Faculdade de moda: qual o salário? Como é o curso?
Moda? Qual é o primeiro pensamento que vem à sua mente quando você ouve essa palavra? Para mim, a primeira imagem que aparece na minha cabeça é definitivamente sobre o jazz, o glamour, uma indústria baseada em aparelhos de aparência e moda. Mas a carreira na moda é muito mais do que isso.
Carreira com a faculdade de moda
Será que você deve considerar estudar design de moda? Especialmente se você acha que tem paixão por arte e roupas. Há também indivíduos na indústria que estão provocando mudanças. A positividade corporal e a moda sustentável são dois exemplos que aparecem na minha cabeça agora. E se você pensa, pode trazer a mudança no setor, confie em mim quando digo que o setor realmente precisa de você.
Leia também
Mas como se tornar um estilista, você pergunta? Leia o blog e obtenha uma visão de uma carreira como estilista- a educação, as habilidades, várias funções de trabalho, a perspectiva de crescimento e muito mais!
Designer de moda: o que faz?
Um designer de moda é alguém que transforma um artigo de roupas em uma aparência específica. Forma, cor, tecido, cortes, dobras, pregas e outras características de material semelhantes estão todas incluídas nisso.
Começando com uma ideia, eles produzem o design, vendem para comerciantes ou desenvolvem sua própria marca. O dia deles parece diferente, dependendo de onde eles estão no processo de design.
Aqui está uma versão simplificada do que eles fazem que eu tentei apresentar de maneira passo a passo:
Pesquisa do designer:
Um designer de moda precisa primeiro entender o que seus consumidores estão procurando e o que gostam de projetar. Por exemplo, você gosta de dar uma estética às pessoas em seu desgaste casual ou gosta da extravagância de um vestido de casamento?
Além disso, seu estudo de mercado também deve envolver o estudo dos modelos de seus clientes. Por exemplo, se o público -alvo são adolescentes que gostam de celebridades com estilo descolado, você deve estudar essas celebridades e seus designers. Inspirar -se neles ajudará você a projetar coisas que podem ser vendidas no preço que você oferece. Alguns designers de moda (geralmente empregados por uma empresa) também estudam relatórios sobre antecipação e design de tendências de acordo.
Criação do design:
Depois de entender as necessidades dos clientes, os designers de moda começam com idéias sobre os aparelhos. Os designers da moda usam várias ferramentas, como storyboards, esboços, pintura aquática, placas de humor etc. para criar uma expressão visual da visão que eles têm em suas mentes. Com o aumento da tecnologia, muitos designers também usam o software Photoshop para facilitar o processo de design.
O processo de construção:
Depois de ter uma ideia inicial, os designers de moda trabalham para criar um protótipo. Eles normalmente fazem um modelo difícil do design, costurando algum material barato no manequim. Isso ajuda o designer a entender como o tecido específico cairá, dobrará ou pendurará em um corpo humano.
Processo de produção:
Depois que o tecido é escolhido, os designers iniciam o processo de produção. São contratados alfaiates e esgotos que criam o produto final de roupas. Se a empresa é uma grande empresa de design, é possível que ela tenha um departamento de fornecimento que cuide de toda a merchandising e fornecimento de matérias-primas.
Vendendo como estilista!
Vendendo:
O designer tem controle total sobre onde deseja comercializar seu produto. Pode ser um desfile de moda, uma exposição ou simplesmente vendê -la para pontos de venda. Alguns podem ter clientes individuais (como uma loja de departamentos de alta moda) para quem eles podem estar criando designs personalizados.
Vagas para profissionais de moda
O design de moda não se trata apenas de projetar roupas. Existem tantos chapéus que você pode usar depois de se formar em design de moda. Aqui estão algumas funções que você pode conferir:
Designer têxtil:
Você produzirá os padrões 2D para os designs usados com frequência por designers de moda. Os designers de têxteis são altamente técnicos e têm uma compreensão completa dos processos usados para criar têxteis, incluindo tipos de fios e tecidos, bordados, tingimento, cor, tecelagem e técnicas de impressão.
Tecnólogos de vestuário:
Você será responsável pela seleção e teste de materiais, certificando-se de que o design possa ser produzido com orçamento limitado, supervisionando os processos de fabricação de roupas e executando o controle de qualidade nos produtos acabados para procurar falhas. Você também pode melhorar a sustentabilidade e/ou a eficiência dos processos de produção.
Cortador de padrões:
Com base nos desenhos fornecidos, você colaborará com designers e tecnólogos de vestuário para desenvolver modelos de padrões. Trabalhando com maquinistas para criar amostras, utilizando o software de design auxiliado por computador (CAD) e usando manequins são todas as partes da sua profissão.
