Curso de estatística e probabilidade: como é? Qual o salário?
Se tornar um especialista em estatística e probabilidade pode atrair você se você gosta de trabalhar com números e gostar de ter aulas em matemática, computadores e ciências físicas e sociais. No entanto, você pode se perguntar se um diploma na área é uma escolha comercializável para a preparação da carreira.
Embora aqueles fora do campo possam perguntar qual trabalho você poderia fazer com um grau de estatística, a realidade é que muitas indústrias e funções de trabalho diferentes exigem habilidades em coleta de dados, manipulação e análise.
Leia também
Se você continua trabalhando em um trabalho que inclui “estatístico” no título ou use sua educação em uma posição analítica diferente, você descobrirá que um grau de estatística o qualifica para vários empregos com salário alto e taxas mais rápidas que a média de crescimento da carreira .
O que posso fazer com um diploma de estatística e probabilidade?
Se você assumir automaticamente que os cursos de estatística e probabilidade te torna um estatístico, você não está exatamente fora da base, mas deve saber que toda a gama de opções de carreira é mais ampla que isso.
Muitos estudantes de estatística buscarão esse cargo que está claramente ligado ao seu campo de estudo, e há boas razões – incluindo uma alta taxa de pagamento mediana e uma rápida taxa de crescimento do emprego – para fazê-lo. No entanto, como estudante em potencial de estatísticas, você também pode explorar outras estatísticas grandes empregos, a maioria dos quais são funções analíticas.
A estatística e probabilidade são as disciplinas da ciência matemática que gira em torno da coleta, análise e interpretação dos dados quantitativos. Embora a matemática possa ser teórica ou aplicada, a estatística e probabilidade são normalmente aplicadas, porque a disciplina é usada para reunir, organizar e compor dados numéricos reais.
Os conceitos e métodos de estatística podem ser aplicados a muitos campos diferentes, incluindo pesquisas em ciências físicas e sociais, manutenção de registros do governo, saúde, negócios, marketing, finanças e seguros. Como esses campos numerosos e diversos dependem do trabalho de profissionais com formação em estatística, todas são áreas potenciais de emprego que os estudantes com um diploma de estatística devem considerar.
Você deve começar a pensar em como deseja usar seu diploma de estatística no início da sua educação. Os estudantes de estatística são frequentemente incentivados a buscar estudos em uma área de interesse adicional para ajudá-los a obter conhecimentos interdisciplinares que serão úteis em sua carreira em estatística. Você pode atender a essa expectativa informalmente, por meio de suas eletivas, ou perseguindo uma segunda graduação, curso técnico, ou certificações.
A carreira em estatística e probabilidade
Um dos principais empregos estatísticos mais óbvios é o estatístico.
Os estatísticos aplicam os princípios e técnicas da análise estatística para entender e interpretar dados numéricos. O trabalho dos estatísticos nos ajuda a identificar tendências numéricas em todos os tipos de campos e entender fenômenos na vida, ciências físicas e sociais.
Um dos aspectos mais notáveis da carreira estatística é sua taxa excepcional de crescimento do emprego. Há alta demanda para estes profissionais, e não há qualquer sinal de redução nesse ritmo.
1. Pesquisa e desenvolvimento
Os estatísticos trabalham em uma variedade surpreendentemente ampla de indústrias. O setor de pesquisa e desenvolvimento – específico para as ciências físicas, de engenharia e da vida é um dos maiores empregadores na área. Exemplos de funções nesse setor incluem estatísticos principais em empresas que produzem tratamentos e terapias terapêuticas e estatísticos bioestatísticos ou de pesquisa clínica em empresas farmacêuticas.
2. Governo
O próximo maior empregador de estatísticos é o governo federal. Os estatísticos do governo costumam reunir e analisar dados relevantes para questões de políticas públicas, variando de taxas de desemprego que indicam a saúde da economia a taxas de poluição que refletem impactos no ambiente natural.
O IBGEé um dos muitos exemplos de agências governamentais que empregam estatísticos. Embora a população decenal e o censo da habitação exigida constitucionalmente seja realizada apenas a cada 10 anos, isso não significa que o departamento e os estatísticos e outros funcionários que trabalham para ele não sejam ativos nos anos seguintes.
Quando os novos dados do censo são coletados, os estatísticos os organizam em conjuntos de dados gerenciáveis e lógicos que podem ser analisados e interpretados para produzir informações significativas com resultados acionáveis, como atualizar mapas populacionais, influenciando a representação política e informar os esforços e prioridades de políticas públicas.
À medida que o próximo ano do censo se aproxima, o IBGE deve planejar a próxima coleta de dados, que inclui a pesquisa e o planejamento de práticas eficazes e eficientes de coleta de dados.
3. Assistência social e saúde
O setor de assistência social e de saúde é geralmente o terceiro maior empregador de estatísticos. Os estatísticos nessas funções podem funcionar para sistemas hospitalares e organizações e associações relacionadas à saúde.
