O que é zootecnia? O que faz? E o salário?
A zootecnia, conhecida também como ciência animal, está preocupada com a ciência e os negócios de produzir espécies de animais domésticos, incluindo, entre outros, gado de corte, gado leiteiro, cavalos, aves, ovelhas e suínos. Um cientista animal aplica princípios das ciências biológicas, físicas e sociais aos problemas associados à produção e gerenciamento de gado.
A zootecnia também se preocupa com os alimentos de origem animal: carne, laticínios e ovos. A indústria de alimentos é uma das maiores e mais importantes indústrias do Brasil. Além disso, a zootecnica está preocupada com aspectos de animais de companhia, incluindo nutrição, cuidados e bem-estar.
Leia também
O que é zootecnia?
Se você estiver interessado em produção eficiente de animais de alimentação, processamento e consumo de carnes de alta qualidade e produtos lácteos, uso de animais de companhia para fins de recreação ou lazer, ou manutenção da saúde e bem-estar animal, uma carreira em um dos muitos campos de ciências dos animais podem ser sua chave para um futuro gratificante.
A educação e treinamento profissional na zootecnia podem prepará-lo para desafiar oportunidades de carreira em áreas como produção de animais, criação, manutenção da saúde e controle de doenças, marketing, processamento, distribuição e numerosos indústrias de serviços aliados.
Além disso, é uma especialização conveniente para biólogos interessados em animais e uma eventual carreira após a faculdade veterinária, médica, odontológica ou de pós-graduação.
O que esperar do curso de zootecnia?
Os zootecnistas devem ter treinamento formal e experiência apropriada para aprender e aplicar os princípios complexos envolvidos na produção, cuidados e uso de animais. O conhecimento de assuntos básicos como comportamento e manejo animal, genética, microbiologia, nutrição, fisiologia, reprodução e ciência da carne é essencial para as pessoas que entram na maioria das profissões de ciências dos animais. No entanto, não é necessária uma fazenda ou fundo relacionado a animais.
As forças globais estão exigindo mais da indústria agrícola. Uma crescente população mundial com padrões de dieta em mudança requer mais alimentos. Essa produção de alimentos deve ocorrer em uma quantidade finita de terra durante a mudança climática. Deve ser integrado às necessidades das pessoas e do meio ambiente. Os complexos desafios dos próximos séculos exigem profissionais agrícolas que possam identificar oportunidades e elaborar soluções inovadoras. A ampla base de conhecimento na zootecnia prepara os alunos para recompensar carreiras.
Carreiras em zootecnia
Alunos que ganham um B.S. diploma com especialização em zootecnia, é qualificado para uma ampla variedade de carreiras desafiadoras. De fato, existem mais de 500 classificações de emprego diferentes para os graduados em zootecnia.
Os graduados encontram emprego em ensino e pesquisa acadêmica, pesquisa industrial nas indústrias de alimentos e alimentos, em programas de pesquisa de laboratório com agências governamentais e internacionais, empresas privadas e em cargos de gestão industrial ou institucional que exigem um alto nível de treinamento científico.
Em posições do governo, os graduados podem ajudar a redigir regulamentações que regem a indústria agrícola ou a trabalhar diretamente em pesquisa.
Outro emprego tradicional pode ser encontrado com fabricantes de ração, empresas de criação de animais, empacotadores de carne, empresas farmacêuticas, empresas de consultoria, universidades ou produção primária. Um grau de ciência agrícola também é a porta de entrada para uma infinidade de possibilidades na crescente indústria de biotecnologia agrícola.
Que oportunidades de carreira estão disponíveis para a zootecnia?
Ao se formar em ciências dos animais, você pode se preparar para uma ou mais das muitas carreiras relacionadas à agricultura animal. Dependendo do programa de estudo específico que você escolher, as oportunidades de carreira gratificantes estão disponíveis em negócios, indústria, governo, educação e pesquisa:
Indústrias de animais aliados, como fabricantes de ração e equipamentos, associações de criação artificial, empresas farmacêuticas, processadores de carne e distribuidores de alimentos empregam cientistas de animais em vários cargos técnicos, gerenciais, administrativos, públicos e posições de vendas.
