Antes de decidir qual curso você quer fazer, a área de conhecimento desse curso é mais importante ser escolhida. Na maioria das classificações, temos 3 áreas básicas de conhecimento: as ciências humanas, as ciências exatas, e as ciências biológicas. Além dessas, alguns autores interpretam que existe também as ciências sociais, mas vamos tratar das três principais e mais conhecidas

Humanas, biológicas, ou exatas: qual área devo seguir?

Toda profissão tem um pouco de cada área, sem exceções. Um médico da área de biológicas precisa ter conhecimento das ciências sociais para lidar com seus pacientes. Um engenheiro precisa conhecer das ciências humanas para compreender o impacto social de uma nova tecnologia. Um pedagogo precisa ter conhecimento de exatas para interpretar números e resultados de seus alunos. O que isso tem a ver com a escolha da área do conhecimento?

Tem a ver que se você quer só escolher uma área para fugir da outra, você está cometendo um grave erro. Este erro pode custar um cargo de trabalho melhor no futuro, já que as empresas estão procurando cada vez mais profissionais plurais, capazes de dialogar com as mais diversas áreas do conhecimento.

A decisão da área deve ser tomada com base na afinidade com uma ou outra área do conhecimento, para um planejamento de carreira realmente eficiente. Se você tem afinidade com uma das áreas descritas abaixo, basta então passar para a escolha do curso certo pra você. Agora, tentar fugir das áreas que você menos gosta só vai te tornar um pior profissional e te deixar frustrado.

Tipos de ciências para escolher carreira

Qualquer área do conhecimento que você escolher vai se relacionar com as outras. Exatas, humanas, ou biológicas, quanto mais conhecimento, melhor profissional você será! (Foto: arquivo pessoal)

O que é exatas?

As ciências exatas são aquelas voltadas por expressar o mundo através de números, da precisão, do teste incessante de hipóteses antes da comprovação. A computação, estatística, física, química, psicologia, medicina, farmácia, economia, e muitas outras áreas usam elementos das ciências exatas para se legitimarem, também para expressarem resultados com mais autenticidade e segurança. Junto ao trabalho com números, as exatas também envolve um alto grau de abstração. Afinal, visualizar certas teorias, teoremas e fórmulas não pode ser sempre algo “concreto” e “palpável”.

O que é humanas?

As ciências humanas estudam o homem como indivíduo e como sociedade. É o conhecimento das relações sociais, da cultura, e dos produtos das relações entre os homens com outros ou através da própria reflexão. Filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, linguística, pedagogia, economia, administração, direito, medicina, terapia ocupacional, dentre muitas outras, são áreas dependentes dos conhecimentos das ciências humanas. Estas envolvem subjetividade e objetividade no mesmo grau, já que são estudados tanto processos objetivos quanto processos subjetivos das relações humanas consigo mesmo e com os outros.

 

O que é biológicas?

São as ciências biológicas que estudam os seres vivos em todas as escalas, e todos os sistemas que fazem com que a vida seja possível. Compreende o entendimento de como o meio ambiente funciona, e como cada ser vivo integra este ambiente. Estuda a fundo o funcionamento de cada parte do corpo de um ser vivo, e suas funções para aquele ser. Compreende áreas como a zoologia, medicina, genética, biologia molecular, fisiologia, fisioterapia, educação física, histologia, farmácia, entre muitas outras áreas. As descobertas dessa área são pautadas em pesquisas extensivas e intensivas, bem como a experimentação, com uma grande dose de ciência por trás da construção do conhecimento.

Humanas e exatas qual a diferença? E entre a biológicas e humanas?

Quando entramos em dúvidas sobre a área do conhecimento que mais nos atrai, é hora de pesquisar um pouco. Compreenda que só conhecendo as carreiras relacionadas a cada área é que você terá uma imagem melhor de como é trabalhar em uma ou outra profissão. A definição de uma área de estudos é apenas um passo inicial para um salto muito maior que você dará em vida, que é o início dos estudos para uma carreira profissional.

Leia. Converse com diversos profissionais nas diferentes áreas de conhecimento. Assista muitos vídeos. Só aí então, tome uma decisão. O conhecimento é poder, e a melhor informação ajudará a impedir que você tome uma decisão precipitada, se arrependendo depois. Caso seja necessário, procure um orientador profissional ou psicólogo para te ajudar na escolha.

Qual área você mais se identifica? Por que? Como você escolheu sua carreira?

 

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)