4. Outros campos
Os principais campos de emprego restantes para estatísticos incluíam operadoras de seguros, que empregavam uma boa parte dos estatísticos e faculdades e universidades.
5. Carreiras estatísticas esportivas
Um papel popular nessa ocupação é o estatístico esportivo. Essa carreira pode muito bem ser o seu emprego dos sonhos se você gosta de esportes e aprecia a ciência matemática das estatísticas.
Os estatísticos esportivos aplicam métodos estatísticos de compilar e analisar dados em eventos esportivos. Os entusiastas de beisebol, futebol, basquete e hóquei são frequentemente atraídos para essa carreira, que pode assumir duas formas: estatística e gravador esportivos acadêmicos, também conhecidos como marcador.
Estatísticos esportivos acadêmicos, que geralmente têm diplomas avançados, aplicam métodos estatísticos para analisar dados no esporte. Ao fazer isso, eles procuram tendências, padrões e outras descobertas interessantes que melhoram o jogo ou nossa compreensão dele.
6. Carreiras bioestatísticas
Quando você aplica seu conhecimento estatístico ao campo da assistência médica, você pode ter o cargo de bioestatístico. Esses estatísticos especializados trabalham em ambientes como hospitais, clínicas médicas e empresas farmacêuticas.
Os bioestatísticos conduzem uma variedade de trabalhos analisando dados nos campos de biologia, saúde e medicina. O trabalho dos bioestatísticos ajuda a comunidade médica a entender as causas e fatores contribuintes às doenças e a eficácia de novos métodos de tratamento.
7. Carreira analítica em estatística
Se nenhuma dessas opções estatísticas de carreira parecer certa para você, não se preocupe. Um grau de estatística tem muito mais aplicações além do estatístico. Existem muitas oportunidades diferentes para candidatos com fortes habilidades analíticas, lógicas e de raciocínio.
Os cursos de estatísticas são excelentes na análise de dados, uma habilidade que possui muito valor no mundo real. Algumas das funções analíticas que você pode buscar como especialista em estatística incluem atuário, analista de pesquisa de operações, analista de dados ou cientista de dados, analista quantitativo e analista de sistemas de computadores.
8. Empregos atuários com um diploma em estatística
Para os cursos de estatística que desejam permanecer em ocupações relacionadas à matemática, um excelente trabalho que você pode obter com seu diploma é atuário. Nesta função, você aplicaria suas habilidades matemáticas e sua familiaridade com o software de análise estatística para calcular os custos financeiros de risco, provavelmente para uma companhia de seguros ou um banco ou empresa financeira.
9. Analista de dados
Analista de dados, analista quantitativo e analistas de sistemas de computadores com um grau de estatística
Além do campo da matemática, os graduados em programas de graduação em estatística encontram trabalho em todos os tipos de indústrias. Muitas vezes, eles mantêm títulos de emprego como analista de dados ou cientista de dados. Em finanças, o papel do analista quantitativo normalmente requer um mestrado e envolve a aplicação de modelagem estatística aos mercados de negócios e finanças.
Os alunos com experiência em tecnologia podem estar interessados em uma função de analista de sistemas de computadores, que requer conhecimento de tecnologia da informação (TI), bem como habilidades analíticas para avaliar sistemas de computadores e elaborar soluções tecnológicas para os problemas.
A demanda por esses papéis não estatísticos é alta. Muitas dessas carreiras relacionadas a estatísticas oferecem altos salários.
O currículo e as opções de um curso de estatística e probabilidade
Se você decidiu que uma carreira em estatísticas é para você, o próximo passo é aprender mais sobre o próprio diploma. Quando você se formar em estatísticas, espera ter aulas em probabilidade, conceitos e aplicações estatísticas, estatísticas inferenciais, programação estatística e muito mais.
A análise desempenha um papel importante no estudo de estatísticas, incluindo os cursos em análise multivariada, análise de regressão, análise de dados categóricos e análise de sistemas de previsão. Cursos em métodos de design experimental e amostragem de pesquisas em negócios ajudam os alunos a aprender as especificidades de áreas importantes de aplicação, como pesquisa e negócios.
Os cursos de estatística também farão cursos em outros ramos das ciências matemáticas, incluindo álgebra linear e abstrata, equações diferenciais e topologia.
Salário em estatística e probabilidade
A média salarial é de 5 salários mínimos, com um salário inicial na faixa de 3 salários e um teto salarial de 7 salários. O salário nessa carreira tende a crescer nos próximos anos, principalmente para aqueles que forem para áreas mais tecnológicas.
O que acham dessa carreira? Deixem nos comentários suas opiniões!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como escolher um concurso público?
Cargo de analista: descrição
10 Trabalhos com Horários Flexíveis! Escolha o seu!
Analista administrativo, o que faz? Quanto ganha?