As organizações de marketing de criação e gado empregam cientistas de animais como representantes de campo, gerentes, consultores, meteorologistas e especialistas em relações públicas.
Educadores de extensão com treinamento em zootecnia encontram posições profissionais de ensino como especialistas em gado estaduais e de área e agentes agrícolas do condado.
Processadores de alimentos, empacotadores de carne e indústrias relacionadas buscam pessoas com formação em ciência de carne para posições em gerenciamento, desenvolvimento de produtos e processos, compras, garantia de qualidade, serviços técnicos e de consumidores, publicidade e vendas.
O treinamento formal nas ciências básicas dos animais fornece um histórico essencial para carreiras profissionais em medicina veterinária.
As agências governamentais empregam pessoas com treinamento de graduação ou avançado nas ciências dos animais como especialistas administrativos ou técnicos em marketing de gado, previsão, regulamentação ambiental, saúde animal, controle de doenças, inspeção de carnes e informações públicas.
Criadores de gado e operadores de confinamento buscam pessoas com zootecnia fortes e treinamento de negócios para cargos em gerenciamento de produção, nutrição animal, fisiologia e comportamento.
Pesquisadores e técnicos de laboratório são empregados por muitas agências governamentais e empresas privadas, trabalhando em campos especializados como criação e reprodução de animais, manutenção da saúde e controle de doenças, nutrição animal, modelagem de computadores, alojamento animal, gerenciamento de resíduos, qualidade ambiental e processamento, manuseio e controle de qualidade com carne, leite, ovos e outros produtos de origem animal.
Pessoas autônomas com treinamento em zootecnia desenvolvem carreiras profissionais em áreas diversas como operação agrícola e de confinamento, serviços de gerenciamento, consultoria, marketing de gado, criação de animais e operações de canil ou clínica.
Organizações estaduais e nacionais empregam cientistas animais para promover, educar e trabalhar no setor público com consumidores de produtos animais; Outras organizações de serviços que empregam cientistas de animais em funções educacionais, de comunicações e relações públicas incluem empresas bancárias, seguros e imobiliárias.
Universidades, faculdades e outras organizações educacionais empregam pessoas com treinamento avançado de ciências de animais como professores, pesquisadores, técnicos de laboratório e especialistas em extensão.
Os educadores da agricultura profissional com origens em zootecnia encontram carreiras profissionais em escolas secundárias, centros profissionais da área e faculdades comunitárias.
Escritores e comunicadores com treinamento em zootecnia são empregados pelas várias indústrias de animais em publicidade, trabalho publicitário e atividades de informação pública.
Zoos, canis, clínicas de animais, fazendas de cavalos, conservas de animais e instalações semelhantes oferecem muitas posições como cuidadores de animais, técnicos, guardas de jogo e assistentes veterinários.
Avanços recentes em engenharia genética, biologia molecular e outras áreas de biotecnologia relacionadas à produção animal, cuidado e uso sublinham as mudanças significativas na agricultura animal atual e sua crescente importância para a sociedade como um todo. À medida que surgem novas oportunidades de carreira, muitos cientistas de animais treinados serão necessários para assumir esses papéis desafiadores.
Salário para zootecnia
4 salários mínimos é a média salarial nessa carreira, podendo se tornar o dobro à medida que você avança em experiência e qualificações.
Ficou alguma dúvida sobre o trabalho em zootecnia? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Gestão da produção industrial vale a pena? Qual o salário?
Exatas, humanas, ou biológicas? Diferenças e como se decidir!
Curso técnico agrícola: como escolher? Qual preço?
Técnico em nutrição e dietética, o que faz? Qual salário?