Ilustrador de moda:
Para gerar idéias e ilustrações conceituais de seus itens, você colaborará diretamente com os estilistas para discutir suas necessidades. Isso pode implicar pintura, desenho à mão livre ou o uso de software de design auxiliado por computador (CAD).
Comprador de moda:
Você decidirá quais coisas um varejista vende fundindo moda e negócios. Você precisará prever quais tendências captarão com meses de antecedência, além de levar em consideração a aparência da marca, padrões de compra de consumidores, qualidade e orçamento.
Escritor de moda:
Você pode escrever peças sobre qualquer coisa relacionada à moda para um jornal, revista impressa ou internet, desde a cobertura ao vivo das semanas de moda até uma lista dos dez melhores dos looks mais memoráveis de Deepika Padukone. Normalmente, você começa em uma posição de nível básico, como assistente de edição.
Estilista de moda:
Você montará roupas visualmente atraentes (pense em roupas, acessórios e adereços) que combinam com a visão artística que você deve, seja para um show de passarela, sessão de fotos, publicidade, programa de TV, filme, show ou videoclipe.
Proprietário da boutique:
Um para aspirantes a empresários, você estará encarregado de todas as partes da sua empresa, de ajudar clientes, contratar novos trabalhadores e gerenciar o administrador e as finanças até a compra (ou projetar!) Sua mercadoria, construindo um site e perfis de mídia social e escolher o layout da loja.
Figurinista:
Os figurinos que o público verão foram feitos por você. Antes de apresentar suas idéias e orientar outras pessoas, você deve primeiro ler o script, fazer alguns esboços difíceis das fantasias e fazer algumas pesquisas sobre estilos e tecidos.
Professor:
Torne-se professor no departamento de moda de uma universidade ou um professor de design e tecnologia/têxteis em uma escola secundária ou instituição de ensino superior para compartilhar sua experiência de moda com a próxima geração. Muitos professores e professores trabalham no mundo dos negócios antes de entrar na sala de aula.
Caminho profissional para se tornar um designer de moda
Não existe um assunto obrigatório que você precise estudar para se tornar um designer de moda. No entanto, é bom ter um interesse em arte e desenho. Procure maneiras de expandir suas habilidades da mesma forma.
Enquanto você está no ensino médio, precisa se preparar para testes de entrada que o qualificarão para fazer admissões para qualquer programa de graduação em design de moda, como provas de desenho.
No entanto, todos esses cursos de bacharel exigirão que você passe seus testes de admissão. Assim, após 10º, você deve começar a se preparar para esses testes. Alguns deles incluem:
Quanto aos cursos de graduação, confira algumas escolas de moda do seu país. A faculdade em design de moda é uma boa maneira de começar . Esses cursos são cursos de três quatro anos em período integral, que o equiparão com as habilidades básicas necessárias para se tornar um designer de moda. A teoria, assim como as tarefas práticas, geralmente fazem parte de tais graus.
Salário para a faculdade de moda
Como mais fresco quando você está começando, você pode esperar um salário básico médio de 3 salários mínimos. Com uma experiência de 4-6 anos, o salário médio varia de 4 a 6 salários mínimos. O mais alto que se pode ganhar pode aumentar proporcionalmente de acordo com o conhecimento e especialização do profissional.
No entanto, esses números são médios e podem mudar dependendo da localização geográfica, do local em que trabalha e do tipo de setor em que você está.
Habilidades gerais necessárias para se tornar um designer de moda
O design de moda obviamente requer habilidades técnicas, como desenho, costura, desenho etc. No entanto, existem certas habilidades sociais que são complementares às técnicas. Vamos vê-las uma por uma:
Gerenciamento de tempo:
Um designer de moda deve ser multitarefa. Eles não são apenas responsáveis por projetar roupas, mas também são responsáveis pela organização de eventos, dirigindo os modelos, pedindo suprimentos, coordenando com a equipe, clientes, fabricantes etc. Às vezes, a fábrica estava em um país diferente, então um estilista também precisa levar em consideração a diferença de horário e se comunicar de acordo.
Comunicação:
Os designers de moda são necessários para se comunicar efetivamente. Para construir uma marca, você precisa trazer seus pensamentos e pesquisas para a mesa enquanto trabalha com equipes. Uma coleção não está sendo criada sozinha por você – ouça as ideias dos membros da sua equipe e leve em consideração o feedback deles. Além disso, clientes, modelos, agentes e fotógrafos são alguns dos indivíduos com os quais um designer de moda interage, fora de sua equipe. Os estilistas, portanto, precisam saber como se comunicar com diferentes profissões em cenários variados.
