Técnico ambiental: carreira e salário
A tecnologia ambiental é um termo abrangente, sob o qual há uma variedade de posições em que se pode trabalhar. A posição do técnico ambiental é um deles e envolve ajudar engenheiros ambientais e cientistas ambientais a identificar, avaliar, prevenir e controlar a contaminação do meio ambiente.
O que é um técnico ambiental?
Os técnicos ambientais inspecionam e mantêm equipamentos, controlam e gerenciam resídos perigosos, coletam amostras, gerenciam operações de resíduos e ajudam na conformidade regulatória e em outras tarefas, conforme necessário.
Leia também
O que um técnico ambiental faz?
Os técnicos ambientais monitoram o meio ambiente e procuram fontes de poluição e contaminação, incluindo aqueles que afetam a saúde pública. Eles também trabalham para garantir que as violações ambientais sejam evitadas.
Técnicos ambientais que trabalham para governos estaduais e locais passam muito tempo inspecionando empresas e locais públicos. Eles também investigam quaisquer reclamações relacionadas à qualidade da água, qualidade do ar e segurança alimentar.
Os técnicos ambientais também podem estar envolvidos na aplicação da regulamentação ambiental, realizando estudos de impacto ambiental de novas construções ou avaliando a saúde ambiental de locais que podem contaminar o meio ambiente, como locais industriais abandonados.
Carreira e trabalho do técnico ambiental
Técnicos ambientais geralmente trabalham em laboratórios de teste. Eles coletam e rastreiam amostras e realizam testes que geralmente são semelhantes ao que é feito por técnicos biológicos, técnicos químicos ou microbiologistas. A principal diferença é que o trabalho realizado por técnicos ambientais se concentra principalmente em tópicos diretamente relacionados ao meio ambiente e como isso afeta a saúde humana.
Técnicos ambientais que trabalham para consultoria em empresas ajudam os clientes a cumprir os regulamentos, bem como monitorar e gerenciar o meio ambiente. Eles ajudam a desenvolver planos de limpeza para sites contaminados e recomendam maneiras de controlar, reduzir ou eliminar a poluição. Eles também realizam estudos de viabilidade e monitoram o impacto ambiental de novos projetos de construção.
Habilidades para um técnico ambiental
Técnicos ambientais têm personalidades distintas. Eles tendem a ser indivíduos investigativos, o que significa que são intelectuais, introspectivos e curiosos. Eles são curiosos, metódicos, racionais, analíticos e lógicos.
Alguns deles também são realistas, o que significa que são independentes, estáveis, persistentes, genuínos, práticos e econômicos.
Como é o local de trabalho de um técnico ambiental?
Os técnicos ambientais geralmente trabalham em ambientes de laboratório, escritórios e em campo. Eles trabalham para governos estaduais ou locais, testes de laboratórios ou empresas de consultoria. Eles normalmente se especializam em testes de laboratório ou em trabalho de campo e coleta de amostras.
O trabalho pode variar muito nesta carreira. Por exemplo, os técnicos ambientais podem trabalhar ao ar livre testando a qualidade da água dos lagos e rios e os níveis de poluição causados pelo escoamento das cidades e aterros sanitários. Eles podem investigar uma fábrica abandonada, ou podem até ter que entrar nos espaços de rastreamento de uma casa para neutralizar os riscos naturais da saúde, como o radônio.
Como se tornar um técnico ambiental?
Para se tornar um técnico ambiental, é necessário um certificado/graduação em um curso técnico em meio ambiente ou um curso de tecnólogo em meio ambiente.
Os cursos comuns incluem orgânico e bioquímica, biologia, desenvolvimento sustentável, mudança climática e geoquímica ambiental.
Salário de técnico ambiental
O salário médio do técnico ambiental está entre 2 e 3 salários mínimos. Caminhos para aumentar esse salário incluem a graduação em engenharia ambiental, certificações, e especializações na área do seu interesse.
O que acham da carreira do técnico ambiental? Compartilhem nos comentários suas ideias!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Curso técnico em radiologia: quanto ganha?
O que faz um engenheiro civil?
O que faz o responsável técnico? Quais as atribuições?
Curso técnico agrícola: como escolher? Qual preço?