públicas parecem absolutamente entusiasmados com seus clientes. É contagioso, que é exatamente a reação que eles desejam provocar. Um diploma em comunicações, marketing ou negócios juntamente com os estágios importantes farão você irá chegar lá.
Profissões dentro da moda: jornalista
Amor para escrever e pela moda? As oportunidades para relatar e pesar sobre o que está acontecendo no mundo da moda nunca foram maiores. As revistas estão expandindo sua presença online e contratando blogueiros para reportar notícias atualizadas. Você também pode escrever para sites de comércio eletrônico, empresas de relações públicas ou publicações comerciais.
Mas, em primeiro lugar, você precisa ser um bom escritor. Considere um programa de jornalismo ou escrita criativa, mas, pelo menos, faça cursos de escrita. O feedback que você obtém dos instrutores é inestimável e pode realmente melhorar a sua escrita.
Escreva constantemente. Prove que você conhece o setor. Você precisará de habilidades de pesquisa e entrevista e você precisará de fazer o networking. Outra coisa que você deve aprender é que quanto mais “especialistas” você conhece no setor, mais fácil será seu trabalho de re´portar sobre a área.
Ainda não tem certeza da direção a seguir? Comece devagar, trabalhando no varejo. Vá conhecendo pouco a pouco as diferentes áreas e busque sua carreira.
Como você encontrou sua carreira na moda? Que dicas daria para quem está procurando algo nessa área?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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