Liderança:
Os designers de moda geralmente trabalham em prazos apertados e precisam fazer o trabalho por outras pessoas. Portanto, fortes habilidades de liderança são uma obrigação. Eles precisam motivar seus funcionários como estagiários, editores de moda, assistentes pessoais e assistentes de design. Para aumentar sua produtividade, a liderança também é necessária.
Habilidades de negócio:
Habilidades comerciais básicas, como marketing, planejamento, orçamento e gerenciamento de pessoal, são necessárias para o emprego no setor de moda. Como os designers de moda freqüentemente trabalham para si mesmos, é fundamental que eles tenham habilidades de gerenciamento de negócios. Essas habilidades podem ajudar os designers de moda a expandir sua clientela, aumentar a receita e expandir seus negócios.
Flexibilidade e adaptabilidade:
Os deveres de um estilista podem flutuar a qualquer momento. Ocasionalmente, o negócio da moda enfrenta dificuldades ou circunstâncias imprevistas; portanto, os designers devem estar prontos para resolvê -las. Os designers de moda que podem mudar com os tempos são mais capazes de resolver problemas ou apresentar novas idéias.
Habilidades técnicas necessárias para o designer de moda
Habilidade e criatividade artística:
O talento natural é a qualidade mais crucial para todos os artistas ou designer de moda. Esse talento pode estar se inspirando em tudo e qualquer coisa e sendo capaz de implementá-los. Alguns designers de moda também funcionam como arquitetos ou designers gráficos antes de fazer a transição para a moda. No entanto, é uma mistura de natureza e criação e, portanto, a educação formal também é útil.
De costura:
Qualquer designer de moda precisa saber como costurar. Embora a proficiência completa em habilidades fundamentais de construção de moda, como operar uma máquina de costura, não é necessária. No entanto, beneficiaria qualquer aspirante a designer para entender profunda o ofício envolvido na criação de suas idéias. Você pode escolher o tecido ideal para suas roupas com mais eficiência se estiver ciente dos vários materiais. Além disso, ao sugerir alterações no alfaiate, você poderá transmitir mais o seu ponto.
Visualização e esboço:
Inicialmente, as ideias de um designer de moda geralmente existem apenas em suas mentes. Um designer de moda qualificado deve poder ajudar outras pessoas a ver suas ideias da mesma maneira que o designer as vê. Um método de comunicar pensamentos e conceitos a outros é criando desenhos complexos. Essa visualização requer exposição e prática constantes. Mas não se preocupe se você não for bom em desenhar. Com software como o Adobe Illustrator, o C-Design Moda ou o Wild Ginger Cameo, as tarefas se tornam fáceis.
Entendimento de tecidos e materiais:
Ao lidar com têxteis, alterando a tensão de vários pontos e praticando bordados, você pode se familiarizar com os muitos componentes do design de roupas. Fazer uma escolha de tecido é crucial para comunicar suas ideias. Eles precisam fazer seleções criativas com base em mais do que apenas em uma amostra. Portanto, eles precisam ter um entendimento completo de como o tecido fluirá e cairá em um corpo humano.
O design da moda é uma boa opção de carreira?
Se você já decidiu que o design de moda seria uma opção de carreira para você, a natureza competitiva e atraente do campo em breve se tornará aparente para você. A satisfação de trabalhar em um setor com quem você está entusiasmado fará com que valesse a pena, mesmo que ocasionalmente seja estressante lidar.
Maiores oportunidades surgirão com tempo e experiência, além de longevidade. Se você decidir trabalhar em período integral para uma empresa de moda, terá acesso a muitas chances fantásticas e até algumas vantagens, como o seguro de saúde. Se você trabalha para uma casa de moda, será bem compensado pelo tempo e esforço que dedicará ao trabalho, e isso pode até levar a outras oportunidades, como férias pagas.
É a segunda maior indústria do mundo e provavelmente continuará a crescer por algum tempo. Tudo o que você precisa fazer é fazer muito esforço, porque você estará adquirindo novas habilidades todos os dias! O design de moda requer educação contínua.
O que acham da carreira na moda? É para você? Compartilhe sua experiência e opinião nos comentários abaixo!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como fazer um portfólio de design gráfico?
10 motivos para não fazer faculdade
Habilidades e competências profissionais. Exemplos para o currículo!
10 Trabalhos com Horários Flexíveis! Escolha o seu!